A M. Dias Branco (MDIA3) mantém a intenção de realizar fusões e aquisições (M&A, na sigla em inglês), afirmou o vice-presidente de Investimentos e Controladoria da empresa, Gustavo Theodozio, nesta segunda-feira, 21.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

"Não temos nada transformacional no radar, mas temos coisas importantes que mostram a nova direção da M. Dias para maior margem, novas categorias, então acho que podemos esperar movimentos inorgânicos", disse o executivo, durante teleconferência com analistas e investidores.

Para Theodozio, a crise atual pode fazer com que surjam negócios que não estavam nos planos da companhia.

"Estamos em constantes conversas com bancos de investimento do Brasil e fora, acompanhando de perto o mercado e as oportunidades."

 O executivo lembrou ainda que, apesar da alta de custos, a companhia conseguiu reduzir a alavancagem ano a ano e conseguiu fazer distribuição extraordinária de Juros sobre o Capital Próprio (JCP).

"Nosso caixa continua super robusto", disse. Desabastecimento A M. Dias Branco informou que não corre perigo de desabastecimento agora, apesar da guerra entre Rússia e Ucrânia, dois grandes produtores de trigo.

Melhores Negócios para Investir Hoje? Veja a Melhor Empresa para Receber Dividendos.

"Não enxergamos esse risco", disse Theodozio.

"Continuamos tendo acesso a vários volumes para agora e futuros. Não passou a fazer parte da nossa agenda, não contamos com isso.”

O diretor de Novos Negócios e Relações com Investidores da M. Dias Branco, Fabio Cefaly, afirmou que a companhia não compra trigo nem da Rússia e nem da Ucrânia, e que as maiores origens da companhia são Argentina, Brasil, Estados Unidos e Canadá.

"Além disso, a M. Dias tradicionalmente tem quatro meses de estoque, o que dá flexibilidade de olhar a situação com tranquilidade para tomar medidas adequadas no momento certo", disse.

Melhores Negócios para Investir Hoje? Veja a Melhor Empresa para Receber Dividendos.

Quanto aos custos, Cefaly lembrou que, apesar da forte valorização do trigo em dólar, a apreciação do real frente à moeda norte-americana ajudou a atenuar a alta de custos da companhia.

Para 2022, empresa estima que a pressão de custos será ainda maior do que em 2021, portanto não é possível prever se eventuais ganhos de produtividade serão suficientes para melhorar a relação despesa/receita líquida. Em uma projeção conservadora, a companhia espera manter o patamar das expectativas para 2021.

Melhores Negócios para Investir Hoje? Veja a Melhor Empresa para Receber Dividendos.

Resultado da M. Dias Branco no Quarto Trimestre de 2021

resultado da M. Dias Branco (MDIA3) no quarto trimestre de 2021 (4t21), divulgado no dia 20 de março, apresentou um lucro líquido de R$ 151,1 milhões no 4T21, uma baixa de -27,7% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior.

Ebitda da M. Dias Branco atingiu R$ 182,7 milhões no 4T21, apresentando retração de -4,9% na comparação com o 4T20.

margem Ebitda da M. Dias Branco totalizou 8,4% no 4T21, apresentando retração de -2,9 pontos percentuais na comparação com o 4T20.

margem líquida da M. Dias Branco atingiu 7,0% no 4T21, apresentando retração de -5,3  pontos percentuais na comparação com o 4T20.

As ações da M. Dias Branco (MDIA3) acumulam alta de 4,92% na bolsa de valores nos últimos 7 dias e queda de 28,90% nos últimos 12 meses.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Fonte: Estadão Conteúdo.