O que é lucro líquido

Lucro líquido é o rendimento real de uma empresa, o qual é apurado por meio de um cálculo matemático.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Sendo assim, para ser definido o lucro líquido é necessário deduzir todos os tipos de despesas de uma empresa por meio de ferramentas disponíveis no mercado financeiro.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Funcionamento do lucro líquido

A execução que é estabelecida por meio do lucro é baseada na ideia central do benefício obtido pelo empreendedor no processo.

Pois, manter uma empresa em pleno funcionamento gera muito trabalho. Afinal, é necessário levantar o seu capital social e cuidar da saúde financeira, sucesso da companhia, entre outras coisas.

É preciso inspecionar a produção cotidianamente, assim como os processos internos, relação dos fornecedores e clientes, gastos, etc.

São tantas coisas que somente uma coisa pode manter os sócios ou acionistas envolvidos no processo: o lucro.

Esse é o elemento que mantém os empresários atrelados ao processo focados e atentos ao que o negócio demanda.

Outrossim, existem meios para medir precisamente o lucro, dentre as quais destaca-se a fórmula para medir o lucro líquido.

Nesse âmbito, são considerados todos os possíveis gastos da companhia. Não somente os de produção do produto, mas também os que mantêm outros segmentos funcionando.

O seu objetivo principal, é descobrir qual o valor que se gasta para toda a companhia se manter em pleno funcionamento, e analisar como isso fundamenta o trabalho.

Sendo assim, para encontrar o lucro líquido no meio empresarial usa-se a fórmula abaixo:

  • Lucro líquido = Receita total - custos totais.

Exemplifiquemos com a fórmula citada acima para uma melhor compreensão.

Imagine que a empresa A tenha faturado 150 mil com a venda de cosméticos. Porém, para produzir esses produtos são gastos cerca de 100 mil reais.

Esta sobra de 50 mil reais é o lucro líquido. Vale frisar que, caso o resultado fosse negativo não estaríamos falando de lucro, mas sim de prejuízo.

Considerando o que foi dito, 50 mil reais é de fato um número que indica eficiência do empreendedor em seu negócio, apesar de caber ao investidor responder a essa questão.

E para solucionar essa dúvida do proprietário da empresa, é necessário levar em conta algumas variáveis, como: o desempenho dos concorrentes, e de outros setores da economia que interferem nisso.

Além disso, caso surjam alguns outros investimentos que demonstrem serem mais vantajosos no mercado, pode ser que o valor de 50 mil reais seja considerado insatisfatório.

Lucro líquido e lucro bruto

O lucro líquido não é o único meio de definir o lucro. Pois, ao ser analisado de maneira analítica como os custos que estão atrelados à produção foi criado o lucro bruto.

Por meio dele, são definidos os custos variáveis, os quais são definidos na base do cálculo. Veja abaixo:

  • Lucro bruto = Receita total- Custos variáveis.

A fórmula para encontrar o lucro bruto, segue a mesma estrutura para encontrar o lucro líquido, porém elas não compartilham os mesmos gastos.

Cálculo do lucro líquido nos investimentos

Para os investidores, o cálculo do lucro líquido corresponde a todo o rendimento obtido após o desconto de todos os custos envolvidos na operação financeira.

Ou seja, caso um investimento retorne em lucro 250 reais, mas haja a retenção de 100 reais para o pagamento de impostos, o lucro líquido será de apenas 150 reais.

Por conta disso, o investidor pode avaliar da melhor forma como aplicar de maneira coesa o seu capital.

Nesse processo, é importante tomar todos os cuidados possíveis para não levar nenhum prejuízo no processo de desconto do capital investido.

Tomando todos os cuidados citados acima no processo de empreendimento, o investidor certamente conseguirá obter um retorno positivo de seu investimento.