O que é Liquidez Geral

Liquidez Geral é um indicador utilizado para medir a capacidade de uma empresa de cumprir com as suas obrigações e dívidas de curto e longo prazo

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Esse indicador não é tão utilizado se comparado com os demais indicadores de liquidez, como a liquidez corrente, a liquidez imediata e a liquidez seca. 

Contudo ele é muito importante para o gestor da empresa saber como anda a saúde das finanças tanto no curto, quanto no longo prazo. Isso irá impactar muitas decisões em relação aos objetivos e metas a serem traçadas. 

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Importância da Liquidez Geral

O índice de Liquidez Geral pode ser uma ferramenta muito útil para o planejamento financeiro pessoal dos investidores, uma vez que ele pode ajudar a escolher qual a melhor empresa para se investir.

A função dele é, fundamentalmente, indicar se a empresa tem capital para arcar com as suas obrigações financeiras de curto e longo prazo, o que revela com clareza a saúde do caixa da companhia.

Essa informação pode fazer a diferença para a tomada de decisão do investidor, já que as empresas que não possuírem capacidade de cumprir com o pagamento de suas dívidas provavelmente não serão uma boa opção de investimento.

Como calcular a Liquidez Geral

A Liquidez Geral de uma empresa pode ser calculada a partir da seguinte fórmula:

  • Liquidez Geral = (Ativo Circulante + Realizável a Longo Prazo) / (Passivo Circulante + Passivo Não Circulante)

Para analisar os números obtidos com esse cálculo, deve-se saber que os resultados podem ser:

  • Maior que 1: a empresa tem capacidade de arcar com as dívidas a curto e longo prazo;
  • Igual a 1: o capital da empresa e as suas respectivas dívidas são equivalentes;
  • Menor que 1: a empresa não possui capacidade de arcar com as suas obrigações, ou seja, não possui capital suficiente.

Para os investidores que gostam de aplicações a longo prazo, é fundamental conhecer a Liquidez Geral de uma empresa antes de tomar qualquer decisão. Se o índice for menor que 1, é melhor evitar investir na empresa em questão. 

Liquidez Geral e outros Indicadores de Liquidez

O índice de Liquidez Geral é um tipo de Indicador de Desempenho. Junto com a Liquidez Imediata, a Liquidez Seca e a Liquidez Corrente, a Liquidez Geral forma um grupo denominado de Indicadores de Liquidez.

Como já apresentado, o índice de Liquidez Geral não é tão utilizado quanto os outros índices de liquidez. Assim, é interessante analisá-lo em conjunto com os demais indicadores citados.

A Liquidez Imediata corresponde somente ao caixa da empresa, ao saldo bancário e às aplicações financeiras que, como o próprio nome já revela, possuem liquidez imediata. Ou seja, é aquilo que se consegue ter acesso a qualquer momento, de forma imediata.

A Liquidez Seca mede a capacidade da empresa de cumprir com as suas obrigações a curto prazo. Ela, contudo, não inclui no seu cálculo os estoques que a empresa possui.

Isso faz com que esse índice revele o valor real da liquidez do ativo circulante, já que não mostra a venda ou o estoque de produtos.

A Liquidez Corrente é a mais utilizada dentre as outras. Ela possui a mesma função que a Liquidez Seca, contudo acrescenta os estoques no seu cálculo na parte dos ativos circulantes da empresa.

Dessa forma, é levado em conta tanto os estoques, depósitos bancários, aplicações financeiras, mercadorias etc., quanto às dívidas, empréstimos, financiamentos e impostos. Todos relacionados ao curto prazo.

Vale apontar que esses três indicadores de liquidez mencionados acima são referentes ao curto prazo. É a partir disso que se dá a importância do índice de liquidez geral: ele é o único que possui informações de longo prazo e avista as possibilidades futuras da empresa.