O maior investidor individual da bolsa de valores brasileira, Luiz Barsi Filho, é conhecido por compartilhar a sabedoria que adquiriu em seus 53 anos de mercado financeiro.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Recentemente, o “Rei dos Dividendos alertou para a importância de investir com a ajuda de um profissional financeiro capaz de oferecer a orientação certa para os investidores.

Na ocasião, Barsi apontou que um dos principais problemas que um investidor enfrenta no Brasil são as “orientações desvirtuadas” feitas pelas assessorias de investimentos.

Quando um investidor segue recomendações de assessores ou diretamente de corretoras de valores, sem ter conhecimento suficiente para analisar as sugestões, ele está sujeito aos danos do conflito de interesses.

“No Brasil, lamentavelmente, por força de fatores circunstanciais, as sociedades corretoras têm necessidade de que o cidadão gire os negócios, porque elas vivem de corretagem, explicou Barsi.

Conforme o megainvestidor, essa falta de conhecimento faz com que o cidadão não tenha firmeza na hora de investir, “porque ele vai receber orientações desvirtuadas daquela que seria a mais pródiga”.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Conflito de Interesses e Cultura de Investimento

Também conhecido como Warren Buffett brasileiro”, Luiz Barsi Filho é exemplo de sucesso de quem investe a longo prazo no mercado de ações com disciplina.

Para o megainvestidor, o cenário de conflito de interesses que permeia a maioria das decisões de investimentos dos brasileiros é um problema cultural.

“Uma cultura de investimento é o que a gente percebe que o brasileiro não tem”, constata Barsi.

De acordo com o bilionário, além de saber que é importante economizar para investir, o cidadão precisa partir para a fase da cultura do investimento.

Segundo Barsi, “a cultura de investimento nada mais é do que você saber na mão de quem você está colocando o seu dinheiro.

Para o investidor entender onde está aplicando o dinheiro, além de conhecer as empresas em que investe, é essencial compreender o que está por trás das orientações profissionais que recebe.

No caso do assessor de investimento, embora alguns agentes autônomos possam fornecer um bom serviço a seus clientes, ele é a extensão de uma corretora de valores.

Por isso é importante lembrar do alerta de Luiz Barsi: “As corretoras não vivem de investimentos, elas vivem de corretagem

Se o profissional financeiro ganha comissão sobre o produto que oferece, ele vai estar mais interessado na comissão do que no retorno da carteira de investimento do cliente.

Como Investir Sem Conflito de Interesses

Como indicou Luiz Barsi é fundamental ter ao seu lado um profissional de confiança para ajudar nas decisões de investimentos e fazer seu dinheiro crescer.

Então, se o maior investidor individual da bolsa de valores do Brasil ressalta os perigos de investir seguindo as assessorias de investimentos é preciso conhecer as alternativas a esses serviços.

Atualmente, o modelo de investimento sem conflito de interesses está se destacando cada vez mais no Brasil com profissionais qualificados que ajudam a população na tomada de decisão.

A primeira versão dos investimentos foi os bancos, a segunda as corretoras e assessores de investimentos, agora, o novo modelo são os consultores financeiros.

Estes profissionais atuam alinhados com o que o cliente quer, sem receber comissão pela indicação de produtos. Por isso, os consultores trabalham em prol dos resultados dos clientes.

Na Inglaterra, desde 2012, o distribuidor não recebe remuneração do produto e precisa ser remunerado pelo cliente final, eliminando o conflito de interesses. 

Nos Estados Unidos, quase 80% da indústria de investimentos já migrou para o modelo de consultoria, principalmente através de wealth management.

A tendência é clara: investimento sem conflito de interesses.

O principal benefício para os investidores é a transparência, sem cobranças ocultas e sem conflitos de interesse.

Tenha ao seu lado um consultor de investimento qualificado para investir nos melhores ativos e montar uma carteira de acordo com seus objetivos!

No GuiaInvest Wealth você tem os melhores profissionais com experiências em suas áreas e, o melhor, sem conflito de interesses.

Para falar com um consultor e descobrir se esse é o serviço certo para você, responda 5 perguntas rápidas.

Leva menos de um minuto! Você não tem nada a perder, basta entrar neste link para a pesquisa.

Informe o DDD + 9 dígitos