Livros sobre análise fundamentalista de ações ajudam a compreender mais a fundo o conceito dessa técnica e investir melhor seu dinheiro através de uma carteira de ações de boas empresas.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

O conhecimento é um dos fatores mais importantes para selecionar as melhores ações da bolsa de valores.

Por isso, é fundamental que o investidor continue estudando e aprendendo sobre o mercado.

Cursos, vídeos e livros são ótimas fontes de aprendizado.

Já relacionamos os filmes e séries sobre o mercado financeiro no Netflix, agora chegou a hora da lista de livros de análise fundamentalista que todo investidor deve ler.

Existem muitos títulos interessantes disponíveis em português e em inglês que podem significar uma grande vantagem na hora de fazer as escolhas de investimentos.

Assim como os livros de investimentos recomendados por Warren Buffett, os livros de análise fundamentalista ajudam a compreender melhor os princípios e escolher em quais ações investir para aumentar o retorno no futuro.

A análise fundamentalista é usada por grandes investidores de sucesso na hora de identificar ações de boas empresas.

Ela leva em consideração não só a situação financeira, econômica e setorial de uma empresa, mas também fatores econômicos e políticos que podem atingi-la.

Com base em dados econômicos, indicadores financeiros, balanços e resultados da empresa é possível definir o seu preço justo e seu potencial futuro de crescimento.

Confira a nossa lista de livros de análise fundamentalista para quem deseja adquirir mais conhecimento e multiplicar seu patrimônio de forma inteligente.

O investidor inteligente

“The Intelligent Investor” (O Investidor Inteligente) é uma obra clássica do pai do investimento em valor, Benjamin Graham.

Livro obrigatório de análise fundamentalista, foi publicado originalmente na década de 40, mas continua atual.

Na obra, Graham revela os fundamentos que devem ser levados em consideração ao investir em renda variável.

Para ele, o investidor inteligente é aquele que combina educação financeira, conhecimento de mercado e visão de longo prazo.

O livro de Benjamin Graham é considerado pelo megainvestidor Warren Buffett “o melhor livro sobre investimentos já escrito”.

O Jeito Warren Buffett de Investir

O livro escrito por Robert G. Hagstrom é um dos mais importantes da década de 1990 e resume a essência da estratégia utilizada por Buffett em seus investimentos.

O megainvestidor ficou bilionário usando a análise fundamentalista para selecionar suas ações e sua filosofia de investimentos pode ser utilizada por investidores de todos os níveis.

Entre as lições apresentadas no livro estão a importância de investir em negócios que o investidor compreende e ignorar o comportamento volátil do mercado.

Warren Buffett gosta de dizer que não compra ações, compra negócios.

Por isso, analisa muito bem os fundamentos para se tornar sócio de boas empresas.

O jeito Peter Lynch de investir

O Jeito Peter Lynch de Investir: As estratégias vencedoras de quem transformou Wall Street é um best-seller escrito por Peter Lynch traz conselhos atemporais sobre o mercado de ações.

Nele o investidor trata de alguns princípios de análise fundamentalista sob a sua ótica e como é possível pequenos investidores se tornarem especialistas em selecionar ações vencedoras.

Esta é uma obra extremamente interessante para o investidor que busca entender como Peter Lynch analisa seus investimentos. 

Alguns dos seus ensinamentos são:

  • Comprar ações de empresas que entendemos;
  • Buscar empresas com lucro constante ou crescimento constante;
  • Não desconsiderar comentários de clientes ou empregados de uma determinada empresa;
  • Acreditar em si.

Security Analysis

O livro escrito pelos então professores da Columbia Business School e investidores Benjamin Graham e David Dodd é considerado por muitos a Bíblia dos investidores fundamentalistas.

A primeira edição foi publicada em 1934, logo após o início da Grande Depressão, porém, as técnicas do value investing apresentadas resistem ao tempo e condições de mercado.

