O que é longo prazo

Longo prazo é o nome que recebe o período de tempo estipulado para a concretização de um determinado empreendimento, como um investimento.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

São considerados eventos de longo prazo os que são realizados em torno de 3 a 5 anos a partir de seu início.

Porém, definir o que é ou não um investimento a longo prazo não é uma ciência, trata-se muito mais de estudar o investimento do que um determinado período de tempo.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Compreendendo o longo prazo

Longo prazo é um daqueles termos tão presente em finanças que se torna difícil definir um significado específico.

A mídia frequentemente aconselha as pessoas a "investir a longo prazo", mas determinar se um investimento é ou não de longo prazo é muito subjetivo.

Um day trader, por exemplo, definiria "longo prazo" de maneira muito diferente do que um investidor que compra e mantém.

Para o day trader, uma posição mantida durante a noite seria um compromisso de longo prazo.

Para o investidor que compra e mantém, qualquer coisa abaixo de vários anos pode ser considerada de curto prazo.

Investimentos de longo prazo para empresas

Um investimento de longo prazo é encontrado no lado do ativo do balanço de uma empresa, representando os investimentos dela, incluindo ações, títulos, imóveis e dinheiro, que ela pretende manter por mais de um ano.

Quando uma empresa adquire ações ou dívidas de outra empresa como investimentos, determinar se deve classificá-las como de curto ou longo prazo afeta a forma como esses ativos são avaliados no balanço patrimonial.

As aplicações financeiras são marcadas no mercado, e quaisquer reduções em seu valor são reconhecidas como perda.

No entanto, os aumentos no valor não são reconhecidos até que o item seja vendido.

Isso significa que classificar um investimento como de longo ou curto prazo tem um impacto direto no lucro líquido reportado da empresa que detém o investimento.

Os analistas procuram mudanças nos ativos de longo prazo como um sinal de que uma empresa pode estar liquidando para cobrir despesas correntes - geralmente um problema que pode persistir.

Objetivos de longo prazo

Existem vários meios que possuem como objetivo restringir o que um objetivo a longo prazo é, afinal.

Períodos de 3 anos, por exemplo, possuem um horizonte extremamente elevado. Sendo assim, tais objetivos exigem um estudo e planejamento do investidor muito mais intenso.

Eles são extremamente importantes para quem os formula e a qualidade de vida deles no futuro depende estritamente dessas metas.

Exemplos de objetivos a longo prazo são:

  • Se casar;
  • Comprar um carro;
  • Adquirir um imóvel;
  • Concluir uma faculdade;
  • Ter filhos;
  • Conseguir um bom emprego.

Em relação aos itens citados acima, é importante ressaltar que alguns deles podem ser cumpridos a curto prazo para algumas pessoas.

Porém, para a maioria dos indivíduos, todos os itens citados acima são possíveis somente mediante um planejamento a longo prazo.

Investimentos a longo prazo

Em relação ao mercado financeiro, é comum chamar investimentos a longo prazo os que possuem uma maturação de aproximadamente dois anos.

Em ambos os casos, é possível incluir os de renda fixa e variável.

Além disso, é viável definir prazos próprios ao unir os investimentos com os seus principais objetivos.

Ao utilizar o goal-based investing, que nada mais é do que uma estratégia do mercado financeiro focada em enxergar as aplicações do investidor como a parte de um caminho a ser trilhado.

Considerando o que foi dito, é possível agrupar uma finalidade mais sólida para o investimento durante a etapa de planejamento financeiro.

Outrossim, investimentos a longo prazo em fundos imobiliários ou ações, por exemplo, possuem um grande potencial de gerar uma boa renda para o investidor no futuro.