O que é LCA

LCA é a Letra de Crédito do Agronegócio, um título de renda fixa emitido por bancos. É um investimento de baixo risco, com alta rentabilidade, sem incidência de Imposto de Renda e ideal para aqueles que desejam diversificar a carteira de investimentos.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Ao investir em LCA, o investidor está emprestando dinheiro para o banco que, por sua vez, utilizará esse dinheiro para financiar o setor agrícola. Por não possuir taxação, o investidor recebe em troca o seu dinheiro acrescido de uma taxa de juros.

O vencimento e a taxa de rentabilidade são definidos no momento da compra. Além disso, o LCA é protegido por meio do Fundo Garantidor de Crédito (FGC), que cobre o valor de até R$ 250.000,00 por pessoa física. 

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Tipos de LCA

Ao se tratar de remuneração, existem três tipos de LCA, que devem ser escolhidas de acordo com cada Perfil de investidor. São elas: 

  • LCA Prefixada: o cliente sabe de antemão qual será a taxa de juros que a instituição financeira irá pagar, visto que ela é determinada no momento da aplicação. É a opção mais segura, pois o investidor não precisa se preocupar com as oscilações econômicas; 
  • LCA Pós-fixada: a rentabilidade é fixada posteriormente à compra, no momento do resgate. O valor é formado por um percentual de alguma taxa de juros (podendo ser SELIC, CDI ou IPCA), chamada de indexador;
  • LCA Híbrida: combina as características dos dois primeiros tipos, pois o rendimento é definido por um indexador e soma a uma taxa de juros previamente estipulada. 

Vantagens LCA 

As Letras de Crédito do Agronegócio possuem diversas vantagens que podem chamar a atenção do investidor. Algumas delas são:

  • Rentabilidade:  a LCA oferece boa rentabilidade se comparado aos rendimentos dentro do grupo de renda fixa;
  • Diversificação: esse investimento é recomendado para a diversificação da carteira. Como ele financia setores específicos e estratégicos da economia, o investidor ganha dinheiro e ainda auxilia no desenvolvimento do setor no agronegócio;
  • Isenção de tributos para pessoa física: diferentemente de outros papéis de renda fixa, como CDB ou Tesouro Direto, a LCA não possui tributos;
  • Ausência de taxas: a LCA também não possui nenhuma taxa, ou seja, o rendimento retorna direto para o investidor no prazo de vencimento;
  • Segurança: a LCA é um investimento de baixo risco, pois o FGC dá uma garantia de até R$ 250 mil por pessoa física. 

Desvantagens LCA

Apesar da LCA ser muito vantajosa, ela possui, como todo tipo de investimento, desvantagens que são importantes de serem pontuadas, e devem ser levadas em consideração antes de tomar a decisão.

A principal delas se encontra nos prazos, tanto para o investidor que precisa do dinheiro de volta em um curto período, quanto para aquele que deseja fazer um investimento de longo prazo.

Isso porque a LCA costuma ter um período de vencimento de médio prazo: no mínimo 90 dias e no máximo entre três ou quatro anos.

Além do prazo, vale apontar alguns possíveis riscos das LCA que, apesar de baixos, devem ser mencionados:

  • Risco de Crédito: possibilidade de o banco emissor da letra ir à falência. Contudo, isso não deve ser um problema, já que há a garantia oferecida pelo FGC;
  • Risco de Mercado: possível oscilação do comportamento de indicadores perante os acontecimentos do mercado, o que oferece risco de resultado negativo;
  • Risco de Liquidez: a LCA não permite resgates antes do prazo. Dessa forma, não tem como apanhar a quantia durante a duração da LCA sem perder rentabilidade.

Apesar desses riscos apresentados, é possível evitá-los com facilidade. Através de um bom planejamento financeiro pessoal e escolhendo um banco confiável e com boa classificação, menor será a chance da LCA oferecer algum risco ao investimento. 

Caso ainda tenha alguma dúvida sobre o que é LCA, consulte o artigo completo sobre LCA.