O empresário alemão, Klaus-Michael Kühne, é conhecido por ser o dono e presidente honorário da Küehne + Nagel, uma empresa internacional de transporte e logística.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Ele é o proprietário majoritário da empresa fundada por seu avô, August Kuehne, com 53% das ações. 

O magnata da logística também é conhecido por suas atividades de investimento. Em 2022, ele dobrou sua participação na Deutsche Lufthansa AG (ETR: LHA), a maior companhia aérea da Alemanha.

A fortuna de Klaus-Michael Kuehne está estimada em US$ 34,9 bilhões pela Forbes, o que o torna um dos homens mais ricos da Alemanha e o 29º bilionário mais rico do mundo em 2023.

Conheça mais da trajetória do bilionário do transporte aéreo e marítimo.

Quem é Klaus-Michael Kuehne

Klaus-Michael Kuehne é um empresário bilionário alemão, atual presidente honorário da Kuehne+Nagel International AG, com sede em ‎Schindellegi‎, Suíça.

Ele ingressou em 1958 na empresa, co-fundada por seu avô, August Kühne, assumindo o cargo de CEO em 1966. É também o proprietário majoritário da empresa, com 53,3%.

Vida e carreira

Klaus-Michael Kühne nasceu em 2 de junho de 1937, em Hamburgo, na Alemanha, filho de  Alfred Kühne e sua esposa Mercedes.

Desde cedo Klaus-Michael foi preparado para entrar e continuar os negócios da família, a empresa Kuehne + Nagel, que começou em 1890 com seu avô, August Kühne, e Friedrich Nagel, quando os dois fundaram a empresa de transporte de Breman.

Após sua formatura no ensino médio, em 1956, Klaus-Michael passou por vários treinamentos. Ele passou dois anos no setor bancário, seguido de treinamento intensivo em despachantes, operações de navios e empresas de corretagem de navios.

Em 1958, ele finalmente se tornou estagiário na empresa familiar e, em 1963, ingressou como membro da Diretoria Executiva e sócio júnior.

Em 1966, Klaus-Michael Kuehne se tornou CEO do recém-criado Grupo Kuehne + Nagel. Ele ocupou esse cargo até 1975. 

Sob seu governo, a sede da empresa foi transferida para a cidade suíça de Schindellegi, no lago Zurique. 

Em meados dos anos 70, depois que seu pai se aposentou para a presidência honorária do conselho, Klaus-Michael avançou para os cargos mais altos.

Foi nomeado Presidente do Conselho de Administração da sede internacional da empresa na Suíça e presidente da comissão de nomeações e remunerações.

Em 1994, a empresa abriu seu capital (SWX: KNIN), na época Kuehne possuía 55,8% de suas ações.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Quatro anos depois, em 1998, ele se afastou do cargo de Presidente do Conselho de Administração e foi reeleito como Presidente e Delegado do Conselho de Administração.

Em 2011, Klaus-Michael Kühne se aposentou do cargo de Presidente do Conselho de Administração da Kühne + Nagel para dedicar-se inteiramente às suas atividades de investimento.

Klaus-Michael  mora na Suíça desde 1975, na cidade de Schindellegi, local da sede da Kühne + Nagel. 

Kuehne é filho único e não tem filhos, o que gerou discussões sobre quem seria seu o sucessor nos negócios.

Segundo ele, sua fundação de caridade continuará administrando sua fortuna depois que falecer.

A Fundação Kühne foi fundada junto aos seus pais no ano de 1976, concentrando seus esforços no apoio à formação, educação continuada, bolsas e investigação nas áreas de transporte e logística.

A Fundação Kühne também está fortemente envolvida na área da medicina, projetos humanitários, beneficentes e culturais, nas quais estabeleceu um Campus de Medicina em Davos, Suíça, apoiando dois grandes projetos de pesquisa nas áreas de alergologia e cardiologia, e administra o Hochgebirgsklinik.

Onde investe Klaus-Michael Kühne

Klaus-Michael Kühne é o acionista majoritário do Grupo Kühne+Nagel. Ele também dirige a Kuhne Holding AG, estabelecida em 1993.

Em 2016, adquiriu 20% da VTG, empresa de logística ferroviária. Em abril de 2020, aumentou sua participação na transportadora Hapag-Lloyd, uma das principais linhas de transporte de contêineres do mundo, para 30%, tornando-o o maior acionista.

Ele ainda detém uma participação de 17,5% na Lufthansa AG, a maior companhia aérea da Alemanha, e se tornou seu maior investidor individual.

Além disso, a Kühne Holding AG é proprietária de imóveis e atua no segmento de hotéis de luxo. 

Em Maiorca, na Espanha, ele transformou o Castell Son Claret, um castelo de 600 anos, em um hotel de luxo.

Também adquiriu o falido InterContinental Hotel, em Hamburgo, transformando-o em outro hotel, The Fontenay.

No entanto, uma de suas iniciativas mais caras é o investimento na equipe esportiva Hamburger Sport-Verein, que joga na segunda divisão do futebol profissional na Alemanha.

Desde 2010 ajudou o clube a financiar a aquisição dos jogadores. No início de 2015 ele comprou 7,5% do clube e também conquistou os naming rights do estádio.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.