GLOSSARIO
Know-How
O que é Know-How. Entenda melhor o conceito de Know-How e descubra sua importância!
O que é Know-How
Know-How é um conjunto de conhecimentos técnicos e práticos que conferem competência a algum profissional ou empresa em determinada atividade.
→ Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.
A expressão em inglês, que significa “saber como” ou “saber fazer”, é muito utilizada no universo do mercado e das corporações, em especial pela constante necessidade das empresas de se destacarem nesses ambientes marcados pela concorrência.
O Know-How exige uma série de preparações, investimentos e aprimoramento constantes para que tanto o profissional, quanto o negócio se destaquem como especialistas e estejam aptos às mudanças do mercado.
→ Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.
Importância do Know-How
O mercado de trabalho é muito marcado por exigir, cada vez mais, que seus trabalhadores dominem uma série de conhecimentos e habilidades, em especial no momento da contratação.
Isso é um reflexo da própria competitividade do mercado e das exigências que os clientes possuem na hora de escolher um produto ou serviço, visto que sempre buscam aqueles que tem um diferencial de qualidade e que irão satisfazer suas necessidades.
Nesse sentido, é de extrema importância haver preparações, estudos e investimentos que permitam ao funcionário e à empresa estarem em constante aprimoramento de suas capacidades.
Esse conjunto de habilidades técnicas, conhecimentos e práticas ao qual o Know-How faz referência é o que qualificará o serviço ou o produto como os melhores dentro de suas respectivas áreas.
Definir que uma pessoa ou um estabelecimento possui o Know-How significa afirmar que eles são especialistas em um determinado serviço, mercado ou produto. Isso implica em classificá-los como referências na área, colocando-os em vantagem frente aos concorrentes.
Dessa forma, para além de bons equipamentos, infraestrutura e tecnologia, uma empresa que pretende se destacar e atrair bons investidores deve possuir ativos intangíveis, como o Know-How, e saber aplicá-los de acordo com os seus objetivos.
A presença de um bom Know-How é determinante para que profissionais e empresas consigam se adaptar às constantes mudanças do mercado, desenvolvendo soluções inovadoras que lhes possibilitem um lugar de notoriedade.
Do ponto de vista do investidor, o Know-How atua da mesma maneira. Ter o conhecimento sobre o mercado e saber fazer um bom planejamento financeiro pessoal pode ser, muitas vezes, mais importante para a obtenção de lucro do que ter o capital para investir.
Know-How e Know-Why
A expressão Know-Why, que pode ser traduzida como “saber porquê”, refere-se à necessidade de empresas e profissionais entenderem os motivos que os levam a tomar alguma decisão ou realizar determinada atividade.
Pode-se dizer que o Know-Why é a etapa anterior e complementar ao Know-How: não basta apenas saber realizar as funções com maestria, é preciso dar um passo para trás e entender o porquê das coisas antes de elaborar a melhor estratégia de ação.
A partir da implementação desse conceito, a empresa deve se dedicar a estudar as movimentações do mercado e os hábitos dos consumidores, de forma que consigam atender o cliente da melhor forma e atingir seus objetivos a curto e longo prazo.
Como desenvolver o Know-How
O Know-How pode ser desenvolvido por profissionais e empresas a partir de algumas práticas e investimentos. Para os profissionais, as dicas são:
- Manter hábito de leitura: estar atualizado sobre determinado assunto possibilita ao sujeito ter um arsenal maior de conhecimento no momento de propor ideias inovadoras;
- Investir em cursos e treinamentos: além do ensino superior, é importante buscar novas especialidades e aprendizados;
- Networking: estabelecer relacionamentos que agreguem informações, conhecimentos e experiências nos assuntos de interesse.
Para as empresas, as sugestões são:
- Pesquisa de mercado: é necessário conhecer os movimentos do mercado e conhecer o comportamento do consumidor para fornecer estratégias mais assertivas;
- Tecnologia e inovação: oferecer novos produtos e serviços que estejam de acordo com as transformações ocorridas no mundo, especialmente no universo tecnológico, é essencial para garantir a qualidade do produto e a satisfação do consumidor;
- Colaboradores: oferecer suporte aos funcionários e colaboradores é essencial para que eles realizem um bom trabalho. Assim, torna-se necessário investir em boas condições de trabalho, cursos de aperfeiçoamento e salários justos.
Por fim, a partir do momento que profissionais e empresas detém o Know-How, eles garantem a eficácia do desempenho nas suas atividades e passam a ter técnicas que os concorrentes não possuem, assegurando sua vantagem no mercado.