O que é KPI - Key Performance Indicator

KPI - Key Performance Indicator é um indicador que serve como métrica para quantificar o desempenho de uma empresa, tendo como base quais eram os seus objetivos e quais foram os resultados alcançados. 

Esses indicadores de desempenho têm como função avaliar a eficácia das ações tomadas pela empresa, assim como determinar a evolução da mesma ao longo da busca por seus objetivos. 

Os KPI são muito utilizados por chefes e executivos de empresas e também são muito úteis para esclarecer qual o próximo passo na direção da meta que deve ser atingida.

 

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Importância do KPI 

O Key Performance Indicator é muito importante para um negócio ser bem sucedido e, por conta disso, deve ser sempre analisado.

Medir, acompanhar e avaliar os resultados de uma iniciativa realizada pela empresa, atentando-se sempre para quais eram os objetivos previamente estipulados, é a melhor forma de saber se as estratégias estão sendo eficazes

Assim, as conclusões das análises dos KPI permitem quantificar e qualificar o desempenho da empresa durante um determinado período. Isso é benéfico tanto para os chefes e líderes, quanto para os subordinados. 

Através dos indicadores de desempenho, os funcionários conhecem e se envolvem com os objetivos da empresa, sempre no intuito de alinhar esforços para executar as estratégias da melhor forma e atingir as metas desejadas. 

O KPI também permite que os trabalhadores vejam com mais clareza o quanto suas atividades na empresa colaboram para o sucesso da mesma, ou o quanto precisam melhorar. Isso os impulsiona a continuar realizando o serviço. 

Por outro lado, os superiores utilizam os resultados dos KPI para definirem o rumo da empresa, seja no sentido de continuar com as iniciativas que estão funcionando, seja para modificar aquelas que não alcançaram os objetivos. 

Nesse sentido, o Key Performance Indicator é essencial para a equipe de marketing digital da empresa. É por meio dos dados extraídos desses indicadores que os analistas de marketing definirão suas estratégias. 

Tipos de KPI 

 O desempenho da empresa pode ser analisado através de vários dados fornecidos pelos diferentes indicadores. Alguns são:

  • Indicadores Estratégicos (como o ARPU): utilizada, por exemplo, por investidores que fazem análise fundamentalista, este indicador é responsável por analisar se as metas estão sendo alcançadas de acordo com os objetivos estabelecidos;
  • Indicadores de Produtividade: mede o rendimento e a eficiência dos recursos e insumos da empresa;
  • Indicadores de Qualidade: geralmente atua junto com o indicador de produtividade e verifica a qualidade das tarefas que estão sendo realizadas em cada setor, como, por exemplo, a qualidade do produto;
  • Indicadores de Capacidade: responsável por medir a capacidade de resposta de um produto por meio da relação entre as saídas desse produto e o intervalo de tempo;
  • Indicador de turnover (rotatividade): serve para avaliar a rotatividade dos funcionários de uma empresa, o que permite entender o nível de satisfação dos colaboradores da equipe;
  • Indicador de conversão de leads em clientes: utilizados principalmente pelo marketing digital para medir a conversão dos visitantes de sites em clientes. Ou seja, quantas das pessoas que visitaram o site consumiram o produto. 

Como utilizar o KPI

Cada empresa deve saber as melhores estratégias para utilizar e administrar os indicadores de desempenho. Contudo, alguns passos são fundamentais: 

  • Entender plenamente as estratégias que serão utilizadas, ou seja, saber o porquê dessas estratégias;
  • Definir quais objetivos e metas se deseja alcançar;
  • Escolher o KPI que será mais relevante e viável para a empresa conseguir calcular;
  • Coletar informações periodicamente e armazená-las para acompanhar a performance ao longo do tempo;
  • Analisar essas informações e verificar se as metas estão sendo atingidas;
  • Corrigir os desvios necessários caso surja algum problema ou a estratégia não esteja dando certo. 

Mesmo no cenário onde os dados dos indicadores são sempre favoráveis, é necessário estar em constante análise dos KPI para melhorar os processos, ou evitar que problemas afetem o bom funcionamento da empresa.