O que é LMBO - Leverage Management Buy Out

LMBO - Leveraged Management Buy Out é uma tática atrelada à administração de empresas de capital aberto que tem por objetivo comprar as ações da empresa em circulação.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

A sua nomenclatura em português se dá por Aquisição Alavancada da Gerência (AAG), e fornece aos gestores da companhia um controle completo sobre a empresa sem precisar recorrer aos acionistas.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Benefícios da LMBO - Leverage Management Buy Out

Para um negócio empresarial passar por mudanças na propriedade, é necessário que a LMBO ofereça vantagens aos envolvidos no processo, dentre as quais se destaca sua transição suave.

Outrossim, quando os funcionários e proprietários conhecem a empresa e os seus negócios ocorre um risco menor e uma baixa probabilidade de ficarem insatisfeitos devido ao processo envolvido.

Por conta disso, o processo de transferência e de responsabilidades se tornam muitas vezes tratados da forma mais rápida possível.

Vale ressaltar que quando o proprietário de uma empresa concorda em vender a sua empresa para os membros da equipe ocorrem uma série de etapas, as quais são:

  • O comprador e vendedor concordam com um preço de venda estipulado previamente;
  • A avaliação do negócio ocorre de acordo com um preço acordado entre ambas as partes;
  • Os gerentes avaliam a parte das ações que podem ser compradas e redigem um contrato aos acionistas;
  • As instituições financeiras são abordadas no processo;
  • Um plano de transição se torna desenvolvido e incorporado ao planejamento tributário e de sucessão;
  • Quando os gerentes compram as ações dos acionistas com o devido apoio financeiro;
  • Os poderes de decisão e propriedade se tornam transferidos para os sucessores do âmbito empresarial, o que leva um certa tempo;
  • Os gerentes pagam a instituição financeira atrelada à empresa, o que é feito em um ritmo que não retarda o crescimento do negócio.

Essas são algumas das etapas a serem consideradas no processo de venda da LMBO, para entender melhor seus principais conceitos acompanhe abaixo.

O que considerar ao idear uma LMBO - Leverage Management Buy Out

Durante o processo de desenvolvimento da LMBO, é importante considerar se o empreendimento terá ou não potencial para ser lucrativo.

Além disso, é importante que o LMBO requer um determinado financiamento que terá alto impacto no fluxo de caixa da empresa.

Ou seja, para compensar o investimento envolvido, o comprador precisará elaborar uma estratégia para aumentar o fluxo de caixa por meio de corte de custos.

Outrossim, uma análise financeira mais completa deve revelar o fluxo de caixa, volume de vendas e capacidade de endividamento.

Isso, no fim das contas, fornece informações extremamente importantes sobre o valor justo de mercado do negócio envolvido, além da flexibilidade da administração.

Meios para financiar uma LMBO - Leverage Management Buy Out

Compradores envolvidos no processo de desenvolvimento de uma LMBO devem desenvolver um planejamento sólido para a sua aquisição.

Além disso, contatos e referências pessoais e empresariais ajudam o sucessor a garantir uma maior confiança dos banqueiros.

Essa aquisição na grande maioria das vezes envolve apenas uma instituição, porém em transações maiores outras instituições podem lidar com o financiamento.

Vale ressaltar que em uma LMBO, os ativos da empresa se tornam avaliados para determinar qual é o patrimônio disponível para financiamento.

Outrossim, o credor no fim das contas, usa os ativos como uma espécie de garantia e a instituição financeira ajusta as taxas de juros de acordo com os riscos que são associados.

O financiador que se encontra envolvido no processo pode pedir ao vendedor para financiar uma parte resultante da venda, o que é gerado como uma forma de compromisso com o empreendimento financeiro em si.