O que é Know-How

Know-How é um conjunto de conhecimentos técnicos e práticos que conferem competência a algum profissional ou empresa em determinada atividade. 

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

A expressão em inglês, que significa “saber como” ou “saber fazer”, é muito utilizada no universo do mercado e das corporações, em especial pela constante necessidade das empresas de se destacarem nesses ambientes marcados pela concorrência. 

O Know-How exige uma série de preparações, investimentos e aprimoramento constantes para que tanto o profissional, quanto o negócio se destaquem como especialistas e estejam aptos às mudanças do mercado. 

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Importância do Know-How

O mercado de trabalho é muito marcado por exigir, cada vez mais, que seus trabalhadores dominem uma série de conhecimentos e habilidades, em especial no momento da contratação.

Isso é um reflexo da própria competitividade do mercado e das exigências que os clientes possuem na hora de escolher um produto ou serviço, visto que sempre buscam aqueles que tem um diferencial de qualidade e que irão satisfazer suas necessidades.

Nesse sentido, é de extrema importância haver preparações, estudos e investimentos que permitam ao funcionário e à empresa estarem em constante aprimoramento de suas capacidades.

Esse conjunto de habilidades técnicas, conhecimentos e práticas ao qual o Know-How faz referência é o que qualificará o serviço ou o produto como os melhores dentro de suas respectivas áreas.

Definir que uma pessoa ou um estabelecimento possui o Know-How significa afirmar que eles são especialistas em um determinado serviço, mercado ou produto. Isso implica em classificá-los como referências na área, colocando-os em vantagem frente aos concorrentes.

Dessa forma, para além de bons equipamentos, infraestrutura e tecnologia, uma empresa que pretende se destacar e atrair bons investidores deve possuir ativos intangíveis, como o Know-How, e saber aplicá-los de acordo com os seus objetivos.

A presença de um bom Know-How é determinante para que profissionais e empresas consigam se adaptar às constantes mudanças do mercado, desenvolvendo soluções inovadoras que lhes possibilitem um lugar de notoriedade. 

Do ponto de vista do investidor, o Know-How atua da mesma maneira. Ter o conhecimento sobre o mercado e saber fazer um bom planejamento financeiro pessoal pode ser, muitas vezes, mais importante para a obtenção de lucro do que ter o capital para investir. 

Know-How e Know-Why 

A expressão Know-Why, que pode ser traduzida como “saber porquê”, refere-se à necessidade de empresas e profissionais entenderem os motivos que os levam a tomar alguma decisão ou realizar determinada atividade.

Pode-se dizer que o Know-Why é a etapa anterior e complementar ao Know-How: não basta apenas saber realizar as funções com maestria, é preciso dar um passo para trás e entender o porquê das coisas antes de elaborar a melhor estratégia de ação.

A partir da implementação desse conceito, a empresa deve se dedicar a estudar as movimentações do mercado e os hábitos dos consumidores, de forma que consigam atender o cliente da melhor forma e atingir seus objetivos a curto e longo prazo. 

Como desenvolver o Know-How

O Know-How pode ser desenvolvido por profissionais e empresas a partir de algumas práticas e investimentos. Para os profissionais, as dicas são:

  • Manter hábito de leitura: estar atualizado sobre determinado assunto possibilita ao sujeito ter um arsenal maior de conhecimento no momento de propor ideias inovadoras;
  • Investir em cursos e treinamentos: além do ensino superior, é importante buscar novas especialidades e aprendizados;
  • Networking: estabelecer relacionamentos que agreguem informações, conhecimentos e experiências nos assuntos de interesse. 

Para as empresas, as sugestões são:

  • Pesquisa de mercado: é necessário conhecer os movimentos do mercado e conhecer o comportamento do consumidor para fornecer estratégias mais assertivas;
  • Tecnologia e inovação: oferecer novos produtos e serviços que estejam de acordo com as transformações ocorridas no mundo, especialmente no universo tecnológico, é essencial para garantir a qualidade do produto e a satisfação do consumidor;
  • Colaboradores: oferecer suporte aos funcionários e colaboradores é essencial para que eles realizem um bom trabalho. Assim, torna-se necessário investir em boas condições de trabalho, cursos de aperfeiçoamento e salários justos. 

Por fim, a partir do momento que profissionais e empresas detém o Know-How, eles garantem a eficácia do desempenho nas suas atividades e passam a ter técnicas que os concorrentes não possuem, assegurando sua vantagem no mercado.