O que é Linha de Crédito

Linha de Crédito é um recurso financeiro adquirido através de instituições financeiras que o oferecem em forma de empréstimo ou financiamento. Em outras palavras, é um montante de dinheiro que se pega emprestado.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Ele é oferecido tanto para pessoas físicas quanto para pessoas jurídicas e funciona de modo semelhante ao limite do cartão, no qual o saldo é rotativo e os juros são mais baixos.

Dessa forma, quando a dívida é quitada, o valor retorna para o limite máximo e fica disponível caso precise ser utilizado novamente. 

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Como funciona a Linha de Crédito

A Linha de Crédito pode ser utilizada para um objetivo específico, no qual é necessário informar qual será a finalidade dos recursos obtidos, ou para objetivos diversos, dependendo do tipo de linha de crédito adquirida.

Esse tipo de recurso, no geral, é utilizado por quem deseja investir na própria empresa, modernizá-la e não possui o capital necessário. O uso da Linha de Crédito é recorrente, também, no caso de pessoas que querem comprar um carro ou um imóvel.

Para conseguir esse empréstimo ou financiamento oferecido pela Linha de Crédito é necessário uma conta corrente ativa e regularizada e a apresentação de um documento de identificação.

Será analisado, assim como qualquer outro empréstimo, o histórico financeiro, a renda mensal e o que a pessoa ou a empresa podem oferecer como garantia pelo capital emprestado.

É interessante que o tomador de capital demonstre ao banco ou outra instituição financeira a viabilidade da sua empresa e, tanto para pessoa física ou jurídica, é importante mostrar que se tem capacidade de pagar a dívida posteriormente.

A pessoa ou empresa que solicitou o empréstimo pode utilizar todo o montante ou somente uma parte. De qualquer forma, o juros será aplicado sobre o valor que foi utilizado, não o valor disponibilizado. 

Exemplos de Linha de Crédito

Os tipos de Linha de Crédito variam de acordo com as instituições financeiras que os fornecem, se são para pessoas físicas ou jurídicas, e as finalidades desse tipo de empréstimo ou financiamento. Vale conhecer alguns exemplos

A Linha De Crédito Para Investimento Fixo é um tipo de linha de crédito que costuma ser oferecida para empresas e é concedida por bancos públicos. 

No geral, é utilizado por empresas que desejam investir nos seus negócios, modernizar os seus equipamentos e expandir. É uma linha de crédito caracterizada por ter juros baixos e possuir um longo prazo para realizar o pagamento. 

A Linha De Crédito Para Capital De Giro é oferecida por instituições públicas e privadas. Ela também costuma ser voltada para empresas e tem como objetivo ajudá-las a cumprir com as suas obrigações financeiras de curto prazo. 

O Financiamento, por outro lado, possui uma finalidade específica e, como tal, deve ser utilizado para um objetivo só, como a compra de um carro, o financiamento de uma casa, entre outros.  

Por fim, no caso do Home Equity, o valor da linha de crédito varia de acordo com o imóvel utilizado como garantia pelo tomador de capital. Assim, a instituição financeira que oferece a linha de crédito aplica juros mais baixos por conta da maior segurança.  

Vantagens da Linha de Crédito

A linha de crédito possui algumas vantagens, dentre elas a possibilidade de se ter uma variedade de opções de empréstimos e financiamentos, que podem atender diversas demandas vindas de diferentes pessoas físicas e empresas.

O montante adquirido pode ser utilizado, na maioria dos casos, de acordo com o que o tomador de capital desejar, de acordo com o planejamento financeiro pessoal de cada um. Além disso, não é necessário gastar todo o dinheiro fornecido.

Dessa forma, a Linha de Crédito é um recurso flexível e conveniente, o que pode ser uma ótima opção para aqueles que estão precisando de capital para novos investimentos.