O que é Liability Driven Investment - LDI

Liability Driven Investment – LDI é um tipo de investimento direcionado por passivos, que são valores devidos. Ela é uma estratégia de investimentos difundida na Europa e nos Estados Unidos, utilizada para equilibrar as finanças.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

A tradução em português aproxima-se de “Investimentos Dirigidos por Responsabilidade”, uma vez que são as responsabilidades, ou seja, os passivos que induzem a tomada de decisões na LDI.

A LDI tem como objetivo principal conquistar ativos financeiros que consigam cobrir valores que sejam devidos no curto, médio e longo prazo. 

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Como funciona o LDI 

A Liability Driven Investment é uma estratégia de investimentos que tem por objetivo fazer com que os ativos financeiros tenham um rendimento suficientemente grande, ao ponto de conseguirem cobrir o crescimento de um passivo.

Ela tem o intuito de gerenciar os passivos de Fundos de Pensão ou até de aposentados que realizam esse investimento como clientes individuais.

É necessário, contudo, lembrar que o dinheiro destinado para a previdência tem que estar disponível quando for solicitado, o que exige que os gestores fiquem atentos ao mercado financeiro para evitar riscos com relação à variação da taxa de juros.  

Desse modo, deve-se sempre fazer uma análise e encontrar alternativas para que os ativos tenham um rendimento suficiente para que ele consiga cobrir o crescimento do passivo ao longo do tempo.

Por exemplo: uma Entidade Fechada da Previdência Complementar, após analisar os seus passivos, conseguiu identificar uma necessidade de garantir um retorno de 5% sobre os seus ativos para que ela consiga cobrir o crescimento do passivo.

Nesse caso, a EFPC irá procurar investimentos que possuam uma taxa de rentabilidade atrativa, ao ponto de serem capazes de garantir um rendimento superior aos 5% necessários para suprir o passivo. 

Importância da LDI 

O LDI é uma estratégia muito relevante, visto que é extrema importância fazer a análise dos passivos juntamente com os objetivos dos investidores, de forma que possibilite que o indivíduo tome decisões de investimentos que alinhem ambas as partes.

Assim, os investidores representados pelas instituições (como é o caso das Entidades Fechadas de Previdência Complementar), devem levar em consideração as suas futuras obrigações, que seria o passivo.

Da mesma forma, os investidores individuais devem pensar nas suas necessidades e objetivos, realizar um planejamento financeiro pessoal e um planejamento sucessório, e estabelecer metas para os seus investimentos. 

Para quem serve o LDI 

A Liability Driven Investment  é um investimento utilizado, geralmente, por Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC), também conhecidas como Fundo de Pensão.

Essas instituições realizam operações chamadas de plano de benefícios, que tem por objetivo gerenciar os benefícios de empresas para os seus funcionários, com foco em complementar a renda dos seus participantes da aposentadoria.  

Nesse sentido, o estoque de ativos que possibilita esse benefício é formado a partir de contribuições mensais dos trabalhadores, sendo que essas contribuições são debitadas da folha de pagamento e acrescidas de uma contribuição patronal.

Como o passivo é muito elevado por conta do acúmulo dos benefícios da aposentadoria, as Entidades Fechadas de Previdência Complementar utilizam os investimentos em LDI para tentar equilibrar a situação financeira.

Em outras palavras, é a responsabilidade de ter um passivo muito grande que faz com que essas instituições sem fins lucrativos procurem a Liability Driven Investment para se equilibrarem financeiramente.

A estratégia de LDI também pode ser utilizada por trabalhadores aposentados que desejam melhorar a sua Previdência Privada, embora isso não seja realizado com frequência no Brasil por conta das Entidades Fechadas de Previdência Complementar.

Enquanto uma estratégia individual, basta que o aposentado identifique o valor anual necessário e utilize da Liability Driven Investment (LDI) para atingir seus objetivos.