Lição para Casais do Bilionário Warren Buffett
| ,

Lição para Casais do Bilionário Warren Buffett

Conheça a lição para casais que os bilionários Warren Buffett e Bill Gates consideram a mais importante.

Por
Atualizado em 25/11/2020

Warren Buffett é a quarta  pessoa mais rica do mundo, com uma fortuna de US$ 67,5 bilhões, mas o bilionário afirma que o dinheiro não é um fator importante para medir a sua qualidade de vida.

Além de passar conhecimento aos que buscam independência financeira por meio de investimentos, Buffett também aproveita para ensinar sobre questões pessoais. 

O site CNBC relembrou a resposta que o investidor mais rico de todos deu ao ser perguntado sobre a lição de vida mais importante que tirou de suas experiências pessoais.

Em 2017, quando Buffett e o cofundador da Microsoft, Bill Gates, dividiram o palco para uma palestra na Columbia University, um aluno fez essa pergunta, e o investidor respondeu:

“Você se moverá na direção das pessoas com quem se associa, portanto, é importante se associar a pessoas que são melhores do que você”, respondeu Buffett.

Então, você está pronto para conhecer a lição de vida que o maior investidor de todos e o segundo homem mais rico do mundo consideram importante?

Leia até o final e descubra os benefícios de estar rodeado de pessoas que lhe incentivam a ser alguém melhor.

Quer Melhorar suas Finanças Pessoais? Baixe Grátis o Livro Digital “Como Investir Começando do Zero”.

‘O teste final’

Warren Buffett, que completou 90 anos em 30 de agosto, já deu diversos conselhos sobre a importância dos relacionamentos para a qualidade de vida.

“Basicamente, quando você chegar à minha idade, você realmente medirá seu sucesso na vida por quantas pessoas que você deseja que lhe amem e realmente amam você”, disse ele em 2001.

“Eu conheço pessoas que têm muito dinheiro, e recebem homenagens institucionais, mas a verdade é que ninguém no mundo os ama”, continuou Buffett.

“Se você chegar à minha idade e ninguém pensar bem de você, não me importo com o tamanho da sua conta bancária, sua vida é um desastre.”

Segundo ele, “esse é o teste final de como você viveu sua vida”.

Banner will be placed here

Escolha seu parceiro de vida com sabedoria

De todas as pessoas que o amam de volta, a pessoa mais importante, de acordo com Warren Buffett, é seu cônjuge.

“Não consigo enfatizar o quão importante isso é”, disse ele em sua conversa de 2017 com Gates.

No documentário da HBO de 2017, Becoming Warren Buffett, o bilionário disse que deve algumas de suas maiores qualidades à sua primeira esposa, Susan (foto).

“Tive muita sorte. Eu era uma pessoa desequilibrada. E demorou um pouco, mas ela ficou comigo, me tornando uma pessoa melhor”, lembrou ele.

De muitas maneiras, Susan ajudou Buffett a se tornar o homem que é hoje: 

  • Ela despertou o interesse dele por direitos civis;
  • Encorajou-o a se tornar mais uma figura pública;
  • A doar mais de seu dinheiro durante sua vida.

Embora nunca tenham se divorciado, Susan se afastou de Omaha e as duas permaneceram muito próximas, segundo o documentário.

Ela também ajudou a orquestrar o relacionamento de Buffett com Astrid Menks, com quem ele se casou depois que Susan faleceu. 

Buffett e Astrid se casaram em 30 de agosto de 2006, o mesmo dia em que ele completou 76 anos, e estão juntos há 13 anos.

Bill Gates concorda com Warren Buffett

Em 2017, Bill Gates, que é amigo de Warren Buffett há décadas, disse que “alguns amigos trazem à tona o que há de melhor em você, então é bom investir nessas amizades”.

“É realmente através de Melinda e algumas outras pessoas que eu percebo que realmente vale a pena investir para ter essas pessoas, já que estão sempre lá para ajudar”.

Bill Gates, que tem hábitos para aumentar a felicidade, também comentou sobre seu casamento com Melinda no ano passado, em uma palestra no Facebook Live.

Há uma intensidade quando se está criando uma família juntos, “mas temos muita sorte porque geralmente vemos as coisas da mesma maneira e nossos objetivos são praticamente os mesmos”.

Como Começar Investir? Baixe Grátis o Livro Digital “Como Começar a Investir do Zero”.

Vantagem do Casamento

Em muitos aspectos, as palavras de sabedoria de Warren Buffett se parecem com os conselhos que recebemos dos pais quando somos jovens e dizem para não sairmos com pessoas erradas.

A própria experiência de Buffett com amizades é a prova de que as pessoas que deixamos entrar em nossas vidas são aquelas que nos impulsionam a viver vidas bem-sucedidas.

Pesquisadores descobriram que existem vantagens do casamento para a saúde, ou seja, as pessoas que têm um forte sistema de apoio (amigos e parceiros de vida) têm menos probabilidade de sofrer problemas psicológicos e sociais.

Essa é uma razão mais do que suficiente para levar em consideração o conselho de Buffett, refletindo sobre a força de seus relacionamentos pessoais, e se perguntando:

“As pessoas que se preocupam comigo realmente me amam?”

“Eles me tornam uma pessoa melhor?”

Como Bill Gates disse uma vez: “essa é uma das melhores métricas de sucesso que você vai achar”.

Para ajudar você começar a investir além dos relacionamentos sociais, baixe aqui uma cópia gratuita do livro digital “Como Começar a Investir do Zero” e se aproxime dos grandes investidores de sucesso.

Dicas sobre Liberdade Financeira

O Que Ler Agora...

Mostrar Mais

PUBLICIDADE