O que é Large Caps

Large Caps é uma empresa de grande porte, que possui alta capitalização na bolsa de valores e é reconhecida por liderar o mercado no qual atua.  

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Também chamada de “blue chips” ou “ações de primeira linha”, esse tipo de empresa possui um crescimento estável e acaba sendo a opção mais segura para aqueles com o Perfil de investidor mais conservador, ou para quem está iniciando. 

Para ser considerada uma Large Caps, a empresa precisa ter capitalização igual ou acima de 10 bilhões de dólares, perdendo apenas para as Mega Caps, que possuem capitalização igual ou acima de 200 bilhões de dólares. 

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Características das Large Caps 

As empresas classificadas como Large Caps possuem alguns aspectos que lhe conferem um lugar de notoriedade no mercado como um todo. Além de serem empresas de grande porte e com alta capitalização, as suas principais características são:

  • Maior visibilidade: por serem grandes empresas, as Large Caps são analisadas com frequência e, consequentemente, os dados que são produzidos sobre a mesma se tornam mais acessíveis;
  • Reconhecimento e estabilidade no mercado: as Large Caps são ações de empresas mais consolidadas e popularmente conhecidas por serem líderes de seus segmentos.
  • Boa liquidez: uma vez que as Large Caps possuem um bom volume financeiro, o investidor tem mais facilidade de vender e comprar as ações no mercado
  • Menor volatilidade e precificação mais estável: quando comparada com as ações que possuem diferentes valores no mercado, as Large Caps possuem cotações diárias menos voláteis do as outras;
  • Pouca dívida: geralmente, as Large Caps costumam ter pouca ou nenhuma dívida.

Exemplo de Large Caps

Por serem empresas grandes e presentes de alguma forma no dia a dia, as ações Large Caps, geralmente, são aquelas conhecidas tanto por aqueles que possuem entendimento sobre mercado financeiro, quanto aqueles que não dominam o assunto.

As Large Caps mais conhecidas no Brasil são:

  • Ambev (ABEV3);
  • Petrobrás (PETR4)
  • Itaú (ITUB4);
  • Bradesco (BBDC4)
  • Vale (VALE3);

Large Caps, Mid Caps, Small Caps

Além das Large Caps, existem também dois tipos de ações mais conhecidas, que possuem diferentes valores no mercado: as Small caps e as Mid Caps.

As Small Caps são ações de empresas com baixa capitalização, ou seja, menor valor de mercado. No geral, são papéis que variam entre 300 milhões de dólares e 2 bilhões de dólares.

São denominadas de “ações de terceira linha” e contemplam as empresas mais recentes, que não são líderes nos seus segmentos, e as empresas com mais tempo no mercado, mas que estão concentradas em setores menores.

Embora sejam ações com menor liquidez e com maior oscilação entre resultados bons e ruins, as Small Caps possuem maior potencial de crescimento e valorização do que as ações das Large Caps.

Sendo assim, elas acabam sendo um investimento interessante para aqueles investidores mais experientes e que não temem o risco.

As Mid Caps são ações com um valor de capitalização que variam de 2 a 10 bilhões de dólares. Conhecidas como “ações de segunda linha”, elas ficam entre as Small Caps e as Large Caps no quesito crescimento e volatilidade.

Assim, em relação à primeira, elas possuem maior taxa de crescimento e menor volatilidade. Em comparação com as Large Caps, elas crescem menos e oscilam mais.

As Large Caps chamam mais atenção de alguns investidores justamente porque são empresas mais consolidadas no mercado do que as Small e Mid Caps. Por possuírem maior capitalização, possuem, também, um menor risco aos investidores.

Portanto, por serem mais conhecidas e possuírem uma maior reputação, essas empresas possuem mais liquidez e menos volatilidade do que as demais, o que fornece uma maior segurança.