Depois de superarem amplamente o mercado de ações ano passado, analistas esperam que as gigantes da tecnologia do “Magnificent Seven” continuem tendo um resultado melhor que as outras 493 ações do S&P 500 em 2024.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

“Nossa previsão básica sugere que em 2024 as ações de tecnologia de mega capitalização continuarão superando o restante do S&P 500”, disse David Kostin, do Goldman Sachs, em nota em novembro.

O estrategista-chefe de ações da LPL Financial, Jeffrey Buchbinder, compartilha esta previsão. 

Em nota recente, divulgada pelo Business Insider, ele diz que a principal razão pela qual essas ações tiveram desempenho superior ao do mercado de ações mais amplo no ano passado é o crescimento altíssimo de seus lucros.

“Não subestime a importância dos Sete Magníficos”, disse Buchbinder.

As ações de tecnologia de mega capitalização chamadas de as 7 magníficas incluem Apple , Microsoft , Amazon , Alphabet , Nvidia , Meta Platforms e Tesla , e foram responsáveis ​​por mais de 60% do ganho de 25% do S&P 500 no ano passado.

A Nvidia subiu mais de 200% no acumulado de 2023, e até a Apple, a maior empresa do mundo, viu o preço de suas ações subir quase 50%. 

As sete empresas representam um valor coletivo de US$ 11,5 trilhões em valor de mercado.

Embora alguns estrategistas de Wall Street tenham defendido que os investidores comprem ações menores após a grande corrida das ações de megacapitalização, outros acham que ainda poderá haver mais vantagens pela frente.

Os Sete Magníficos "estão essencialmente impulsionando sozinhos o crescimento dos lucros para o mercado amplo neste momento", disse Buchbinder, apesar do fato de que, combinados, eles representam cerca de 28% do S&P 500.

Coletivamente, espera-se que o grupo aumente os lucros em 46% no quarto trimestre, em comparação com as outras 493 ações do S&P 500, que esperam coletivamente uma queda nos lucros de 7%, diz a LPL.

Essa tendência deverá continuar ao longo de 2024, à medida que a revolução da tecnologia de IA ganha força.

“Esperamos que os resultados sejam sólidos, uma vez que as estimativas foram revistas para cima para este grupo nos últimos meses e o entusiasmo em torno da inteligência artificial continua a aumentar”, disse Buchbinder.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Por que as ações de tecnologia de mega capitalização continuarão a superar o resto do mercado de ações em 2024?

Em nota, o Goldman Sachs disse que espera que os ganhos continuem. Aqui está o porquê em um resumo do Insider:

1. Os fundamentos são melhores

As sete ações de tecnologia de mega capitalização têm fundamentos mais atraentes quando comparadas às 493 ações mais baixas do S&P 500.

Apresentam um crescimento mais rápido, margens de lucro mais elevadas, balanços mais limpos e avaliações razoáveis ​​numa base relativa.

"As estimativas dos analistas mostram que as empresas de tecnologia de grande capitalização aumentam as vendas a um CAGR de 11% até 2025, em comparação com apenas 3% para o resto do S&P 500. As margens líquidas do Magnificent 7 são o dobro das margens do resto do índice , e o consenso espera que esta lacuna persista até 2025", disse Kostin.

E embora as avaliações preço/lucro sejam elevadas para as ações de tecnologia, quando contabilizadas o crescimento, elas estão, na verdade, alinhadas com o resto do mercado.

"Em uma base ponderada pelos lucros, o crescimento do EPS esperado de longo prazo do Magnificent 7 é 8 pontos percentuais mais rápido do que a mediana das ações do S&P 500 (+17% vs. +9%). Com base no índice PEG, as avaliações relativas estão em em linha com a média de 10 anos", disse Kostin. 

2. Ações de tecnologia de grande capitalização despencaram em 2022

O forte desempenho superior das ações de tecnologia de mega capitalização no ano passado ocorreu depois de um 2022 brutal, em que várias ações foram severamente punidas pelos investidores. 

Desde o seu pico, a Meta caiu mais de 70%, a Nvidia caiu mais de 60% e o preço das ações da Amazon foi cortado pela metade em 2022.

Portanto, a forte inversão da tendência no desempenho em 2023 foi bastante comum para Kostin.

“O domínio da tecnologia de megacapitalização em 2023 refletiu em grande parte uma reversão do desempenho inferior significativo em 2022”, disse Kostin, acrescentando que o grupo de ações de tecnologia caiu coletivamente 39% no ano passado. 

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

3. Não há relação de retorno para as sete principais ações do S&P 500

O desempenho superior de 30 pontos percentuais das sete ações de tecnologia de megacapitalização este ano em relação às 493 ações mais baixas do S&P 500 é a segunda maior diferença anual desde 1970, de acordo com Kostin.

Mas uma análise histórica mostra que não existe qualquer relação entre os retornos finais e futuros das sete principais ações em relação às outras 493 ações.

“Embora a magnitude do desempenho superior tenha sido impressionante, não houve nenhuma relação histórica confiável entre o desempenho superior posterior e futuro de 12 meses dos sete maiores constituintes do S&P 500 versus o restante do índice”, disse Kostin.

Por exemplo, o forte desempenho superior das sete maiores ações em 1999 foi seguido por um desempenho sombrio em 2000 para essas mesmas ações, enquanto o desempenho superior em 2020 foi seguido por outro ano de desempenho superior em 2021, explicou Kostin. 

Fonte: Business Insider

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.