Uma das formas de ganhar dinheiro com investimentos é aprendendo lições dos grandes investidores da bolsa e replicando os seus hábitos de sucesso.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Mesmo fora do mundo dos investimentos, é sempre vantajoso seguir os ensinamentos de Benjamin Graham, megainvestidor que desenvolveu a estratégia do value investing.

Entre seus seguidores mais ilustres, Graham desempenhou um papel fundamental na formação da carreira e filosofia de investimento do investidor mais rico de todos os tempos, o bilionário Warren Buffett.

Além da influência na área financeira, Buffett aprendeu valiosas lições de vida com seu mentor, como relembrou o site CNBC Make It.

E se você já acompanha as recomendações para investir melhor na bolsa de valores, é hora de saber como viver melhor e com mais sucesso.

Então, você está pronto para descobrir as 3 lições de vida que Warren Buffett aprendeu com Benjamin Graham?

Leia até o final para entender porque esses ensinamentos são verdadeiros segredos para viver uma vida extraordinária.

Tributo de Warren Buffett a Benjamin Graham

Historicamente, Benjamin Graham é considerado o pai do investimento em valor, sendo uma lenda por muitas razões.

Seu livro aclamado, “O Investidor Inteligente”, mudou a vida de muitos, principalmente de Warren Buffett, que foi um dos alunos de Graham na Columbia Business School.

O CEO da Berkshire Hathaway chegou a nomear seu primeiro filho, Howard Graham Buffett, em homenagem ao seu mentor.

Mas a influência de Graham foi muito além dos aprendizados sobre análise de demonstrações financeiras.

Em um breve tributo a Graham publicado após sua morte, em 1976, Buffett enfatizou o que aprendeu com os três hábitos que Graham buscava aplicar todos os dias.

Cada uma dessas lições, sem dúvida, moldou Warren Buffett para ele se tornar uma das  pessoas mais ricas e influentes do mundo.

Então entenda o que esses exemplos de Benjamin Graham podem ensinar sobre como viver uma vida extraordinária.

Como os Milionários Investem? Baixe Grátis o Livro Digital "Onde Investir R$ 1 milhão".

1. Faça Algo Tolo

A palavra “tolo” normalmente carrega uma conotação negativa, mas o significado implícito aqui tem a ver com humildade, vontade de renunciar ao egoísmo e ao risco de se expor.

Em sua carta aos acionistas de 2018, Buffett explicou que os mercados sempre serão voláteis e que, para aproveitar as oportunidades é preciso certa simplicidade.

Segundo Buffett, “os investidores não precisam ter grande inteligência, diploma em economia ou familiaridade com o jargão de Wall Street como alfa e beta”.

“O que os investidores precisam, em vez disso, é a capacidade de desconsiderar os medos ou entusiasmos da multidão, se concentrando em alguns fundamentos simples, continuou.

Para o bilionário, “estar disposto a parecer sem presunção, ou mesmo parecer tolo, por um certo período também é essencial”.

2. Faça Algo Criativo

A criatividade pode significar muitas coisas. Pode ser inventar algo totalmente original ou mesmo reformular o que já está na sua frente.

Qualquer um pode ser criativo desde que esteja disposto a ir além das fronteiras e pensar “fora da caixa”.

Se Warren Buffett é o gênio criativo que é hoje, é porque ele  foi capaz de absorver as lições de Benjamin Graham e avançar em suas próprias ideias.

“Um aspecto notável da posição de Ben em seu campo profissional foi que ele o alcançou sem se limitar em concentrar todos os esforços em um único fim”, escreveu Buffett.

“Foi, antes de tudo, o resultado de um intelecto cuja amplitude quase excedia a definição”, afirmou Buffett em sua carta de tributo escrita em 1976.

É disso que se trata a criatividade para esses exemplos de sucesso, para ser criativo é fundamental praticar a imaginação e criatividade todos os dias.

3. Faça Algo Generoso

De acordo com Warren Buffett, a generosidade foi um campo onde Benjamin Graham teve mais sucesso além dos outros âmbitos.

“Eu conhecia Ben como meu professor, meu patrão e meu amigo, contou o megainvestidor,

“Em cada relacionamento – com todos os alunos, funcionários e amigos – havia uma generosidade de ideias, tempo e espírito absolutamente sincera e irrestrita”, relembrou Buffett.

Segundo Buffett, “se fosse necessária clareza de pensamento, não havia lugar melhor para ir. E se fosse preciso encorajamento, Ben estava lá”.

A generosidade diária é uma das características mais fáceis de reconhecer no CEO da Berkshire Hathaway.

Buffett, junto com seu amigo Bill Gates, são considerados dois dos bilionários mais caridosos do mundo.

Em 2006, Buffett anunciou que doaria a maior parte de seus bilhões para a Fundação Bill e Melinda Gates, o que tem sido efetuado há anos.

Para finalizar seu tributo, Buffett encerrou a homenagem assim: 

“Walter Lippmann falou de homens que plantam árvores sob as quais outros homens se sentam. Ben Graham era um homem assim.”

Por todas as contas, Graham foi um homem extraordinário que deixou o mundo com lições inestimáveis.

Como os Milionários Investem? Baixe Grátis o Livro Digital "Onde Investir R$ 1 milhão".

Além de conhecer lições de vida desses bilionários, agora você também pode descobrir os “10 Passos para Se Tornar Um Milionário”.

E para ajudar você no caminho rumo à independência financeira através de investimentos, baixe gratuitamente o livro digital "Como Começar a Investir do Zero". 

Mas se você já investe e gostaria de ter retornos como Buffett ou Graham, faça um teste online de perfil de investidor, receba uma sugestão de carteira e entre na jornada dos milionários.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.