O que é Livro Fiscal

Livro Fiscal é um documento que registra as informações de uma empresa e a sua devida utilização que é exigida por lei.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Em relação aos livros fiscais, é importante ressaltar que eles devem estar sempre em conformidade com a legislação vigente.

Outrossim, para cada categoria de segmento existente no mercado há um livro fiscal que disponibiliza as referidas informações contábeis sobre as organizações.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Tipos de Livros Fiscais

O Fisco é o órgão responsável pelos livros fiscais específicos e o regime tributário e a atividade exercida pela empresa.

Por sua vez, eles devem incluir: a numeração, identificação, numeração do livro, entre outros.

Entre os principais livros, destacam-se:

  • Registro de entradas: livro que é utilizado para a entrada de mercadorias na companhia;
  • Registro de saídas: é o livro responsável pela saída de mercadorias da organização;
  • Registro de impressão de documentos fiscais: demais documentos fiscais impressos pela companhia encontram-se nessa modalidade de livro;
  • Registro de inventário: esse livro fiscal registra as mercadorias que estão disponibilizadas em estoque para o seu levantamento;
  • Registro de apuração sobre Impostos de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS): é utilizado para a apuração de registros fiscais dessa modalidade de imposto;
  • Registro de apuração dos Impostos de Produtos Industrializados (API): é empregado para o registro de valores fiscais e contábeis do IPI;
  • Livro de Movimentação de Combustíveis (LMC): esse livro é empregado para os postos de combustível existentes. Nele são registrados dados sobre os combustíveis dos postos;
  • Livro de Apuração do Lucro Real (LALUR): essa modalidade registra o lucro da empresa, o qual é exigido para as empresas que optam pelo Lucro Real.

Todo investidor deve saber, antes de tudo, quais são os livros que deve possuir para conseguir investir com maior clareza na empresa destinada.

O profissional, no fim das contas, consegue trabalhar melhor na tributação fiscal e tributária do próprio negócio para que ele fique de acordo com as normas vigentes.

Outrossim, a tecnologia se mostra de grande importância para o empreendedor, pois é através dela que é possível usar o Sistema Público de Escrituração Digital (SPED).

Livro Fiscal e SPED

Conforme dito anteriormente, a SPED consegue otimizar e facilitar a elaboração do livro fiscal. É por meio desse sistema que temos os seguintes serviços:

A SPED facilita muito o processo de emissão de informações para o Fisco, por conta disso que é utilizada atualmente pelos investidores.

Vale ressaltar que, para o governo esse processo acaba se tornando muito mais fácil e é possível utilizar inclusive esses dados para a atualização do livro fiscal.

Livros Fiscais e gestão de empresas

Em relação à influência que os livros fiscais possuem em relação à gestão empresarial, é importante ressaltar que são de suma importância para as tomadas de decisão.

As informações pertinentes acabam permitindo uma visualização melhor da condição da empresa e contribuindo, de certa forma, para a definição de diferentes estratégias.

Por sua vez, qualquer contratempo que a empresa possua em relação aos controles fiscais e contábeis, podem acarretar em problemas maiores.

Sendo assim, é de extrema importância adotar certos critérios para obter um maior controle acerca de possíveis contratempos.

Outrossim, investir em assessoria na área de contabilidade se mostra um excelente negócio no fim das contas caso o investidor não possua um conhecimento muito aprofundado sobre o assunto.

Destaca-se, portanto, que os livros fiscais possuem uma influência muito grande em relação à gestão empresarial, visto as tomadas de decisões que são possíveis por conta deles.

Por conta disso, reitera-se que adotar tais ferramentas para a gestão da empresa ajuda muito o empreendedor no processo de administração.