O que é Juros Embutidos

Juros Embutidos é um acréscimo no valor final de uma compra feita a prazo, geralmente realizado de forma oculta, ou seja, sem deixar a informação explícita para o consumidor.  

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Esse tipo de taxa de juros busca recompensar o vendedor pelo prazo a mais que ele concede para o cliente efetuar o pagamento. A forma de retribuir o parcelamento da dívida seria, então, o aumento do lucro sobre a venda. 

Assim, dado que essa cobrança geralmente não é apresentada claramente como acréscimo de juros, o consumidor que realiza compras a prazo tem o seu planejamento financeiro afetado. E isso ocorre, muitas vezes, sem que o cliente perceba. 

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Para que serve os Juros Embutidos

Como apresentado, os Juros Embutidos tem como função primordial ressarcir o vendedor pelo tempo a mais que ele ficou sem receber o dinheiro referente ao produto vendido. 

Contudo, esse não é o único motivo para a aplicação desse tipo de juros. Alguns lojistas e administradores de cartões acrescentam alguns custos no valor final do produto sem que o cliente esteja ciente. 

Existem casos em que, mesmo com o valor do produto sendo igual para o pagamento à vista ou parcelado, ainda há juros embutidos. Por vezes, as lojas aumentam o preço para que não percam o valor dos juros das parcelas. 

Um outro exemplo recorrente diz respeito às administradoras de cartão, que recebem comissão pela venda do lojista e cobram um valor pela utilização da máquina do cartão. Consequentemente, esse é mais um motivo para aumentar o valor do produto. 

Dessa forma, o papel do consumidor que pretende evitar pagar os juros embutidos é negociar o valor do produto parcelado ou pedir desconto ao estabelecimento quando o pagamento for à vista. 

Como identificar os Juros Embutidos

No caso de algumas compras, principalmente realizadas pela internet, os Juros Embutidos podem ficar bem evidentes. A diferença entre o valor do pagamento à vista e o valor parcelado indica, de forma clara, que a taxa de juros foi acrescentada. 

Contudo, existem alguns casos, como já mencionado anteriormente, que não há diferença entre o valor à vista e a prazo. Nessas circunstâncias, torna-se mais difícil identificar qual a taxa de Juros Embutidos. 

O consumidor deve, principalmente nas compras feitas pessoalmente, pedir desconto no valor à vista. Caso haja essa possibilidade e o cliente consiga diminuir o valor do pagamento, fica evidente que o dinheiro descontado eram os Juros Embutidos.

Como calcular os Juros Embutidos

Antes de mais nada, para conseguir calcular o valor dos Juros Embutidos, é necessário ter a informação da diferença entre o preço de uma compra quando o pagamento é à vista e quando é a prazo.   

Por exemplo: em uma compra pela internet, o preço total à vista aparece como R$ 1.500,00. Contudo, logo abaixo, ao selecionar a opção de parcelamento em 10x, o consumidor se depara com o valor de R$ 1.650,00. 

Dessa forma, o cálculo seria o seguinte: 

  • Juros Embutidos = Valor a prazo – Valor à vista / Valor a prazo
  • Juros Embutidos = 1.650 – 1.500 / 1.650
  • Juros Embutidos = 150/ 1.650 = 0,09

A taxa de Juros Embutidos no parcelamento da compra seria de 9%

Quem utiliza os Juros Embutidos

Apesar dos Juros Embutidos serem associados com a compra de produtos no varejo, os lojistas não são os únicos que acrescentam essa taxa nos pagamentos. O governo brasileiro também utiliza desse mecanismo em algumas arrecadações de impostos. 

O IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) e o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), por exemplo, também possuem Juros Embutidos. Isto porque os dois possuem a opção de parcelamento. 

O objetivo do governo ao aplicar esses juros vai no mesmo sentido dos lojistas: receber uma recompensa pelo prazo a mais que ele concede para o cidadão efetuar o pagamento e incentivar o pagamento à vista.