O foco do livro é orientar uma análise cuidadosa dos balanços das empresas e encontrar o caminho do sucesso no investimento.

Investindo em Ações no Longo Prazo

Mais um clássico dos investimentos, o livro Investindo em Ações no Longo Prazo, de Jeremy J. Siegel mostra a importância de investir em ações para o crescimento do patrimônio.

O livro traz várias comparações entre o retorno das ações e outros ativos ao longo do tempo.

Dessa forma, reforça a estratégia de investir em ações com foco no longo prazo.

Pois, mesmo nas piores crises americanas, que fizeram um grande estrago no curto prazo, no longo prazo elas foram suavizadas e geraram lucro.

O livro também ajuda o investidor a compreender as forças que movem os mercados atuais e o ajuda a desenvolver uma carteira de longo prazo confiável e lucrativa.

Ações comuns, lucros extraordinários

Originalmente publicado em 1958, o livro de Philip Fisher é um dos maiores clássicos da área de investimentos em ações.

O investidor aborda uma série de questões envolvendo a sua estratégia de “growth investing” além de técnicas de avaliação que possibilita ao investidor identificar as melhores oportunidades.

Fora da Curva

Fora da Curva: Os segredos dos grandes investidores do Brasil e o que você pode aprender com eles” livro brasileiro de autoria de Pierre Moreau, Florian Bartunek e Giuliana Napolitano.

O livro reúne depoimentos de alguns dos maiores investidores do país que, juntos, administram cerca de R$ 80 bilhões.

Os nomes incluem André Jakurski, Antonio Bonchristiano, Luis Stuhlberger, Guilherme Affonso Ferreira, Guilherme Aché, José Carlos Reis de Magalhães Neto, Luiz Fernando Figueiredo, Meyer Joseph Nigri, Pedro Damasceno e o próprio Bartunek.

Avaliando empresas, Investindo em Ações

Avaliando Empresas, Investindo em Ações: A aplicação prática da análise fundamentalista na avaliação de empresas, de Carlos Alberto Debastiani e Felipe Augusto Russo.

O livro mostra em detalhes os métodos de análise fundamentalista, em linguagem clara e acessível, para uma análise criteriosa da saúde financeira das empresas.

Faça Fortuna com ações antes que seja tarde

O livro de Décio Bazin se tornou referência para os investidores brasileiros. O livro é leitura recomendada pelos Grandes Investidores Brasileiros, Luiz Barsi Filho e Lírio Parisotto.

Lançado em 1992, Bazin compartilha experiências bem sucedidas em 30 anos atuando na bolsa de valores.

Entre elas, como utilizar com sucesso o indicador dividend yield (citado no livro muitas vezes como cash yield).

Priorizando os dividendos na escolha de ações para compor uma carteira diversificada.

E outras técnicas e segredos para investir em ações no longo prazo.

Conclusão

A análise fundamentalista é uma das principais aliadas na escolha de ações de boas empresas e investimento voltado para o longo prazo.

Por isso, é o método mais utilizado por grandes investidores de sucesso e simpatizantes do Value Investing.

Através do conhecimento dos principais indicadores é possível fazer uma avaliação completa da empresa e de suas perspectivas para o futuro.

Um caminho para entender mais sobre esse método e como investir melhor é buscar livros sobre análise fundamentalista.

Warren Buffett, um dos investidores mais famosos da história, é um especialista em análise fundamentalista e um ávido leitor.

Passa parte do tempo lendo livros, jornais, relatórios e balanços de empresas para aprimorar seus conhecimentos e tomar as melhores decisões.

Gostou da seleção dos melhores livros sobre análise fundamentalista de ações?

Já leu algum desses livros? Quais outros devem entrar nessa lista?

Aproveite e baixe agora uma cópia do meu livro digital com a análise de 3 ações para você investir por 10 anos.

Quer Investir na Bolsa com Segurança? Veja a Melhor Ação de Dividendos Hoje.