O que é IVV - Índice de Velocidade de Vendas

IVV - Índice de Velocidade de Vendas é um indicador utilizado para mensurar a velocidade que novos produtos ou empreendimentos imobiliários são adquiridos pelo mercado. Esse indicador é muito utilizado no mercado imobiliário.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

O IVV - Índice de Velocidade de Vendas é uma das formas de avaliar se uma empresa desse setor é boa ou não. Uma vez que um bom resultado desse índice significa que a empresa não tem dificuldades em relação a liquidez desses produtos.

O IVV pode ser um indicador muito útil para investidores interessados no mercado imobiliário, especialmente para aqueles que desejam investir em Fundos imobiliários pois é uma forma de analisar o quão aquecido está esse mercado.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Cálculo do IVV - Índice de Velocidade de Vendas 

Para calcular o IVV - Índice de Velocidade de Vendas são utilizadas quatro principais métricas, sendo elas?

  • Número de oportunidades
  • Tamanho do Ciclo de Vendas
  • Valor médio do contrato
  • Taxa de conversão das oportunidades

Com esses dados coletados, para se calcular o IVV - Índice de Velocidade de Vendas é só aplicar a fórmula abaixo

IVV = (Número de oportunidades x Valor médio do contrato x Taxa de conversão) / Ciclo de vendas

Com o IVV - Índice de Velocidade de Vendas também é possível comparar o resultado de dois vendedores. Por conta disso ele se torna uma boa ferramenta para os responsáveis por equipes de vendas, já que esse índice leva em conta até mesmo o valor médio do contrato.

Dessa forma, ao utilizar o valor médio de contrato e o tamanho do ciclo de vendas, o IVV - Índice de Velocidade de Vendas não dá um resultado tendencioso. Já que em uma análise rasa, o gestor pode cometer erros e beneficiar aqueles que vendem produtos mais caros.

Como exemplo podemos citar o caso de dois vendedores, Rodrigo e Arthur, o valor médio de contrato do Rodrigo é de R$100 mil, enquanto o de Arthur é de R$25 mil.

Supondo que o tamanho do ciclo de venda de Rodrigo seja 5 meses e o ciclo de venda de Arthur seja de 30 dias. Podemos afirmar que Arthur tem um desempenho melhor, pois, apesar do seu valor médio de contrato ser menor, seu ciclo de vendas acaba compensando esse valor.

Vantagens do IVV - Índice de Velocidade de Vendas

Ao utilizar qualquer índice em uma análise, é necessário entender a importância desse índice e também a metodologia utilizada para calcular esse dado. No caso do IVV, é preciso considerar o benefício real que a informação vai trazer para o gestor da empresa ou investidor.

Uma das principais vantagens do IVV - Índice de Velocidade de Vendas é justamente poder mensurar com certa precisão a receita futura desse negócio. Isso é fundamental para realizar um bom planejamento financeiro.

Além disso, com o uso do IVV - Índice de Velocidade de Vendas fica muito mais fácil comparar o desempenho dos colaboradores de uma empresa. Ou até mesmo o desempenho da empresa em si, o que acaba sendo muito interessante para investidores.

Ou seja, com o IVV - Índice de Velocidade de Vendas é possível mensurar o desempenho de uma empresa como a MRV que é uma das líderes do seu setor. E com isso comparar o resultado com o desempenho de suas concorrentes.

Isso pode ser fundamental, por exemplo, na hora de decidir em quais empresas investir, ou qual fundo de investimento tem o melhor desempenho

Já para os gestores acaba sendo uma forma de analisar quais colaboradores têm mais assertividade e são mais lucrativos, podendo criar alguma recompensa ou bonificação pelo bom trabalho prestado.