O economista Joseph Schumpeter foi o responsável por reformular toda a teoria do desenvolvimento econômico de sua época trazendo temas como inovação e empreendedorismo para o centro do debate. 

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Segundo ele, os empreendedores melhoram nossas vidas ao inovar e desenvolver novas indústrias ou melhorando bens e serviços existentes.

Considerado “pai do conceito de inovação”, Schumpeter nasceu no extinto Império Austro-húngaro, coincidentemente no mesmo ano da morte de Karl Marx e do nascimento de Jonh M. Keynes.

Com publicações intimamente ligadas à escola austríaca de economia, Joseph Schumpeter foi um dos principais economistas do século 20.

Antes dele, os estudiosos até tinham consciência da importância do progresso tecnológico, mas foi somente a partir de seus trabalhos que ele voltou a ser estudado como um elemento fundamental para o desenvolvimento de economias capitalistas.

Conheça mais da trajetória e contribuições de Joseph Schumpeter para os mercados mundiais.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Quem foi Joseph Schumpeter 

Joseph Schumpeter (1883 - 1950) foi um economista e cientista político austríaco.  

Considerado um dos mais importantes economistas da primeira metade do século XX e um dos primeiros a reconhecer as inovações tecnológicas como motores do desenvolvimento capitalista.

Schumpeter é mais conhecido por suas teorias sobre os ciclos de negócios e o desenvolvimento das economias capitalistas e por introduzir o conceito de empreendedorismo.

Vida e carreira

Joseph Alois Schumpeter nasceu em 8 de fevereiro de 1883 na cidade de Triesch, parte do Império Austro-Húngaro, onde atualmente é território da República Tcheca.

Em 1901, ingressou na faculdade de Direito da Universidade de Viena, na Áustria. 

Em 1907, casou-se com Gladys Ricarde Seaves.  No mesmo ano, o casal se mudou para Cairo, no Egito.

No país, Schumpeter advogou no Tribunal Misto Internacional do Egito e foi conselheiro de finanças de uma princesa local.

Em 1909, Joseph Schumpeter começou a carreira como professor ao lecionar antropologia na Universidade de Czernovitz (hoje na Ucrânia) e, em 1911, na Universidade de Graz, onde permaneceu até a Primeira Guerra Mundial.

Teve uma passagem pela administração pública ao assumir o posto de ministro das Finanças da República Austríaca, em 1919, mas permaneceu por poucos meses na função. 

Em seguida, assumiu a presidência de um banco privado, o Bidermann Bank de Viena, que faliu em 1924. 

Depois da passagem desastrosa pelo banco público e pelo setor privado, decidiu voltar a lecionar, desta vez na Universidade de Bonn, Alemanha, de 1925 a 1932. 

Com a ascensão do nazismo, deixou a Europa rumo aos Estados Unidos, onde assumiu o posto de professor na Universidade de Harvard, em 1932, onde permaneceu até o final de sua vida.

Embora não seja um economista matemático, Joseph Schumpeter foi um dos fundadores da Econometric Society, servindo como seu presidente durante 1940 a 1941. 

Ele é considerado um economista qualitativo, famoso por cunhar o termo “destruição criativa”, que forma a base da competição capitalista hoje.

Joseph Schumpeter morreu em 8 de janeiro de 1950, aos 66 anos, em Taconic, Connecticut, Estados Unidos.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

As contribuições de Joseph Schumpeter

Joseph Schumpeter fez muitas contribuições à ciência econômica que se estendem por vários temas, incluindo capitalismo, empreendedorismo e inovação.

Em seu livro Capitalismo, Socialismo e Democracia, ele descreve a teoria do crescimento econômico dinâmico conhecida como destruição criativa.

Segundo o autor, para que a economia saia de um estado de equilíbrio e entre numa disparada é preciso o surgimento de alguma inovação que altere as condições prévias.

Por exemplo, a criação de um novo bem no mercado, a descoberta de novo método de produção ou de comercialização de mercadorias.

Destruição criativa

O legado mais duradouro de Schumpeter veio do capítulo intitulado “O Processo de Destruição Criativa”.

Neste capítulo, Schumpeter ofereceu uma visão nova e única de como as economias crescem, desviando-se do equilíbrio que os mercados tendiam em sua época, até que as margens de lucro fossem eliminadas. 

