O que é Juros Nominais

Juros Nominais é a taxa de juros que as instituições declaram quando se contrata um ativo. Ela representa o percentual de rendimento bruto do investimento, sem descontar o impacto da inflação. 

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Por esta característica, os Juros Nominais não revelam verdadeiramente o quanto o dinheiro cresceu, ou seja, o quanto o patrimônio foi valorizado. Isto porque existe uma diferença entre o que é anunciado e a verdadeira rentabilidade. 

O que provoca a disparidade entre esses dois valores é o índice de inflação. Consequentemente, os investidores podem acabar se iludindo, visto que quanto maior for a taxa de juros apresentada, maior a percepção de lucro no investimento. 

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Como calcular os Juros Nominais 

Os Juros Nominais podem ser calculados através da soma do índice de inflação e da taxa de juros real. 

O índice de inflação pode ser encontrado através do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA), porém, a taxa de Juros Real é calculada a partir da taxa de Juros Nominais. Dessa forma, é mais difícil obter o seu valor sem a porcentagem dos juros nominais. 

Nesse sentido, a Taxa básica de juros (Selic) é muito utilizada como sendo a própria taxa de juros nominal, já que é o indicador econômico mais importante do país. O seu valor pode ser encontrado por meio de seus dados diários

Juros Nominais e Inflação

Inflação é o aumento contínuo de preços que os produtos de diversas categorias de bens e serviços, como alimentação, transporte, vestuário, habitação, etc, sofrem ao longo do tempo. 

No dia a dia, a consequência da inflação para o consumidor é a desvalorização do seu dinheiro. Ou seja, há uma perda do poder de compra, já que o dinheiro não acompanha a alta dos preços. 

Dito isto, os Juros Nominais tem relação direta com a inflação e é necessário atentar-se para esta variável na hora de realizar um investimento. 

Por exemplo, uma aplicação de R$ 10.000,00 com uma taxa de juros nominais de 8% ao ano, aparentemente, parece um bom negócio. Ao final do primeiro ano, o rendimento bruto seria de R$ 800,00. 

Contudo, ao considerar a inflação, existem três cenários possíveis e somente um deles, de fato, é favorável:

  • Primeiro caso: inflação = juros nominais. Se a inflação também estiver em 8%, o seu rendimento líquido será anulado, já que a inflação corroeu o seu poder de compra;
  • Segundo caso: inflação > juros nominais. Se inflação superar os juros nominais, ou seja, estiver maior do que 8%, é como se o investidor estivesse perdendo dinheiro, já que o montante final perdeu o seu valor;
  • Terceiro caso: inflação < juros nominais. Agora sim, este é o único cenário no qual há, verdadeiramente, rentabilidade. Com a inflação menor do os juros nominais, neste caso, abaixo dos 8%, é possível obter lucros com o investimento. 

Portanto, os Juros Nominais não podem ser considerados isoladamente, é necessário informar-se a respeito do índice de inflação. Só assim poderá saber aquilo que realmente confere rentabilidade ao investimento: o Juro Real. 

Juros Nominais e Juro Real

Como dito anteriormente, a taxa de juros nominais é a porcentagem que fica visível no momento do investimento. Ela é a soma do índice de inflação com a taxa de juro real. Assim, torna-se relevante apontar o que é e qual a importância do Juro Real.

O Juro Real é a taxa de juros que representa mais fielmente a rentabilidade de um investimento. Ele indica, na prática, aquilo que conferiu aumento à aplicação e o quanto ela foi valorizada.

Isso acontece porque este tipo de taxa de juros retira o impacto da inflação presente nos Juros Nominais e considera somente o rendimento líquido obtido.

Dessa forma, o Juro Real é extremamente importante para os investidores, pois lhes permite realizar um planejamento financeiro antes de agir, considerando tanto aquilo que lhe é apresentado – Juros Nominais -, quanto o que realmente lhe garantirá lucros – Juro Real.