O que é Letra do Tesouro Nacional

Letra do Tesouro Nacional é um título de renda fixa do Tesouro Direto, lastreado pelo próprio Tesouro Nacional. Ou seja, é um título com alto grau de segurança e baixo risco de não pagamento. 

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Por ser um título público, o a Letra do Tesouro Nacional (LTN) é emitida pelo governo federal como forma de arrecadar recursos. Assim, ao adquirir esse título, o investidor empresta dinheiro para o governo e recebe uma remuneração pelo empréstimo. 

A LTN é definida como pré-fixada, o que significa que a pessoa que investe sabe, antes mesmo de realizar a aplicação, exatamente qual será a rentabilidade ao final do investimento. 

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Características da Letra do Tesouro Nacional

A Letra do Tesouro Nacional (LTN), por ter a sua rentabilidade pré-fixada, também é conhecida como “Tesouro Prefixado”. Ela é uma modalidade de investimentos caracterizada pela sua segurança e por ser mais rentável que outros títulos de renda fixa.  

Essa alta rentabilidade se deve ao fato de que a Letra do Tesouro Nacional não é atrelada a nenhum outro indicador, ou seja, ela não depende das variações da taxa Selic ou da inflação para determinar o rendimento do título. 

Isso significa que, se no momento da compra for definido que a LTN renderá 6% ao ano, essa taxa não sofrerá alterações até o final do prazo estipulado. 

Vale apontar, contudo, que resgatar antes do tempo pode fazer com que o investidor perca parte do rendimento. É importante realizar um planejamento financeiro pessoal para conseguir aproveitar os benefícios que a compra desse título oferece. 

Por ser um investimento de rentabilidade fixa, a Letra do Tesouro Nacional acaba atraindo um Perfil de investidor mais conservador, que acredita que a taxa de juros prefixada será maior do que a taxa Selic ou a inflação. 

Dessa forma, a compra desses títulos é recomendada para aqueles que possuem objetivos definidos e de médio prazo, entre 3 e 6 anos, e principalmente nos momentos em que a taxa Selic e o IPCA não estão subindo. 

Além disso, outra característica importante diz respeito aos tributos que devem ser pagos. Assim como os demais títulos de renda fixa, serão cobrados o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) em caso de resgate em menos de 30 dias e o Imposto de Renda (IR). 

Vantagens da Letra do Tesouro Nacional

Como já demonstrado anteriormente, a Letra do Tesouro Nacional é um título muito interessante, que possibilita uma diversificação da carteira e possui diversas vantagens. Algumas delas são:

  • No momento em que realiza a compra do título, o investidor já sabe a rentabilidade exata que terá ao final do investimento;
  • Um bom investimento de médio prazo, em especial para aqueles que já tem os seus objetivos definidos, como comprar um carro, eletrodoméstico etc;
  • A Letra do Tesouro Nacional é um investimento de baixíssimo risco, uma vez que a garantia é dada pelo próprio governo federal;
  • É uma ótima alternativa quando a taxa Selic e o IPCA estão em baixa;
  • A LTN é um investimento muito fácil de ser feito, já que o investidor deve apenas realizar a aplicação e, na data de vencimento, o resgate. 

Desvantagens da Letra do Tesouro Nacional

Apesar de ter muitas vantagens, é necessário avaliar a Letra do Tesouro Nacional quando for realizar o investimento e considerar se ela está de acordo com os objetivos de cada investidor, assim como se o contexto do mercado é favorável.

Isto porque a LTN pode apresentar algumas desvantagens, como o fato de não poder realizar o resgate antes do período de vencimento sem perder a rentabilidade.

Além disso, se a Taxa Selic e o IPCA estiverem em alta, a LTN deixa de ser a melhor opção de rentabilidade.

Assim, deve-se sempre garantir que os objetivos do investidor estejam alinhados com as características apresentadas pela Letra do Tesouro Nacional para que seja realizado um bom investimento.