O que é Letra Hipotecária

Letra Hipotecária é um título de renda fixa emitido por instituições financeiras autorizadas e lastreado em crédito imobiliário de primeira hipoteca

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Ao investir em uma Letra Hipotecária, o investidor empresta dinheiro para a instituição financeira em troca de uma rentabilidade. A instituição, por sua vez, utilizará esse dinheiro para captar recursos para o setor imobiliário.

Criada em 1986, a Letra Hipotecária não é um título muito negociado no mercado. Títulos como a Letra de Crédito Imobiliário (LCI), Letra de Crédito do Agronegócio(LCA) e o Certificado de Depósito Bancario (CDB) são mais conhecidos. 

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Como funciona a Letra Hipotecária

As Letras Hipotecárias, como já dito, são lastreadas em crédito imobiliário de primeira hipoteca e ajudam a financiar o setor imobiliário. 

Isso significa que o cliente deixará o imóvel como garantia, ou seja, ele hipoteca o imóvel como forma de conseguir o empréstimo. 

As instituições financeiras que emitem as Letras Hipotecárias a oferecem em forma de juros prefixados, pós-fixados ou híbrida. 

Na primeira delas, a taxa é definida no momento da compra ou empréstimo e não sofrem alterações ao longo da operação. Na segunda, a taxa varia de acordo com o DI ou CDI

Na terceira, os dois primeiros modelos se juntam: existe a opção do IPCA mais a taxa de juros prefixado e do IGP-M mais a taxa de juros prefixado. 

As Letras Hipotecárias têm prazo mínimo de aplicação, que seria de 6 meses (180 dias). O prazo máximo mais recorrente é de 24 meses. Vale lembrar que, quanto maior o tempo do investimento, maior a rentabilidade. 

Atualmente, as Letras de Crédito Imobiliário são muito mais utilizadas para financiar o setor imobiliário do que as Letras Hipotecárias, o que fez com que esta última perdesse um pouco de sua relevância.

Vantagens da Letra Hipotecária

Embora não seja tão famosa, a Letra Hipotecária possui diversas vantagens:

  • Título de baixo risco e com alta rentabilidade, superior à média dos outros investimentos de renda fixa;
  • Possui garantia do Fundo Garantidor de Créditos (FGC), que disponibiliza R$ 250 mil para cada pessoa física;
  • A remuneração pode ser prefixada ou pós-fixada, ajustando-se aos diferentes objetivos dos investidores;
  • Isenção de Imposto de Renda (IR), o que melhora a rentabilidade líquida do investimento e incentiva a captação de recursos para o setor imobiliário.

Desvantagens da Letra Hipotecária

Como todo investimento, vale a pena conhecer o lado não tão bom de suas características. Algumas desvantagens da Letra Hipotecária são:

  • Possui um aporte inicial alto, sendo o mínimo de R$ 20 mil, o que o torna um investimento pouco acessível;
  • Baixa liquidez, pois não é um título muito negociado no mercado;
  • Investimento de médio a longo prazo, o que pode não ser uma boa opção para os investidores que procuram um investimento de curto prazo

Como investir na Letra Hipotecária

Apesar de não ser tão popular, a Letra Hipotecária pode ser encontrada em alguns bancos e instituições financeiras autorizadas. Por conta da criação da LCI, a LH perdeu muito espaço e é difícil de ser encontrada. 

Contudo, caso o investidor encontre uma instituição que emita esse tipo de título, deve-se abrir uma conta nesse banco ou financeira. 

Posteriormente, é necessário saber quais são os objetivos desejados com esse investimento. Realizar um planejamento financeiro pessoal pode ajudar a organizar melhor a carteira e não ter prejuízo. 

De acordo com as metas traçadas por cada Perfil de investidor, será preciso escolher qual Letra Hipotecária está mais alinhada com aquilo que se deseja alcançar. 

É necessário levar em conta a rentabilidade, a capacidade de crédito da instituição que está emitindo o papel, as taxas de juros, os prazos de vencimento e todas as características desse tipo de título. 

Após entender qual será a melhor opção para aquilo que se deseja, é só realizar o investimento. Caso ainda tenha alguma dúvida sobre o que é Letra Hipotecária, consulte o artigo completo sobre Letra Hipotecária.