O que é lote fracionário

Lote fracionário é um procedimento que permite ao investidor comprar apenas uma única ação.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Distinto do lote padrão, que define uma quantidade mínima de 100 ações por lote, nesta modalidade, é possível que o investidor adquira ações de maneira fracionada até o máximo de 99 ações.

Por conta disso, se torna muito mais viável para acionistas que não possuem um valor elevado para investir.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Funcionamento do lote fracionário

O lote fracionário é algo que funciona da mesma maneira que o lote padrão na prática.

A diferença principal entre essas modalidades de mercado, é que no fracionário é necessário inserir um F no final dos tickers das ações.

Por exemplo, caso haja interesse do investidor em adquirir 3 ações da Petrobras (PETR4), deverá ser enviado no home broker um ordem de compra de 3 PETR4F.

Vale ressaltar que a maneira de operar é a mesma, mas existe uma possibilidade de comprar uma quantidade de ações que seja menor que 100.

O investidor que opte por utilizar o mercado fracionário ao invés do padrão, precisa ficar atento ao spread, liquidez e corretagem.

Pois, no que se refere ao lote fracionário, ocorre uma alta discrepância de preços e facilidade de venda da ação, o que precisa ser levado em consideração no ato da compra.

Vantagens e desvantagens do lote fracionário

Uma grande vantagem em relação ao lote fracionário é a sua possibilidade de comprar ações em menor escala, por conta disso não é necessário um alto capital de investimento.

Em relação ao lote padrão, a compra de um lote de 100 ações faz com que o valor final da compra seja muito mais elevado.

Por conta disso o lote fracionário torna-se mais viável, pois não são todos os investidores que dispõem de um alto capital de investimento.

Além disso, é por meio do mercado fracionário que é viável melhorar a carteira de investimentos em ações.

Pois como se torna mais barato comprar ações de maneira individual, também se torna mais fácil comprar diferentes ações para amplificar a carteira do investidor.

Consequentemente, os riscos do investimento reduzem consideravelmente.

Pois se uma única ação isolada perder o seu valor, o investidor possuirá outras para compensar a perda e manter a carteira em total equilíbrio.

Em relação às desvantagens, a taxa de corretagem nessa modalidade implica de maneira negativa.

Visto que, ao ser paga uma taxa de corretagem de maneira fixa para valores pequenos, o custo se torna de certa forma mais elevado.

Enfim, é extremamente importante estar atento ao spread que ocorre no lote fracionário. Isso ocorre, pois surge uma alta discrepância entre os preços de compra e venda.

Sendo assim, é importante que o investidor sempre procure manter a calma durante o seu envolvimento no mercado financeiro e aguardar pelas melhores oportunidades.

Oportunidades dos lotes fracionários

Conforme dito anteriormente, os lotes fracionários de ações podem ser extremamente vantajosos para os investidores do mercado financeiro.

Porém, é necessário que haja um estudo acerca desse elemento no momento do investimento para evitar possíveis prejuízos financeiros.

Além disso, geram excelentes oportunidades a longo prazo baseadas no buy and hold e value investing, o que faz com que as ações sejam fracionadas de uma excelente maneira.

Pois a liquidez é menor e é possível construir a carteira aos poucos, focando em ações de empresas sólidas no mercado.

Dessa maneira, esse mercado de ações democratiza, de certa forma, o acesso a investidores que não possuem uma alta quantia de dinheiro acumulada, se tornando mais fácil operar na bolsa.

Conclui-se portanto que o investimento em lotes fracionários oferece boas oportunidades para investidores que desejam ampliar sua carteira de ações ou não possuem um capital de investimento tão elevado.