O 1º semestre de 2022 foi um período de montanha-russa para o Ibovespa, principal indicador do mercado de ações brasileiro.

Quer Aumentar a Rentabilidade dos Investimentos? Receba um Aconselhamento Gratuito.

No início do ano, o otimismo dos investidores levou o principal benchmark das ações brasileiras ao posto da segunda bolsa de valores mais valorizada do mundo.

Porém, com a virada da maré de alta do mercado, influenciada pelas eleições a vista e temores de recessão, o Ibovespa acumulou uma baixa de -5,99% no 1° semestre de 2022, marcando os 98.542 mil pontos.

O real brasileiro, por sua vez, registrou uma alta expressiva em relação ao dólar americano, favorecido principalmente pela alta da taxa Selic que atraiu um maior fluxo de investidores estrangeiros.

Leia este artigo até o final e veja quais foram as maiores baixas e altas do Ibovespa do 1º semestre de 2022.

Onde Investir na Queda da Bolsa? Baixe a Lista de 3 Ações para Investir Agora.

Desempenho dos Benchmarks do Mercado

O CDI (Certificado de Depósito Interbancário) foi o ativo que mais valorizou nos primeiros 6 meses do ano.

Nesse mesmo período, o Bitcoin foi o benchmark que mais se desvalorizou. Veja a seguir:

BenchmarksVariação (%)
CDI+5,36%
Poupança+3,58%
Ifix-0,33%
Dólar-5,64%
Ibovespa-5,99%
Ouro-9,03%
S&P 500-20,58%
Bitcoin-57,27%

Fonte: Economatica/ CoinMarketCap

Maiores Quedas do Ibovespa

A maior queda do Ibovespa ficou para a ação da Magazine Luiza (MGLU3), que acumulou uma baixa de quase -68% no 1º semestre de 2022. Confira aqui a análise completa dos resultados da Magazine Luiza do 1T22.

A pioneira do e-commerce brasileiro entregou um prejuízo de R$ 161,3 milhões nos primeiros 3 meses do ano, influenciada por fatores macroeconômicos como a alta da taxa básica de juros e inflação elevada

Veja as 5 maiores quedas do Ibovespa do 1º semestre de 2022:

EmpresaTickerVariação (%)
Magazine Luiza ONMGLU3-67,59%
Méliuz ONCASH3-66,67%
Via ONVIIA3-63,43%
Locaweb ONLWSA3-57,29%
Americanas ONAMER3-56,39%

Fonte: GuiaInvest

Onde Investir na Queda da Bolsa? Baixe a Lista de 3 Ações para Investir Agora.

Maiores Ganhos do Ibovespa

A maior alta do Ibovespa ficou para a ação da Cielo (CIEL3), que saltou mais de 65% no 1º semestre de 2022. Confira aqui a análise completa dos resultados da Cielo do 1T22.

Após vivenciar a guerra das maquininhas, a Cielo demonstrou ter dado a volta por cima e apresentou métricas operacionais acima das estimativas do mercado.

Nos primeiros 3 meses do ano, a companhia registrou recorde no volume financeiro de transações.

Veja as 5 maiores altas do Ibovespa do 1º semestre de 2022:

EmpresaTickerVariação (%)
Cielo ONCIEL3+65,54%
Eletrobras PNBELET6+42,29%
Eletrobras ONELET3+40,88%
Hypera ONHYPE3+36,61%
BB Seguridade ONBBSE3+30,07%

Fonte: GuiaInvest

Onde Investir na Queda da Bolsa? Baixe a Lista de 3 Ações para Investir Agora.

Conclusão

O mercado em baixa traz excelentes oportunidades para o investidor audacioso, que espera o melhor momento para adquirir uma parcela das melhores empresas do país.

No decorrer do primeiro semestre de 2022, muitas ações tiveram uma desvalorização expressiva, oferecendo a chance para o investidor adquirir grandes empresas com descontos incríveis.

Para o investidor que deseja adquirir as melhores pechinchas do mercado de ações brasileiro e colher ótimos resultados no futuro, esse é o momento certo. 

Se você quer investir em ações com ótimos fundamentos e que estão sendo negociadas com desconto em relação ao seu preço justo, garanta a vaga na Carteira de Jóias da Bolsa.

Outro fator importante, para quem já investe ou para quem busca rentabilizar seu patrimônio, é conhecer o seu Perfil de Investidor, com ele você saberá onde investir sem correr riscos desnecessários.