O que é Iliquidez

A Iliquidez refere-se a ativos que não podem ser facilmente trocados por dinheiro. Além disso, iliquidez também pode se referir a uma empresa que não tem dinheiro suficiente para realizar o pagamento de suas dívidas.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

A iliquidez é o oposto de liquidez, que é a facilidade com que determinado ativo pode ser convertido em dinheiro.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Como funciona a Iliquidez

A maneira mais fácil de compreender como funciona a iliquidez é compreendendo, antes, como funciona o seu oposto: ou seja, a liquidez.

A liquidez diz respeito ao quão rápido e com que facilidade um determinado investimento realizado pode retornar ao caixa do investidor.

Ao realizar um investimento, o dinheiro do investidor é substituído por um ativo, que pode ser tanto de renda fixa (como títulos públicos e debêntures, por exemplo) quanto de renda variável (como ações e cotas de fundos imobiliários).

Esse dinheiro passa a ser alocado no investimento realizado. Porém é possível que o investidor em algum momento possa precisar desse dinheiro de volta, solicitando a sua recuperação.

É aí que entra a liquidez. Pois o emissor do título, das cotas de fundos imobiliários etc, terá que retornar ao investidor o dinheiro por ele investido, podendo ou não ter algum acréscimo ou decréscimo de valor.

Existem ativos que possuem maior liquidez e ativos com menor liquidez, estando a liquidez ligada ao grau de negociabilidade de um ativo e sua conversão em dinheiro.

Sendo assim, a iliquidez refere-se a ativos que não são tão facilmente convertidos em dinheiro novamente. 

Um bom exemplo de iliquidez são os ativos do mercado imobiliário.

Isso ocorre porque a venda de um imóvel (ou seja, a conversão do valor do imóvel em dinheiro) não é tão simples.

Primeiramente porque o mercado imobiliário trata de ativos com valores elevados, portanto não é um mercado com um volume de negociação tão alto quanto outros, como o mercado de ações, por exemplo.

Depois, porque a realização da venda passa por diversos trâmites legais, que não são tão rápidos. Isso faz, portanto, com que os ativos imobiliários sejam de menor liquidez, ou seja, ilíquidos. 

Precificação e Iliquidez 

Como vimos, a iliquidez diz respeito à dificuldade que determinados ativos possuem de serem negociados e, consequentemente, convertidos em dinheiro.

Entretanto, é fundamental considerar que a iliquidez de um ativo não é fixa, mas depende fundamentalmente da política de precificação adotada.

O mercado é regido por flutuações de preço e negociações que envolvem o valor que o vendedor do ativo, bem, produto ou serviço está disposto a aceitar por ele e o valor que o comprador está disposto a pagar.

Nesse sentido, há a possibilidade do vendedor precificar seu ativo abaixo do preço de mercado, ou seja, abaixo do preço que o ativo realmente vale.

Assim, com uma precificação baixa é possível que o vendedor encontre mais rapidamente um comprador para concretizar a venda e recuperar a liquidez de seu ativo. 

Relação entre Iliquidez e Investimentos

É fundamental que cada investidor realize seu planejamento financeiro pessoal para estabelecer um “mapa” de suas estratégias financeiras.

Faz parte disso, portanto, considerar e estabelecer uma reserva financeira para alguns meses, pois imprevistos podem acontecer e é preciso ter dinheiro em caixa.

Além disso, é importante considerar que determinados investimentos são ilíquidos, podendo ser resgatados apenas no vencimento.

Outros, porém, são extremamente líquidos, podendo retornar ao investidor no mesmo dia da solicitação de resgate.

Consequentemente, é de suma importância que cada investidor compreenda as características de liquidez de seus investimentos para não ser pego de surpresa em momento de necessidade.

Uma estratégia que deve ser adotada é a montagem de uma carteira que contenha investimentos de maior e menor liquidez.

Existe sempre um risco grande para o investidor que possui uma carteira que contenha apenas investimentos com baixa ou nenhuma liquidez.

Somado a isso, é preciso ter em mente que o objetivo de um investimento é a permanência de seu tempo total em busca de maiores rentabilidades.