O que é Liquidez

Liquidez é a velocidade e a facilidade com que um ativo se converte em dinheiro. Em outras palavras, é a capacidade de resgatar um valor investido juntamente com o que foi lucrado com a operação.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Dessa forma, a liquidez será maior ou menor na medida em que os ativos são convertidos em dinheiro de forma mais rápida ou mais lenta, respectivamente.

Entender a liquidez um investimento é muito importante para saber as possibilidades de rentabilidade de cada aplicação, o que pode ser interessante ou não de acordo com os objetivos de cada um e com cada Perfil de investidor

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Como funciona a Liquidez

Entender como funciona a liquidez é de extrema importância para qualquer pessoa que tenha algum tipo de interesse no mercado financeiro, principalmente para aqueles investidores que não gostam de deixar o dinheiro parado por muito tempo. 

Isso porque a Liquidez, quanto alta, possibilita ao investidor resgatar o seu dinheiro com mais facilidade. Afinal de contas, em alguns casos, não é muito interessante aplicar em um investimento de alto rendimento sendo que não se pode ter acesso ao lucro. 

Assim, quanto mais rápido for esse processo de conseguir resgatar o capital investido juntamente com o lucro, maior será a liquidez do investimento. Do contrário, quanto mais demorar o processo, menor será a liquidez. 

Importância da Liquidez nos Investimentos

A Liquidez é um dos fatores mais importantes nos investimentos, já que é ela que revela a rapidez com que um ativo será transformado em dinheiro. Os investimentos possuem três tipos de liquidez: alta, média e baixa.

Isso significa que os investidores devem estar sempre atentos na liquidez dos investimentos antes de realizarem as aplicações, visto que ela pode influenciar a rentabilidade do capital a ser recebido.  

Observar e saber o grau de liquidez de um investimento é fundamental antes de tomar a decisão. Assim, de acordo com o objetivo individual de cada investidor, deve-se fazer ponderações para que não se tenha prejuízos e frustrações posteriormente.

Torna-se necessário, então, que o investidor faça um planejamento financeiro pessoal e organize a sua carteira com investimentos de alta e de baixa liquidez. Isto porque as de alta liquidez podem garantir segurança em casos de emergência financeira.

As de menor liquidez, por outro lado, demoram mais para serem resgatadas, mas possuem um maior rendimento e geram mais lucro. 

Diferença entre Liquidez e Rentabilidade

Muitas pessoas podem confundir o significado de liquidez com o significado de rentabilidade. Vale, então, esclarecer que esses termos não se referem a mesma coisa e que há diferenças entre as suas funcionalidades dentro de um investimento. 

A liquidez, como já abordado anteriormente, está relacionada com a velocidade e a facilidade com que se consegue converter um investimento em dinheiro, ou seja, resgatar o seu lucro. 

A rentabilidade, por sua vez, diz respeito à quantidade que um investidor lucra com uma aplicação, ou seja, quanto se recebe pelo investimento realizado. 

Dessa forma, um investimento pode gerar muito dinheiro, mas o investidor só conseguirá resgatar esse lucro depois de uma boa quantidade de tempo. Em outras palavras, o investimento pode ter alta rentabilidade, mas baixa liquidez

O contrário também se aplica: o investimento pode ter baixa rentabilidade, mas alta liquidez. Assim, a pessoa poderá ter acesso rápido ao lucro da operação, mas o dinheiro não rende em uma grande quantidade. 

E, de fato, o que ocorre geralmente é que quanto mais alto o rendimento, menor a liquidez. 

Assim, se o indivíduo está preocupado com o período que receberá o dinheiro, deve-se focar no investimento de maior liquidez. Se a prioridade for a quantia a ser recebida e não quando será recebida, deve-se focar na rentabilidade

Dessa forma, o investidor deve estar preparado para realizar investimentos de curto, médio e longo prazo, sempre baseado nos seus objetivos e procurando saber se a liquidez dos investimentos está alinhada à eles.