O FBI diz que cerca de US$ 42,7 milhões foram roubados por meio de aplicativos falsos de criptomoeda em menos de um ano.

Quer Aumentar a Rentabilidade dos Investimentos? Receba um Aconselhamento Gratuito.

São 244 investidores enganados em apps fraudulentos que afirmam ser plataformas legítimas de investimento.

De acordo com um novo aviso do FBI, os criminosos cibernéticos estão tentando lucrar e aproveitar o crescente interesse em bancos móveis e investimentos em criptomoedas.

Desde outubro, a agência observa golpistas entrando em contato com investidores dos EUA com ofertas fraudulentas de serviços de investimento em criptomoedas e persuadindo esses investidores a baixar aplicativos móveis falsos. 

Esses aplicativos falsos geralmente usam o nome e o logotipo de empresas americanas legítimas e os fraudadores criam sites falsos com essas informações para enganar os investidores.

Qual Criptomoeda Comprar Hoje? Baixe Grátis o Relatório da Criptomoeda Promissora para 2022.

Como golpistas usam aplicativos falsos para roubar 

Os criminosos cibernéticos convenceram as vítimas a baixar um aplicativo falsificado que usava o nome e o logotipo de uma empresa financeira real dos EUA e depositar sua criptomoeda em uma carteira vinculada ao aplicativo, diz o FBI.

Quando várias vítimas tentaram retirar seus fundos do aplicativo fraudulento, receberam um e-mail solicitando que pagassem impostos sobre seus investimentos antes de fazer uma retirada. 

Depois de pagar o “imposto”, as vítimas ainda não conseguiram sacar seus fundos.

Mais de 46.000 pessoas perderam mais de US$ 1 bilhão em golpes de criptomoedas desde o início de 2021, de acordo com o Consumer Protection Data Spotlight da Federal Trade Commission.

A criptomoeda está surgindo como um método comum para os golpistas roubarem o dinheiro das pessoas por alguns motivos importantes, revela o relatório. 

Não há um banco ou outra autoridade centralizada para sinalizar transações suspeitas feitas com criptomoeda. E as transferências criptográficas não podem ser revertidas, o que significa que, uma vez que seu dinheiro se foi, ele se foi para sempre.

Como proteger seu dinheiro de golpistas cripto online

Desconfie de solicitações não pedidas para ingressar ou baixar aplicativos de investimento, especialmente se você não conhece ou nunca conheceu a pessoa que o convidou, diz o FBI. 

Tome medidas para verificar a identidade de um indivíduo antes de entregar suas informações pessoais a ele.

Certifique-se de que um aplicativo é legítimo antes de baixá-lo também e confirme se a empresa por trás do aplicativo realmente existe e oferece serviços de criptomoeda, acrescenta o FBI. 

Fonte: CNBC

Qual Criptomoeda Comprar Hoje? Baixe Grátis o Relatório da Criptomoeda Promissora para 2022.