Segundo ele, o progresso econômico não é gradual e pacífico, mas desarticulado, abrupto e às vezes desagradável. 

O economista usou o termo "destruição criativa" para descrever o desmantelamento de práticas antigas para dar lugar a novas tecnologias, novos tipos de produtos, novos métodos de produção e novos meios de distribuição.

Empreendedorismo

De acordo com Schumpeter, o empreendedor tem um papel chave no desenvolvimento econômico, pois perturba a ordem estabelecida para criar uma mudança dinâmica.

Acredita-se que Schumpeter seja o primeiro acadêmico a apresentar ao mundo o conceito, ou pelo menos, o significado econômico, de empreendedorismo

Para ele, esses indivíduos controlavam a economia porque são responsáveis ​​por fornecer inovação e mudança tecnológica.

Os empreendedores costumam ser a força por trás da destruição criativa.

Inovação

Schumpeter usou a palavra inovação para descrever uma série de novidades que potencialmente alteram as relações entre produtores e consumidores.

De acordo com o economista, para que uma inovação seja realizada, é necessário que três condições sejam cumpridas:

  • que, em determinado período, existam novas e mais vantajosas possibilidades do ponto de vista econômico privado, na indústria ou num ramo da indústria;
  • que haja acesso limitado a tais possibilidades, seja em razão das qualificações pessoais necessárias, seja por causa de circunstâncias exteriores;
  • que a situação econômica permita o cálculo de custos e um planejamento razoavelmente confiável, isto é, que haja uma situação de equilíbrio econômico.

Teoria do Desenvolvimento Econômico

A Teoria do Desenvolvimento Econômico de Schumpeter descreve como uma economia poderia deixar seu estado estacionário para crescer.

Dentro desse conceito, ele nos apresenta a sua figura central: o empresário inovador. 

O empreendedor é o responsável pela:

i) Introdução de um novo bem; 

ii) Introdução de um novo método de produção, baseado numa descoberta cientificamente inovadora; 

iii) Abertura de um novo mercado; 

iv) Conquista de uma nova fonte de matérias-primas;

v) Estabelecimento de um novo modo de organização de qualquer indústria.

E dessa forma, impulsionar as economias.

Exemplo de Teoria de Schumpeter

Estamos cercados pela destruição criativa, termo que Schumpeter cunhou para descrever o desmantelamento de práticas antigas para dar lugar a novas tecnologias, produtos, métodos de produção e meios de distribuição. 

Pense nas tecnologias ou serviços que você desfrutou décadas atrás e que hoje não existem mais ou foram completamente modificados. 

Por exemplo, os serviços de locação de filmes que nasceu com o VHS, depois o DVD e em seguida do Blu-ray e todos foram completamente substituídos pelos serviços de streaming. 

Não só isso, mas o advento da Internet tornou obsoletos muitos produtos, métodos de produção e meios de distribuição.

As empresas existentes tiveram que se adaptar rapidamente a um novo ambiente (ou falhar).

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Livros de Joseph Schumpeter

Joseph Schumpeter é autor de obras como:

Capitalismo, socialismo e democracia

Capitalism, Socialism and Democracy foi publicado pela primeira vez em 1942. Com versão em português, é o mais famoso livro do teórico austríaco.

Na obra, Schumpeter aborda três aspectos em particular: 

  • a sua visão romanceada da democracia; 
  • a sua análise herética do funcionamento da economia capitalista; 
  • e o seu argumento provocativo de que o capitalismo está destinado a desaparecer, não por causa do seu fracasso, mas por causa do seu sucesso.

Teoria do desenvolvimento econômico 

The Theory of Economic Development: An Inquiry Into Profits, Capital, Credit, Interest, and the Business Cycle, em tradução literal "A teoria do desenvolvimento econômico: uma investigação sobre lucros, capital, crédito, juros e o ciclo de negócios".

Publicado pela primeira vez em 1911 e sem versão em português, a obra aborda o aspecto de que a economia é um mecanismo natural de auto-regulação quando não perturbado por "intrometidos sociais e outros". 

História da análise econômica 

History of economic analysis, ou História da análise econômica, sem versão em português, foi o livro que Joseph Schumpeter estava trabalhando na época de sua morte, em 1950.

Publicado postumamente, em 1954, ele fornece a história completa da teoria econômica da Grécia Antiga até o final da Segunda Guerra Mundial.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.