O que é Liquidez Seca

Liquidez Seca é um indicador que permite saber se a empresa consegue arcar com as suas despesas e obrigações financeiras no curto prazo.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

O índice de Liquidez Seca é um dos quatro tipos de Indicadores de Liquidez que são utilizados para avaliar uma empresa. Ele leva em consideração os ativos circulantes da companhia, que possuem capacidade de gerar dinheiro em pouco tempo.

Ele oferece uma análise mais conservadora da empresa, se comparado com alguns dos outros indicadores, já que permite entender as condições financeiras da empresa sem contar com os estoques ou com o dinheiro das vendas a prazo. 

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Como calcular a Liquidez Seca

O cálculo do índice de Liquidez Seca fornece uma visão mais verdadeira a respeito da situação de uma empresa no que se refere à sua capacidade de lidar com as suas obrigações no curto prazo.

Isso é decorrência do fato de que o cálculo exclui o valor dos estoques que a companhia armazena. Assim, a fórmula para realizar a conta se dá pela subtração do estoque no valor do ativo circulante, dividido pelo passivo circulante:

  • Liquidez Seca = (Ativo Circulante – Estoque) / Passivo Circulante

Os ativos circulantes são os recursos e direitos de uma empresa com alta liquidez, ou seja, que podem ser facilmente convertidos em dinheiro.

Já o passivo circulante é o que a empresa possui de dívidas, empréstimos e obrigações financeiras. 

Vantagens da Liquidez Seca 

Como praticamente tudo que envolve o mercado financeiro, a Liquidez Seca é um indicador que possui pontos favoráveis e pontos negativos. Algumas de suas vantagens são:

  • É capaz de indicar se a empresa consegue realizar pagamentos a curto prazo;
  • Demonstra a situação financeira da empresa sem contar os estoques, o que possibilita aos gestores ter uma noção mais real da situação da empresa no momento presente;
  • Consegue auxiliar a equipe estratégica da empresa, assim como seus gestores, a tomar as melhores decisões no quesito planejamento financeiro e objetivos de curto prazo da companhia.

Desvantagens da Liquidez Seca 

O indicador de Liquidez Seca possui algumas críticas e desvantagens referentes às suas características. Alguns pontos não muito vantajosos são:

  • Por desconsiderar o estoque, o indicador de Liquidez Seca acaba não sendo muito útil para empresas que não trabalham com armazenamentos de produtos em estoque;
  • Alguns ativos circulantes presentes no Balanço Patrimonial, por possuírem alta liquidez, sofrem alterações que não estavam previstas, o que altera o resultado do cálculo do indicador de Liquidez Seca.

Liquidez Seca e Liquidez Corrente

O índice de Liquidez Seca e o índice de Liquidez Corrente são muito parecidos e podem, inclusive, ser confundidos. Isso porque a conta dos dois é muito semelhante, apenas com a diferença de que o segundo conta o estoque e o primeiro não.

Assim, a Liquidez Corrente também é um indicador que mede a capacidade de uma empresa de arcar com as suas obrigações no curto prazo e, nesse sentido, também utiliza apenas os ativos de alta liquidez.

Ela pode ser calculada da seguinte maneira:

  • Liquidez Corrente = ativo circulante / passivo circulante

O que preenche esse ativo circulante presente no cálculo é aquilo que separa o que é Liquidez Seca e o que é Liquidez Corrente.

Neste último, constam os depósitos bancários, Poupança, aplicações financeiras e o valor a ser recebido com os estoques armazenados na empresa. Por conta disso, o índice de Liquidez Corrente acaba sendo mais utilizado do que o de Liquidez Seca.

Em questão de números, essa diferença significa que o resultado do cálculo de Liquidez Corrente sempre vai ser igual ou maior do que a de Liquidez Seca, o que revela o caráter mais conservador deste último.

Contudo, como já dito anteriormente, não agregar o estoque como parte patrimonial da empresa pode ser interessante para algumas análises da companhia. Assim, os dois cálculos podem ser úteis para compreender melhor a saúde financeira da empresa.