O que é LIG - Letra Imobiliária Garantida

LIG - Letra Imobiliária Garantida é um título de renda fixa que pode ser emitido por instituições financeiras. Ele é lastreado em ativos e bens imobiliários e foi inspirado no “covered bonds”, que é um título europeu negociado no mercado internacional.                                                                                                                                              

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

O LIG, como também é chamado, vem ganhando espaço no mercado brasileiro, isso porque possui retornos melhores do que as Letra de Crédito Imobiliário (LCI) e menos riscos do que os Certificado de Recebíveis Imobiliário (CRIs).

Ele foi criado como forma de diversificar a carteira de investimentos e a captação de recursos do setor imobiliário, juntando-se aos LCIs, CRIs, Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e a Caderneta de Poupança. 

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Como funciona a Letra Imobiliária Garantida

A Letra Imobiliária Garantida possui esse nome por conta do nível de segurança do investimento, que possui dupla garantia.

Assim, mesmo se um banco quebrar ou uma instituição financeira falir, os títulos são lastreados pelos ativos do setor imobiliário. Ainda assim, se isso não puder ocorrer, os títulos da LIG são pagos através de um pool de créditos.

Ou seja, o investidor está protegido duas vezes, mesmo sem contar com o Fundo Garantidor de Créditos (FGC), que é responsável pela garantia da LCI. No caso deste último, o limite da garantia é de até R$ 250 mil por pessoa física.

Na Letra Imobiliária Garantida, por outro lado, não há limite máximo de investimento por CPF.

Outra característica da LIG é o seu prazo de vencimento. Por ser um investimento de longo prazo, o título tem vencimento de 2 anos, sendo que com 12 meses já é possível realizar o resgate.

A rentabilidade desse tipo de título está ligada à taxa de juros Selic e ao Índice de Preços ao Consumidor (IPCA). Além disso, a LIG é muito fácil de encontrar e pode ser emitida por bancos, cooperativas de crédito e diversas instituições financeiras. 

Vantagens da Letra Imobiliária Garantida 

As principais vantagens da Letra Imobiliária Garantida são:

  • Boa rentabilidade: possui rendimentos maiores do que a LCI e outros tipos de investimentos de longo prazo, além de que os bancos podem oferecer oportunidades mais vantajosas por conta da necessidade de captar recursos para o setor imobiliário.
  • Isenção de tributos para pessoa física: essa característica serve para incentivar o investidor para que haja lucros para o mercado imobiliário, então há isenção do pagamento de imposto de renda. Isso aumenta a rentabilidade.
  • Ausência de taxa: não há cobrança de taxa para aplicar em Letra Imobiliária Garantida, o que significa que o rendimento é todo destinado ao investidor.
  • Segurança: essa é uma das principais vantagens da LIG, não à toa é especificada no próprio nome desse tipo de título. A dupla garantia fornece uma segurança maior para o investidor, já que ele possui duas formas de receber o dinheiro caso algo dê errado.
  • Diversificação: a Letra Imobiliária Garantida surgiu, também, como forma de diversificar a carteira de investimentos, o que é uma vantagem para o setor imobiliário e para o investidor.
  • Contribuição para o desenvolvimento da economia: ao investir em um LIG, a pessoa ajuda a financiar o setor imobiliário, que é um ponto importante para o desenvolvimento do país. 

Desvantagens da Letra Imobiliária Garantida 

A lista de vantagens da LIG é muito maior do que a lista de desvantagens. Contudo, é sempre bom entender os possíveis riscos de um investimento.

Assim, a principal desvantagem da Letra Imobiliária Garantida está no seu prazo de vencimento, que tem duração mínima de 12 meses para resgate. Isso pode ser um ponto negativo para os investidores que procuram um título de alta liquidez.

Nesse sentido, esse tipo de investimento também pode possuir um risco de liquidez, que está atrelado à dificuldade de transformar um ativo em dinheiro, justamente por conta do seu prazo muito grande. 

Caso ainda tenha alguma dúvida sobre o que é LIG - Letra Imobiliária Garantida, consulte o artigo completo sobre Letra Imobiliária Garantida