O que é LCI - Letra de Crédito Imobiliário

LCI – Letra de Crédito Imobiliário é um investimento de renda fixa emitido por bancos. Ele é isento de imposto de renda e garante retornos superiores aos investimentos tradicionais da Poupança

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Ao aplicar em uma LCI, o investidor oferece um empréstimo ao banco em troca de uma rentabilidade. O banco, por sua vez, utiliza o capital adquirido por meio desse tipo de aplicação para financiar empreendimentos do setor imobiliário

Dessa forma, esse tipo de investimento é rentável tanto para os investidores, quanto para os bancos. Além disso, por ter um vencimento previamente estabelecido, os investidores conseguem ter uma boa ideia de qual será a rentabilidade até o fim do prazo.  

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Como Funciona a LCI 

Os papéis da LCI são emitidos por instituições financeiras privadas e funcionam para o investidor como um empréstimo para o banco que emitiu a Letra de Crédito.

Além de ser isento de cobrança de Imposto de Renda, a LCI é um investimento garantido pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC). Isso significa que a LCI é lastreada por créditos imobiliários.

Atualmente, o investimento em Letras de Crédito Imobiliário pode ser realizado de modo muito simples e acessível.

Primeiramente, a pessoa deve saber qual o seu Perfil de investidor e conferir se a LCI combina com os seus objetivos. Posteriormente, basta ter uma conta ativa em uma corretora de valores regulamentada e confiável. 

Vantagens da LCI

As Letras de Crédito Imobiliário possuem vantagens muito interessantes para o investidor. Algumas delas são:

  • Rentabilidade:  a LCI oferece boa rentabilidade se comparado aos rendimentos dentro do grupo de renda fixa;
  • Isenção de tributos para pessoa física: diferentemente de outros papéis de renda fixa, como CDB ou Tesouro Direto, a LCI não possui tributos;
  • Ausência de taxas: a LCI também não possui nenhuma taxa, ou seja, o rendimento retorna direto para o investidor no prazo de vencimento;
  • Segurança: a LCI é um investimento de baixo risco, pois além do FGC oferecer um lastro por meio de créditos imobiliários, o banco também oferece propriedades por ele financiadas como garantia de que o montante permanecerá seguro;
  • Contribuição para o desenvolvimento da economia: por gerar capital para o setor imobiliário, a LCI auxilia na movimentação da economia e no desenvolvimento do país.

Desvantagens da LCI

Apesar da LCI ser muito vantajosa, ela possui, como todo tipo de investimento, desvantagens que são importantes de serem consideradas antes de tomar a decisão.

A principal delas se encontra nos prazos, porque, se o investidor precisar do dinheiro de volta em um curto período, a LCI pode ser um problema, já que os vencimentos costumam ser de médio prazo.

O mesmo problema serve para aqueles que buscam um investimento de longo prazo. Então, apesar da rentabilidade ser muito favorável, os papéis costumam durar no mínimo 90 dias e no máximo entre três ou quatro anos.

Além do prazo, vale apontar os riscos das LCI. Apesar de baixos, existem três situações que podem oferecer uma desvantagem nesse quesito, então é necessário mencioná-las:

  • Risco de Crédito: possibilidade de o banco emissor da letra ir à falência. Contudo, isso não deve ser um problema, já que há a garantia oferecida pelo FGC;
  • Risco de Mercado: possível oscilação do comportamento de indicadores perante os acontecimentos do mercado, o que oferece risco de resultado negativo.  Porém, não se preocupe, a renda fixa não é tão atingida por esse risco como a Renda Variável;
  • Risco de Liquidez: relacionado com o prazo de vencimento das LCI anteriormente mencionado, esse investimento não permite resgates antes do prazo. Dessa forma, não tem como apanhar a quantia durante a duração da LCI sem perder rentabilidade.

Apesar desses riscos apresentados, é possível evitá-los com facilidade. Através de um planejamento financeiro pessoal adequado e escolhendo uma instituição bancária confiável e com boa classificação, o LCI se torna um investimento de alta segurança.

Caso ainda tenha alguma dúvida sobre o que é LCI - Letra de Crédito Imobiliário, consulte o artigo completo sobre LCI.