O que é Liquidação

Liquidação é a última etapa do processo de compra e venda de um ativo, no qual se encerra a transação com o pagamento de todas as dívidas por parte do comprador. É a parte que concretiza o acordo realizado entre comprador e vendedor. 

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Em outras palavras, é o momento em que o comprador dá ao vendedor o valor que foi acordado no momento da venda. Assim, há a liquidação da compra, ou seja, o seu fechamento

O prazo para a liquidação varia de acordo com o mercado, a corretora ou instituição custodiante, e o produto financeiro envolvido na transação. 

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Como funciona a Liquidação

Como explicado, a Liquidação nada mais é do que o ato de cumprir com um pagamento previamente acordado entre um vendedor e o comprador de um produto. Ela serve para se referir tanto para valores imobiliários, quanto para ativos.   

Esse processo, apesar de muito simples, existe para dar fechamento a toda transação realizada. Dessa forma, existe primeiro a liquidação física, que diz respeito à transferência de títulos, e posteriormente a liquidação financeira, que é o pagamento. 

Isso significa que a liquidação financeira é a última etapa do longo e complexo processo de compra e venda. No geral, as liquidações ocorrem em dias úteis tanto para o recebimento (quando se vende), quanto para o pagamento (quando se compra).

Prazo de Liquidação

O prazo de Liquidação é o tempo estipulado para que determinada transação do mercado financeiro seja encerrada. Esse período conta desde a cotização até a entrega do dinheiro para o vendedor. 

Esse prazo varia de acordo com as regras do mercado no qual foi realizada a negociação e, também, dependendo do produto que estava envolvido na transação. 

No mercado financeiro, o prazo depende do mercado da B3 e do tipo de investimento que nela se faz. Contudo, em todas elas, o pagamento e o recebimento devem ocorrer após três dias úteis. 

É após esse prazo de 3 dias que os ativos entram em custódia. Assim, a corretora assume o papel de agente de compensação e a Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia (CBLC) se responsabiliza por entregar os ativos.

A CBLC trabalha com o “ciclo de liquidação”, que começa exatamente após a realização da operação (momento D+0, sendo D o dia útil). Temos, então, alguns exemplos, como:

  • D+O; 
  • D+1;
  • D+2;
  • D+3.

O D+0, como já dito, é o momento exato após efetuar a operação. O D+1 representa a data que os investidores e as instituições financeiras devem indicar junto à Bolsa de Valores quais as operações realizadas. 

Posteriormente, o D+2, ou seja, após dois dias úteis, os títulos são entregues e bloqueados para a liquidação física das transações. 

No D+3, por sua vez, é o momento que ocorre, efetivamente, a liquidação financeira. Ou seja, ela ocorre após 3 dias úteis da negociação em pregão. 

As operações e cálculos dos prazos sempre são realizados de acordo com os dias úteis. Assim, deve-se estar atento ao dia que foi realizada a operação, pois fins de semana e feriados não entram na conta. 

Liquidação e Tesouro Direto

O Tesouro Direto é um programa do governo que facilita o investimentos em títulos públicos. No caso desse tipo de ativosAções, a liquidação ocorre de duas maneiras.

  • Liquidação de venda: os recursos da venda são disponibilizados pela instituição financeira em questão a partir das 13h de D +1 (no qual D é a data da venda);
  • Liquidação de compra: neste caso, ocorre às 17h de D+2 (sendo D a data da compra).

Quando a liquidação é realizada no Tesouro Direto, os títulos são disponibilizados para o investidor. Caso a liquidação não tenha ocorrido ainda, o site do Tesouro Direto informará que ainda está “em liquidação”.