O que é lucro bruto

Lucro bruto é uma forma de medir o lucro. Seu objeto é demonstrar os gastos que uma companhia obteve para produzir os produtos e qual foi o retorno obtido.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Outrossim, para que qualquer empresa possua lucro, é indispensável que haja uma diferença confirmativa entre a receita e os custos envolvidos no processo.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Funcionamento do lucro bruto

Manter uma empresa é uma tarefa que exige muito do empreendedor.

Pois, além de ser necessário procurar sempre por novos conhecimentos, é imprescindível colocá-los em prática e acompanhar o seu desenvolvimento na empresa.

Como o meio empresarial é palco de constantes mudanças pelos atores do processo, adotar diferentes estratégias para alcançar os objetivos desse âmbito se mostra necessário.

Outrossim, caso você enquanto leitor já administre uma empresa sabe das exigências necessárias para manter uma em funcionamento, das quais podemos citar, por exemplo, o investimento.

O investimento é uma peça chave no processo de abertura de qualquer empresa, pois ele define qual será o retorno do capital investido pelo investidor.

A multiplicação do investimento do empreendedor em uma atividade empresarial é possível através do lucro, que nada mais é do que o capital financeiro situado entre a aplicação e o rendimento.

Vale frisar que, os itens produzidos pela empresa tem uma forte influência sobre essa quantia monetária.

Pois, a cada venda realizada a receita aumenta, da mesma forma se caracteriza pelos custos dos produtos finalizados.

Além disso, o principal objetivo do lucro bruto é definir qual é a relação entre a produção e o lucro obtido pela entidade.

No cálculo que é realizado para chegar ao valor final citado, não são considerados de nenhuma forma elementos como os gastos administrativos ou similares.

Ou seja, a regra para o cálculo se encaixa ao que já foi dito anteriormente: “o custo do produto aumenta ou cresce a cada novo item produzido?”.

Se o seu custo possuir tendência a aumentar, teremos portanto, o que é conhecido como custo variável.

Tendo em mente o conceito mencionado, acompanhar o cálculo do lucro bruto se mostrará como uma tarefa muito mais fácil. Analise abaixo:

  • Lucro bruto = Receita total - Custos variáveis.

Usando a fórmula acima citada, é possível definir qual é o lucro bruto da empresa. Para entender a diferença entre lucro líquido e lucro bruto acompanhe a leitura abaixo.

Lucro líquido e lucro bruto

Como visto, tanto o lucro líquido quanto o bruto medem a diferença do lucro obtido por uma empresa. Porém, ambos possuem algumas diferenças nítidas.

De maneira um pouco mais simples, o que torna ambos únicos é o objeto utilizado para o diferimento do lucro.

No fim das contas, eles definem se em um certo período de tempo uma atividade realizada foi vantajosa ou não no que se concerne ao meio financeiro.

Como visto anteriormente, o importante para o lucro bruto são os custos variáveis. Nesse meio estão inclusos a matéria prima, mão de obra da fábrica e os impostos diretos.

Vale ressaltar que eles também estão inclusos na contagem do lucro líquido, porém não de maneira isolada.

No que se refere ao lucro líquido, os custos fixos também contam. Pois, aluguel, materiais de escritório, salário dos funcionários, bem como os gastos administrativos fazem parte do cálculo.

A fórmula para chegar ao resultado final do lucro líquido possui uma estrutura semelhante à do lucro bruto. Veja abaixo:

  • Lucro líquido = Receita total - Custos totais.

Por meio da fórmula matemática citada acima é possível definir qual será o lucro líquido da empresa.

Considerando o que foi dito, é possível constatar que para uma estratégia empresarial seja bem aplicada, é preciso analisar as variáveis envolvendo o lucro da empresa.