A gigante Magazine Luiza (MGLU3), terceira maior rede de varejo do País, segundo ranking do Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo (Ibevar) divulgado na quinta-feira, 29, vem crescendo no e-commerce, mas sem esquecer de ampliar sua presença no varejo físico.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Além do projeto de abrir mais de uma centena de lojas próprias em 2021, a companhia está colocando o pé no acelerador em outra vertente: a formação de parcerias para a abertura de quiosques em varejistas de outros setores.

Depois de uma primeira experiência, já finalizada, com o Carrefour (CRFB3), em que o Magalu assumiu a operação de venda de eletrodomésticos dentro de algumas unidades da gigante francesa, o Magalu definiu um novo modelo: a abertura de quiosques dedicados à telefonia e à tecnologia, de porte menor, em redes que não têm operação de eletrônicos.

A primeira parceria ocorreu com a Marisa (AMAR3), de moda, e já resultou em 171 unidades. Agora, a empresa leva o projeto para o setor de alimentos.

Em parceria com a rede paulista Semar, que tem 25 lojas, a gigante quer aproveitar a recorrência de consumo do supermercado para vender seus produtos, além dos celulares e outros aparelhos em pronta-entrega, o cliente poderá também fazer uma compra orientada de outros itens pelo site, recebendo via e-commerce.

Segundo Fabrício Garcia, vice-presidente de negócios do Magazine Luiza, trata-se de uma estratégia para dar capilaridade ao negócio, ou seja, para fazer com que o consumidor "esbarre" na marca em momento em que não espera.

"É uma forma de expansão que não é tão cara e também uma forma de oferecer conveniência para o consumidor", diz o executivo.

Segundo Garcia, depois do êxito da parceria com a Marisa, que ajudou a divulgar a marca no Rio de Janeiro, em especial, a empresa está aberta a novas parcerias, especialmente em locais onde tem presença restrita.

Melhores Negócios para Investir Hoje? Veja a Melhor Empresa para Receber Dividendos.

A Semar, presente em 18 municípios, servirá a esse propósito. Por ora, o Magalu não tem lojas em cidades onde serão abertos quiosques, como Arujá e Bertioga, no litoral paulista.

Para Alberto Serrentino, especialista em varejo da consultoria Varese, trata-se de um bom negócio para ambas as partes.

"Para o Magalu, é uma forma de conquistar clientes de forma barata, uma vez que o cliente vai muito mais ao supermercado do que a uma loja de eletrodomésticos", diz.

Para as parceiras, afirma Serrentino, a proposição é vantajosa caso elas não tenham uma operação própria de eletrodomésticos ou eletrônicos.

Isso porque, uma vez que o Magalu faz a venda em seu sistema, esse consumidor passa a fazer parte de sua cartela de clientes. É por isso, explica, que a parceria com o Carrefour não foi adiante.

Resultado da Magazine Luiza no Primeiro Trimestre de 2021

O resultado do Magazine Luiza (MGLU3) no primeiro trimestre de 2021 (1t21), divulgado no dia 13 de maio, apresentou um lucro líquido de R$ 258,6 milhões no 1T21, uma alta de 739,7% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior.

O Ebitda da Magazine Luiza atingiu R$ 504,7 milhões no 4t20, apresentando crescimento de 1,1% na comparação com o 4t19.

A Margem Ebitda da Magazine Luiza totalizou 5,0% no 4t20, apresentando retração de -2,8 pontos percentuais na comparação com o 4t19. 

A Margem Líquida da Magazine Luiza atingiu 3,1% no 1T21, apresentando crescimento de 2,5 pontos percentuais na comparação com o 1T20.

As ações do Magazine Luiza (MGLU3) acumulam queda de 6,58% na bolsa de valores nos últimos 7 dias e alta de 8,39% nos últimos 12 meses.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Fonte: Estadão Conteúdo.