O que é LAJIR

LAJIR é o Lucro Antes de Juros e Imposto de Renda, um indicador que representa o desempenho do lucro operacional de uma empresa. 

Também conhecido pela sua sigla em inglês, EBIT (Earnings Before Interest and Taxes), o LAJIR exclui as despesas ou receitas financeiras, contabilizando somente a geração de lucro resultante das atividades operacionais. 

Dessa forma, com esse indicador de desempenho, é possível ter mais conhecimento sobre a lucratividade de um negócio, além de ser uma ferramenta que possibilita comparar a produtividade entre as empresas. 

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

LAJIR e Lucro Operacional 

O LAJIR, enquanto um indicador de desempenho, é essencial para mensurar a performance operacional de uma empresa, já que ele revela o lucro operacional. 

O lucro operacional, por sua vez, é o lucro gerado somente pelas principais atividades da empresa, ou seja, pela operação do negócio. Assim, deve-se descontar qualquer movimentação financeira, como despesas administrativas, operacionais e comerciais.  

Assim, conhecer e saber calcular o lucro operacional é de extrema importância para o empreendedor conhecer a lucratividade do seu negócio. 

Isso porque fatores externos, como Imposto de Renda e pagamentos de juros, que compõem o resultado de uma empresa, podem dificultar a compreensão da capacidade da mesma de gerar lucros a partir de suas operações. 

O LAJIR e, consequentemente, o lucro operacional, podem ser encontrados previamente calculados nos sites das empresas listadas na bolsa de valores, por meio de seu Demonstrativo de Resultado do Exercício (DRE)

Vale ressaltar que o lucro operacional é diferente do lucro bruto. Neste último, calcula-se a diferença entre o lucro total e os custos associados à fabricação, como a compra de matéria prima, e à venda dos produtos e serviços.

LAJIR e Investimentos

Saber o LAJIR de uma empresa não é importante somente para aqueles que fazem parte da mesma. Para um investidor que deseja saber o potencial de ganhos de um negócio, esses dados são muito úteis. 

Sendo assim, o Lucro Antes de Juros e Imposto de Renda é bem relevante para auxiliar o investidor a tomar sua decisão, visto que este indicador pode ser utilizado na sua análise fundamentalista

Desse modo, o investidor poderá comparar as empresas de um mesmo setor e definir qual delas lhe renderá mais ganhos, evitando que o sujeito realize investimentos ruins e colocando-o na direção do que lhe será mais lucrativo. 

Como calcular o LAJIR

Para calcular o LAJIR é necessário, em primeiro lugar, saber o valor do lucro operacional. A maioria das empresas possuem esse dado em suas respectivas DRE (Demonstração de Resultado do Exercício).

Caso essa informação não esteja disponível, basta saber o lucro líquido e adicionar os valores dos impostos e a soma do resultado financeiro da empresa.

O cálculo se dá da seguinte maneira:

  • Lucro operacional = Lucro Líquido + Resultado Financeiro + Impostos 

Dessa forma, como o lucro operacional representa o LAJIR, o resultado obtido através dessa conta será, também, o valor do LAJIR

Diferença entre LAJIR e LAJIDA

LAJIR e LAJIDA são dois indicadores que fornecem informações importantes e de forma objetiva. Contudo, há diferença entre eles.

O LAJIDA, sigla para Lucros Antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização, é um indicador financeiro utilizado para revelar a capacidade de uma empresa em gerar caixa.

Conhecido, também, pela sigla em inglês EBITDA (Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization), este indicador exclui os custos que não estão vinculados com a essência da empresa, ou seja, com sua atividade principal.

Por se aproximar mais da geração de caixa do negócio, o LAJIDA é mais utilizado do que o LAJIR. Isto porque o LAJIDA não contabiliza as depreciações e amortizações em seu cálculo.

Caso ainda tenha alguma dúvida sobre o que é LAJIR, consulte o artigo completo sobre LAJIR.