O que é Libor - London Interbank Offered Rate 

Libor - London Interbank Offered Rate é uma taxa de juros de referência, pela qual os principais bancos do mundo realizam empréstimos de curto prazo para outros bancos no mercado interbancário internacional.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Traduzida como Taxa Interbancária de Londres, ela indica os custos de empréstimos entre os bancos e é calculada através do valor médio das taxas de juros, sendo esta última calculada a partir de estimativas feitas pelos principais bancos globais.

Essa taxa é calculada e publicada diariamente pelo Intercontinental Exchange (ICE) e se baseia em cinco moedas: dólar dos Estados Unidos (USD), euro (EUR), libra esterlina (GBP), iene (JPY) e franco suíço (CHF).  

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Importância da Libor

A London Interbank Offered Rate serve como referência para muitas instituições financeiras ao redor do mundo e é utilizada como benchmark para empréstimos e diversos produtos financeiros.

Ou seja, ela é uma taxa de referência global que pode ser utilizada para que os bancos ofereçam fundos uns para os outros, assim como é importante, também, para diversas transações internacionais.

Nesse sentido, a Libor é um indicador que serve como primeiro passo para se conseguir calcular as taxas de juros dos empréstimos realizados em diversos países e entre diversos países.

Ela é considerada um dos benchmarks mais importantes do mundo, utilizada como base, também, para vários investidores envolvidos com operações relacionadas a contratos de Swap, bem como para instituições financeiras que aplicam juros sobre linhas de crédito.

Assim, investidores e profissionais na área de finanças devem sempre acompanhar a evolução dessa taxa, visto que ela possui relevância global.

Características da Libor

As principais características apresentadas pela London Interbank Offered Rate são:

  • Inicialmente a Libor servia para somente três moedas e, nos anos seguintes, chegou até a 16 moedas. 
  • Atualmente, a taxa serve para o dólar americano, libra esterlina inglesa, euro europeu, yen japonês e franco suíço.
  • A Libor é calculada em sete períodos: overnight, uma semana, 1 mês, 2 meses, 3 meses, 6 meses e 12 meses.
  • É uma taxa de juros de referência, através da qual os principais bancos globais emprestam dinheiro uns aos outros;
  • A Libor de 3 meses em dólar é a mais utilizada no mercado e serve como indicador principal da taxa média que os bancos utilizam para realizar empréstimos no mercado interbancário de Londres;
  • Administrada pelo Intercontinental Exchange;
  • A taxa de juros é calculada utilizando um método padronizado;
  • A influência da Labor se dá tanto no mercado de derivativos, no qual ocorrem as operações de Swaps e de taxa de juros, quanto no de crédito, determinando as taxas de hipotecas, empréstimos e cartões de crédito.
  • Ela pode ser utilizada, também, como um termômetro para as expectativas do mercado a respeito da taxa de juros futura do Banco Central, bem como serve para entender como anda o sistema bancário mundial. 

Como a Libor é calculada

Como já mencionado anteriormente, a London Interbank Offered Rate é calculada em cinco moedas e em sete períodos diferentes, o que resulta na produção de 35 taxas de juros por dia. 

A Intercontinental Exchange (ICE) pergunta aos principais bancos globais quanto eles cobrariam de taxa de juros para emprestar fundos para outras instituições financeiras no curto prazo. 

As respostas são analisadas e, posteriormente, são descartadas 25% das respostas mais altas e as 25% mais baixas. Assim, a partir dos 50% restantes, é realizado o cálculo da média para se chegar à taxa Libor oficial. 

Dessa forma, essa taxa não é calculada com base em operações concretas, visto que nem todos os bancos e demais instituições financeiras concedem empréstimos no mercado internacional todos os dias e em todos os períodos de duração. 

De qualquer maneira, a taxa Libor é considerada a média de todas as taxas que as instituições financeiras projetam para as suas operações de crédito que dizem respeito ao mercado internacional.