O que é Liquidez Imediata

Liquidez Imediata é um indicador utilizado para mensurar a capacidade de uma empresa de arcar com as suas dívidas no momento imediato. Ou seja, ela representa o capital da empresa que pode ser utilizado imediatamente para arcar com suas obrigações.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Esse indicador é considerado uma forma conservadora de análise da saúde financeira de uma empresa no curto prazo, uma vez que ele considera somente o capital de alta liquidez, como o caixa da empresa, conta corrente, entre outros.

A companhia que possui uma boa Liquidez Imediata, geralmente, possui alta capacidade de lidar com possíveis emergências de cunho financeiro, o que lhe possibilita ter mais segurança e tranquilidade diante das incertezas do mercado. 

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Como calcular a Liquidez Imediata

Por considerar somente o capital com alto grau de liquidez, o indicador de Liquidez Imediata não acrescenta os estoques, aplicações de longo prazo ou o dinheiro que está para receber por meio das vendas realizadas a prazo. 

Assim, o cálculo se dá a partir da seguinte fórmula:

Liquidez Imediata = Disponível/ Passivo Circulante

O capital disponível da empresa considera a conta do balanço patrimonial que representa os valores que podem ser utilizados imediatamente. Assim, ele diz respeito ao Caixa e Equivalentes de Caixa

O Caixa é o dinheiro propriamente dito e os Equivalentes de Caixa são as aplicações com alta liquidez, ou seja, que pode ser retirada a qualquer momento e com muita facilidade. São exemplos dessas aplicações: 

Certificado de Depósito Bancario (CDB)

Letra de Crédito Imobiliário (LCI)

Letra de Crédito do Agronegócio (LCA)

Por outro lado, o Passivo Circulante se refere às obrigações de uma empresa a curto prazo, geralmente no período de 12 meses. Ele inclui as despesas com matérias primas, empréstimos com prazo de até 1 ano, financiamentos, impostos, contas para pagar etc. 

Esse número pode ser encontrado no balanço patrimonial da empresa e geralmente são pagos com os ativos circulantes, que são os bens e direitos da empresa que podem ser convertidos em dinheiro no curto prazo. 

Importância da Liquidez Imediata

O índice de Liquidez Imediata é um dos Indicadores de Liquidez, juntamente com a Liquidez Geral, a Liquidez Corrente e a Liquidez Seca. Eles são muito importantes de serem analisados, porque fornecem uma visão da saúde financeira da empresa.

Enquanto o índice de Liquidez Geral foca mais no longo prazo, os outros três apresentam informações sobre a capacidade da companhia de arcar com suas obrigações de curto prazo.

A Liquidez Imediata tem sua relevância no meio dos outros indicadores de curto prazo, na medida em que ela revela as disponibilidades de capital imediatas da empresa. Ela reflete os recursos disponíveis para cobrir as dívidas que devem ser quitadas em pouco tempo.

Quanto maior for o índice de Liquidez Imediata, maior serão os recursos disponíveis que a empresa tem guardados. Em caso de emergência, ter essa fonte de capital disponível pode ser essencial para que a empresa não sofra danos financeiros.

Isso evita possíveis surpresas perante as incertezas do mercado e possibilita que a empresa esteja preparada para eventuais imprevistos.

Da mesma forma, a Liquidez Imediata pode ser um índice muito volátil e apresentar rápidas variações, já que esses valores que estão disponíveis também serão os que a empresa movimentará com mais facilidade.

Vale apontar, também, que ter um índice de Liquidez Imediata muito alto nem sempre tem um significado positivo, ou representa que a empresa possui controle das suas contas.

Muitas vezes, isso pode revelar uma falta de investimentos por parte da empresa, além de ser um risco em caso de alta na inflação.

Assim, para se ter uma saúde financeira e um equilíbrio das contas, é necessário ter diversas fontes de recurso, de curto, médio e longo prazo, o que irá gerar um saldo positivo em todos os Indicadores de Liquidez.