O que é Kd

Kd é o custo de capital de terceiros de uma empresa, ou seja, o que corresponde a todos os recursos obtidos por uma instituição externa à firma.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Essa é uma forma de um negócio conseguir crédito através de empréstimos e financiamentos realizados por instituições financeiras. Assim, esse capital serve como um adicional aos ativos da empresa. 

Isso possibilita o alcance de alguns objetivos dessas empresas, como equilibrar o fluxo de caixa, pagar multas e taxas, investir no processo operacional da empresa, refinanciar solicitações de crédito anteriores, entre outros. 

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Vantagens do Kd 

Na maioria das vezes, o custo para adquirir o capital de terceiros, ou seja, de realizar financiamentos e empréstimos, é menor do que o custo do capital próprio (Kd). 

Assim, é mais vantajoso para a firma se alavancar para conseguir realizar as operações desejadas e, a partir do lucro obtido por essas operações, pagar as dívidas decorrentes do empréstimo. 

Dessa forma, a empresa não precisa utilizar o capital próprio e mexer na estabilidade das finanças da empresa. Isso favorece a sua situação financeira, principalmente a curto prazo. 

Além disso, as maiores vantagens do custo de capital de terceiros são:

  • O controle da utilização do crédito: considerada a maior vantagem ao obter capital de terceiros, neste caso o credor não pode se envolver no negócio. Assim, a empresa tem controle total sobre como deseja gastar o dinheiro recebido pelo empréstimo; 
  • Previsibilidade: o devedor sabe exatamente a quantia que deve ser paga à instituição financeira, o que permite realizar um orçamento preciso. Assim, é só se organizar e fazer um planejamento dos gastos da empresa para não ter problemas com o fechamento do mês;
  • Obrigação única: a obrigação da empresa é quitar a dívida com os terceiros dentro do prazo. Posteriormente, termina o vínculo entre a empresa e o credor.

Desvantagens do Kd

Assim como todo tipo de empréstimo, a obtenção de créditos de terceiros também possui algumas desvantagens. Vale destacar:

  • O pagamento do empréstimo e dos juros: a maior desvantagem, certamente, é ter que devolver o dinheiro recebido. E se não for uma operação com juros antecipados, o devedor ainda deverá pagar o acréscimo dos juros.
  •  O dinheiro é para pagar devedores: deve-se sempre ter em mente que o dinheiro recebido deve ser retornado para a instituição, independentemente se a empresa obteve lucros ou está mais endividada. Assim, tem que haver planejamento e evitar novas dívidas.
  • Reputação: realizar empréstimos com frequência pode deixar a empresa com uma reputação ruim, pois empresas com grandes dívidas são classificadas como de alto risco pelos investidores. 

Kd, Ke e WACC

A composição dos recursos que financiam uma empresa obviamente não é feita somente com capital de terceiros. Existe, também, o capital líquido de uma empresa, chamado de Capital Próprio (Ke).

Esse capital próprio tem sua origem na própria atividade econômica da empresa e pode ser avaliado a partir dos lucros obtidos pela mesma. Eles são os recursos que provêm dos proprietários, sócios ou acionistas do negócio.

Ao se tratar de investimentos, é necessário saber tanto kd, custo de capital de terceiros, quanto o Ke, custo de capital próprio. Surge, então, o Custo Médio Ponderado do Capital (CMPC), também chamado de WACC (Weighted Average Capital Cost).

O WACC nada mais é do que a média ponderada entre o Kd e o Ke, ou seja, representa a composição dos recursos que financiam a empresa.

Ele é importante para analisar a viabilidade de um investimento e entender se é o momento certo, pois o resultado desse cálculo indica o nível de atratividade mínima de um investimento.

Portanto, de forma resumida, o investidor pode utilizar o WACC como um indicador simplificado para decidir se um investimento vale a pena ou não de acordo com o seu Perfil de investidor.