O que é LSE - London Stock Exchange

LSE - London Stock Exchange é um grande centro de operações do mercado financeiro inglês.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Fundada em 1801, é atualmente uma das maiores instituições financeiras do mundo.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Funcionamento da LSE - London Stock Exchange

Atualmente, existem mais de 2.000 empresas de vários países diferentes listadas na LSE.

A LSE divide de maneira interna as empresas em três listas: a Professional Securities Market (PSM), Alternative Investment Market (AIM) e a Specialist Funds Market (SFM).

Grande parte das companhias (mais de 1.000) pertencem à segunda lista citada.

A Alternative Investment Market (AIM) em uma tradução literal para a língua portuguesa significa: Mercado Alternativo de Investimentos.

É um sub-mercado que foi criado em meados dos anos 90, e seu principal objetivo sempre foi compilar as empresas menores para distribuir suas ações.

Em relação ao volume, 44 das companhias se encontram na Professional Securities Market (PSM), a qual permite que empresas levantem seu capital por meio do lançamento de títulos especializados.

Essa lista pode ser traduzida como “Mercado de Títulos Profissionais”.

Por último, 10 das companhias presentes no LSE se encontram na Specialist Funds Market (SFM), que em tradução para o português brasileiro significa “Mercado de Fundos Especializados”.

Em relação a esse segmento da LSE que é regulamentado pelo Mercado Principal se encontram muitas companhias de aplicação do capital com uma alta expertise, e que possuem como público-alvo os investidores institucionais.

Assim como todas as bolsas de valores, a LSE possui um índice de ações, que é o FTSE 100. O índice acompanha as 100 maiores companhias e o comportamento de suas ações.

Exemplos de elementos que compõem o índice são:

  • Associated British Foods;
  • Coca-cola;
  • Experian;
  • HSBC;
  • Marks & Spencer (M&S);
  • Royal Dutch Shell;
  • Unilever.

Como visto, as marcas citadas possuem um alcance a nível mundial e um histórico de sucesso financeiro, o que chama a atenção de investidores do mercado financeiro.

Investimento na LSE - London Stock Exchange

Existem algumas declarações consideradas obrigatórias no que se refere a investimentos no exterior.

Sendo assim, caso considere investir na Bolsa de Valores de Londres, é importante se ater às seguintes declarações que se aplicam a:

  • Ações;
  • Títulos de renda fixa;
  • Capital de empresas;
  • Imóveis;
  • Depósitos, dentre outros.

Vale frisar que, as declarações de capitais devem ser trimestrais para aqueles que já possuem mais de U$ 100 milhões investidos.

Importância da LSE - London Stock Exchange

Indagar qual foi o fato da LSE se tornar de extrema valia no mercado financeiro é assunto de debate entre os investidores no mercado financeiro.

Nesse período ela seguia os moldes de outras bolsas de valores da Europa e atuava sob o nome de Royal Exchange.

Se considerarmos a informação citada como fonte de um estudo totalmente preciso, a LSE é uma das bolsas de valores mais antigas do mundo.

Em seus primórdios, a Bolsa era dominada pela aristocracia. Somente depois de muito tempo que foi liberada a circulação de plebeus no local.

Desde o seu surgimento até os dias atuais, a LSE passou por vários eventos históricos que abalaram profundamente o seu método de funcionamento, como guerras, pandemias, catástrofes naturais. 

Porém, esses fatores não impossibilitaram que a Bolsa impedisse a sua atuação de maneira definitiva.

Medidas para  “conter os ânimos” da população sempre foram tomadas durante períodos em que o funcionamento estava abalado.

Dessa forma, era evitado o desespero da população e a quebra do sistema bancário.

Porém, medidas de precaução tomadas pela LSE nunca foram totalmente efetivas, pois durante certos períodos ela sofreu ataques que a impediram de funcionar.

Como o fato de ser atacada por um foguete em 1945 e sofrer um incêndio em 1940. Ambos os ataques obrigaram-na a fechar suas portas.