O que é LAJIDA

LAJIDA é o Lucro Antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização, um indicador financeiro que representa a geração de caixa operacional de uma empresa. 

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Em outras palavras, o LAJIDA é o quanto o negócio gera de lucro apenas considerando as suas atividades operacionais, antes de ser descontado o que a empresa gastou com juros e impostos, e perdeu com depreciação e amortização. 

Trata-se de um indicador muito utilizado para avaliar empresas listadas no mercado da bolsa de valores. Ele é usufruído por investidores e administradores de empresas, pois possibilita que seja analisado todo o processo da geração de valor.  

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Função do LAJIDA

Conhecido, também, pela sigla em inglês EBITDA (Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization), esse indicador financeiro tem a função de auxiliar na avaliação das empresas, com foco no seu desempenho operacional. 

Por não levar em consideração os juros, impostos, depreciação e amortização, ou seja, não levar em conta o que não faz parte da atividade principal da empresa, o LAJIDA tenta retratar fielmente apenas a geração de caixa

Essa geração de caixa, por sua vez, é capaz de medir a capacidade que a empresa tem de produzir recursos, o que fornece uma noção real sobre o seu desempenho e eficiência. 

Assim, principalmente por essa qualidade de conseguir apresentar de forma mais nítida os resultados do negócio, com menos possibilidades de ilusões, como é o caso do lucro líquido, o LAJID é avaliado com frequência pelos analistas de ações. 

LAJIDA e Investimentos

As características que tornam o LAJIDA um indicador importante para a própria empresa, também o colocam em posição de destaque para os investidores que estão analisando as empresas listadas na bolsa de valores. 

Como um indicador financeiro, o LAJIDA serve para analisar a capacidade de geração de lucro que um negócio possui. Contudo, por demonstrar esse resultado de forma mais clara, este indicador, se comparado com alguns outros, acaba sendo mais utilizado.   

Ele permite que os investidores realizem análises que são fundamentais para apreender a evolução do resultado operacional no decorrer do tempo, observando se a empresa está conseguindo se desenvolver e se tornar mais lucrativa por meio de suas operações.   

Nesse sentido, o LAJIDA ainda permite uma comparação entre as empresas que ocupam o mesmo setor, o que ajuda o sujeito a saber em qual negócio é melhor arriscar de acordo com o seu Perfil de investidor.

Como calcular o LAJIDA

Para calcular o LAJIDA é necessário, em primeiro lugar, saber alguns dados disponíveis nos Demonstrativos de Resultados do Exercício (DRE) da empresa em questão. 

Dessa forma, deve-se chegar ao Lucro Operacional Líquido, também conhecido como LAJIR, por meio da seguinte fórmula:

  • Lucro Operacional Líquido (ou LAJIR) = Receita líquida de vendas – Custo dos produtos vendidos – Despesas operacionais

Após obter esse resultado, é só aplicar a fórmula a seguir para chegar ao valor do LAJIDA:

  • LAJIDA = Lucro operacional líquido + Depreciações + Amortizações

LAJIDA e LAJIR

LAJIDA e LAJIR são dois indicadores que fornecem informações importantes e de forma objetiva. Contudo, é possível perceber, até mesmo pela fórmula de cálculo do LAJIDA, que existem diferenças entre os dois. 

LAJIR é o Lucro Antes de Juros e Imposto de Renda, um indicador que apresenta o desempenho do lucro operacional de uma empresa, ou seja, os ganhos e despesas realmente ligados com as atividades da mesma. 

Também conhecido pela sua sigla em inglês, EBIT (Earnings Before Interest and Taxes), o LAJIR exclui as despesas ou receitas financeiras, contabilizando somente a geração de lucro resultante das atividades operacionais. 

Embora as definições sejam semelhantes, o LAJIR representa o lucro contábil, diferentemente do LAJIDA, que adiciona o valor da depreciação e da amortização e representa a geração de caixa da empresa.

Portanto, uma vez que se aproxima mais da geração de caixa do negócio, o LAJIDA acaba sendo mais utilizado do que o LAJIR. 

Caso ainda tenha alguma dúvida sobre o que é LAJIDA, consulte o artigo completo sobre LAJIDA.