O que é Liquidação Antecipada

Liquidação Antecipada é a quitação total ou parcial de uma dívida antes do prazo de vencimento. A partir desse pagamento antecipado, as instituições financeiras são obrigadas pelo Banco Central a reduzir proporcionalmente os juros cobrados. 

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Assim, o banco deve conceder um desconto pela antecipação, com base no prazo de antecipação das parcelas. Esse pagamento antecipado pode ser realizado por meio de recursos da própria pessoa, ou a partir da transferência de recursos de outros bancos. 

Para quem possui uma dívida muito alta e já possui meios de pagá-la, a liquidação antecipada é o procedimento mais adequado para ter mais vantagens da hora do pagamento. 

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Como funciona a Liquidação Antecipada

Em muitos casos, os empréstimos ocorrem nos momentos em que a pessoa se encontra em uma situação financeira instável e necessita colocar as contas em dia. Nesse sentido, antecipar a parcela pode ser uma forma de amortizar o valor do empréstimo.

Isso porque, como explicado, os juros da dívida que estavam previstos no contrato serão reduzidos. Esse procedimento, inclusive, é um direito do consumidor, garantido pelo Código de Defesa do Consumidor.

As situações mais comuns de se realizar a liquidação antecipada são para quitar um financiamento imobiliário, quitar faturas do cartão de crédito, pagar empréstimos realizados no banco e antecipar compras parceladas em lojas.

Vale atentar-se, pois muitas pessoas acreditam que, ao realizar a liquidação antecipada, elas não terão que arcar com os juros previamente estipulados no contrato e que pagarão apenas pelo produto ou serviço comprado.

Contudo, o Banco Central estabelece que o desconto oferecido pelo pagamento antecipado deve levar em consideração os juros previstos no contrato. Assim, o valor a ser pago diz respeito às parcelas que ainda não foram pagas e aos juros.

Um exemplo para tentar elucidar isso é o juros embutido no cartão de crédito. Mesmo quando o consumidor realiza a liquidação antecipada, o valor presente nas parcelas já está levando em conta os juros embutidos.

Por isso é muito importante ler o contrato ao realizar um empréstimo ou contrair uma dívida, pois todas as informações devem estar previamente descritas neste documento.

Em caso de alguma empresa ou instituição negar a liquidação antecipada, o consumidor deve procurar o PROCON para se informar a respeito de como proceder para garantir o seu direito. 

Vantagens da Liquidação Antecipada

As taxas de juros aplicadas em operações de crédito, no geral, são mais altas do que as taxas de rendimento de operações financeiras, por exemplo. Assim, a liquidação antecipada pode ser vantajosa para quem tem mais dívidas do que rendimentos.

Mesmo que não retire os juros embutidos nas parcelas, o pagamento antecipado possibilita a exclusão dos juros projetados para as parcelas futuras, o que já alivia a situação financeira de quem está devendo.

Segue, então, algumas vantagens que a liquidação antecipada pode oferecer:

  • Aumento da pontuação de crédito, ou seja, serve como uma “boa reputação” para as instituições financeiras;
  • Alívio ao terminar de pagar as dívidas antes do prazo estipulado;
  • Eliminação do risco de juros de mora por possíveis atrasos no pagamento da parcela;
  • Considerável redução dos gastos mensais, pois o dinheiro reservado mensalmente para pagar a dívida já poderá ser investido em outras ações, ou pode ser gasto com aquilo que for melhor para o consumidor.

É necessário, contudo, atentar-se para não contrair mais dívidas. De nada adianta realizar uma liquidação antecipada e endividar-se novamente com o dinheiro a mais que sobrou no mês.

Dessa forma, é muito importante realizar um planejamento financeiro pessoal para manter a saúde financeira e o equilíbrio de suas contas.

Escolher bons investimentos, de acordo com o seu Perfil de investidor, também pode ajudar a utilizar o dinheiro de forma que lhe traga bons rendimentos no futuro de curto, médio ou longo prazo.