O que é LAIR

LAIR é o Lucro Antes do Imposto de Renda e Contribuição Social, indicador financeiro que representa os valores adquiridos pela empresa antes da aplicação das taxas de impostos, como o Imposto de Renda e a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido. 

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Esse indicador é responsável por assinalar se o período foi lucrativo ou não, apenas de acordo com as suas operações. Isso significa que o LAIR exclui as movimentações financeiras do seu cálculo. 

Nesse sentido, ele faz parte do cálculo do lucro operacional do negócio e é importante para que a empresa tenha um controle com relação ao montante de recursos destinados ao governo. 

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Onde encontrar o LAIR 

O Lucro Antes do Imposto de Renda faz parte da Demonstração de Resultado do Exercício (DRE) de cada empresa. O DRE tem, justamente, a função de demonstrar qual foi o resultado econômico do exercício do negócio.

As informações contidas nesta Demonstração são importantes tanto para o investidor, quanto para o mercado em geral. Nela consta tudo o que a empresa recebeu ao longo de um período, que costuma ser anual, mas pode ser mensal ou trimestral.

De acordo com o artigo 187 da Lei nº 6.404, deve constar na Demonstração de Resultado do Exercício:

  • A receita bruta das vendas e serviços, as deduções das vendas, os abatimentos e os impostos;
  • A receita líquida das vendas e serviços, o custo das mercadorias e serviços vendidos e o lucro bruto;
  • As despesas com as vendas, as despesas financeiras, deduzidas das receitas, as despesas gerais e administrativas, e outras despesas operacionais;
  • O lucro ou prejuízo operacional, as outras receitas e as outras despesas;
  • O resultado do exercício antes do Imposto sobre a Renda e a provisão para o imposto;
  • As participações de debêntures, empregados, administradores e partes beneficiárias, mesmo na forma de instrumentos financeiros, e de instituições ou fundos de assistência ou previdência de empregados, que não se caracterizem como despesa;
  • O lucro ou prejuízo líquido do exercício e o seu montante por ação do capital social.

Como calcular o LAIR 

O cálculo realizado para encontrar o LAIR exige alguns passos. Em primeiro lugar, deve-se subtrair o Imposto de Renda e a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) da Receita Operacional Bruta.

Chega-se, então, à receita líquida, da qual deve-se descontar os custos das mercadorias vendidas. A partir desse resultado, que revela o lucro bruto, deve-se subtrair as despesas operacionais, o que determinará o lucro operacional.

Por fim, é necessário subtrair as despesas não operacionais e adicionar as receitas não operacionais para, finalmente, obter o resultado do LAIR. O resumo é apresentado da seguinte forma:

  • Receita Bruta – impostos (IR e CSLL) = Receita Líquida
  • Receita Líquida – Custo das mercadorias = Lucro Bruto
  • Lucro Bruto – Despesas operacionais = Lucro Operacional
  • Lucro Operacional – Despesas não operacionais + Receitas não operacionais = LAIR

Função do LAIR 

Como já revelado, o LAIR é o resultado financeiro de uma empresa antes que sejam pagos o Imposto de Renda e a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL).

Esse cálculo revela a lucratividade, visto que os aspectos que dizem respeito a ele são somente aqueles que estão diretamente conectados à empresa, ou seja, somente com base nas suas operações.

Assim como outros indicadores financeiros, ele é importante para analisar como está a saúde da empresa. Isto é revelado através das demonstrações financeiras do negócio, no qual consta a diferença entre o LAIR e o seu lucro líquido.

Portanto, caso o resultado apresentado pelo LAIR seja negativo, será um indicativo para a empresa de que algo não vai bem. Isso evidenciará que, provavelmente, as operações não estão gerando lucros e, consequentemente, as estratégias precisarão mudar.