O que é Juros Antecipados

Juros Antecipados é um tipo de taxa de juros cobrada no momento inicial da negociação. Ou seja, o devedor precisa pagar a taxa cobrada pela instituição financeira no momento imediato. 

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Também chamado de “descontos no ato”, esse tipo de juros não é tão comum de ser cobrado para o consumidor em geral, principalmente aqueles que realizam as compras no varejo. 

Contudo, a cobrança dos Juros Antecipados pode ocorrer em alguns empréstimos ou operações de antecipação, quando empresas do setor financeiro solicitam que o cliente adiante um parcelamento da dívida. 

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Como funciona os Juros Antecipados 

Embora não seja utilizado com tanta frequência por pessoas físicas, os Juros Antecipados possibilitam alguns benefícios para as empresas, o que vale a pena entender um pouco melhor.

A aplicação desse tipo de taxa de juros, como já revelado, é feita logo no início de uma operação financeira, mais precisamente no momento imediato da realização do empréstimo ou antecipação.

Esse recurso é utilizado principalmente por empresas que solicitam antecipação de crédito, quando a mesma realiza vendas a prazo junto ao seu consumidor final.

Dessa forma, a operação de antecipação pode ser útil para a empresa que tem um valor a receber. Isso porque, se ela esperar o consumidor terminar de pagar a dívida para receber o dinheiro, será necessário esperar alguns meses até o fim das parcelas.

Com a antecipação, há uma aceleração no recebimento das vendas. Assim, a pessoa ou empresa pode solicitar a antecipação do capital para instituições financeiras reconhecidas pelo Banco Central, momento no qual há a cobrança dos Juros Antecipados.

Essa operação é interessante tanto para os bancos, que recebem os juros pela antecipação, quanto para as empresas, que possuem urgência de ter o capital disponível e não terão que aguardar o cliente realizar o pagamento das parcelas.

Vale ressaltar, também, que sempre há o risco de inadimplência por parte dos clientes. Ou seja, a empresa pode levar um calote dos consumidores, caso estes não paguem a dívida.

Quando a empresa realiza a antecipação, o risco de crédito passa a ser da instituição financeira e a empresa ainda garante a liquidez de sua venda. Portanto, pode ser uma estratégia para aqueles que têm a necessidade de receber o dinheiro o quanto antes.  

Juros Antecipados e Juros Postecipados

Como já dito anteriormente, os Juros Antecipados não são tão comuns de serem aplicados para o consumidor em geral, que realizam compras no varejo. O tipo de taxa de juros mais comum nesses casos é o Juros Postecipados.

Os Juros Postecipados, ao contrário dos Juros Antecipados, é o tipo de taxa de juros cobrada ao final de cada parcelamento da dívida. Isso quer dizer que o consumidor não precisa pagar nada no momento imediato da compra.

Esse tipo de taxa de juros é muito recorrente durante o parcelamento de uma compra no varejo, visto que a maioria das empresas aplicam esse tipo de cobrança pelo prazo concedido para o cliente efetuar o pagamento.

Embora não seja uma regra, as lojas geralmente utilizam os Juros Postecipados como forma de recompensar o vendedor pelo prazo a mais que ele concedeu para o cliente efetuar o pagamento.

Isso porque o fluxo de caixa começa a ter saída apenas a partir do final do primeiro período. Ou seja, o vendedor vai começar a receber após os primeiros 30 dias e só terminará de receber ao final de todas as parcelas.

A forma de retribuir o parcelamento da dívida seria, então, o aumento do lucro sobre a venda. A cobrança do valor adicional compõe a parcela da dívida e o cliente deve pagar sempre a cada 30 dias, até o término das parcelas.