Jeff Bezos, o homem mais rico do mundo, decolou nesta terça-feira (20), às 10h12 (horário de Brasília) para sua primeira viagem espacial a bordo do foguete New Shepard de sua empresa espacial Blue Origin.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Foram apenas 11 minutos, mas o voo até o espaço marcou a entrada da Blue Origin no mercado de voos espaciais privados, juntando-se à Virgin Galactic de Richard Branson e à SpaceX de Elon Musk.

“Este é um pequeno passo do que a Blue Origin vai fazer”, disse Bezos à CNBC, após pousar. 

“O que realmente estamos tentando fazer é construir veículos espaciais reutilizáveis. É a única maneira de construir uma estrada para o espaço, e precisamos construir uma estrada para o espaço para que nossos filhos possam construir o futuro. ”

Às 10h12 (do horário de Brasília), o foguete foi lançado. A cápsula se desacoplou a cerca de 75 quilômetros de altitude e continuou subindo até ultrapassar a Linha de Kármán, 100 quilômetros acima do nível do mar.

A partir dos oito minutos, a cápsula com os tripulantes voltou com paraquedas.

“Melhor dia de todos!” Bezos disse após o pouso.

Bezos é o único fundador de uma empresa aeroespacial a participar do primeiro voo tripulado de sua empresa

Embora a SpaceX e a Virgin Galactic tenham lançado astronautas antes, Bezos é o primeiro a se colocar no voo inaugural.

O bilionário de 57 anos esteve acompanhado de uma tripulação eclética, que não incluía astronautas profissionais. Aliás, este foi o primeiro voo civil sem piloto ao espaço.

O primeiro foguete New Shepard tripulado decolou do deserto do Texas levando também seu irmão,  Mark Bezos, e as pessoas mais velhas e mais jovens que já voaram no espaço.

A piloto Wally Funk, de 82 anos, e o holandês Oliver Daemen, de 18 anos, o mais novo e também a primeira pessoa que pagou por isso.

Daemen ocupou o assento fazia parte originalmente de um leilão público, mas o vencedor, uma pessoa anônima que fez um lance de US$ 28 milhões para voar com Bezos, não conseguiu chegar na data. 

O pai de Daemen, Joes, CEO de uma empresa de private equity na Holanda, também era um licitante, com Daemen programado para voar no segundo lançamento da tripulação da Blue Origin como passageiro pagante. 

Quando o licitante misterioso desistiu, a empresa moveu Daemen para o primeiro lançamento.

A data escolhida para o lançamento marca o histórico 52º aniversário do pouso da Apollo 11 na lua.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.