O Banco Central (BC) autorizou a alteração societária relacionada ao conglomerado bancário Itaú Unibanco (ITUB4) na XP Inc., empresa brasileira de gestão de investimentos. A decisão foi tomada no último dia 23, após análise concorrencial e prudencial.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Segundo o BC, de modo geral, a alteração aconteceu com a transferência das ações da XP Inc., de titularidade do Itaú Unibanco S/A, para a XPart, uma nova empresa do grupo Itaú, com sede nos Estados Unidos e não pertencente ao conglomerado bancário Itaú Unibanco

“A XPart, por sua vez, torna-se parte do acordo de acionistas com a XP, com os mesmos direitos e obrigações atribuídos até então ao Itaú Unibanco, de modo que o conglomerado bancário Itaú Unibanco deixa de participar da administração da XP”, diz a nota do Banco Central, distribuída, hoje (27), em Brasília.

Concorrência

Dessa forma, o Acordo em Controle de Concentração (ACC), celebrado entre o BC e as empresas controladas pelo Itaú Unibanco e pela XP Controle Participações, foi encerrado.

O ACC é um mecanismo utilizado para ajustar situações que poderiam afetar a concorrência no mercado.

Ainda de acordo com o BC, as análises não apresentaram riscos prudenciais ou concorrenciais para o Sistema Financeiro Nacional (SFN) nessa alteração organizacional. 

Melhores Negócios para Investir Hoje? Veja a Melhor Empresa para Receber Dividendos.

“Não obstante, é importante ressaltar que o Banco Central do Brasil permanecerá vigilante aos efeitos concorrenciais de movimentações societárias ocorridas nos mercados sob sua supervisão, podendo adotar medidas de ajuste que se façam necessárias à preservação da concorrência”, informa a nota.

O Banco Central ainda destaca que, por meio de acordos de cooperação com autoridades norte-americanas, tem plena condição de acompanhar fatos ocorridos naquele país que possam acarretar efeitos no SFN.

Melhores Negócios para Investir Hoje? Veja a Melhor Empresa para Receber Dividendos.

Resultado da Itaú Unibanco no Primeiro Trimestre de 2021

O resultado do Itaú Unibanco (ITUB4) no primeiro trimestre de 2020 (1t21), divulgado no dia 03 de maio, registrou um lucro líquido recorrente de R$ 6,4 bilhões no 1T21, apresentando crescimento de 63,5% na comparação com o 1T20.

O retorno recorrente sobre o patrimônio líquido médio consolidado do Banco Itaú totalizou 18,5% no 1T21, apresentando crescimento de 5,7 pontos percentuais na comparação com o 1T20.

O Índice de Basiléia do Banco Itaú em dezembro de 2020, totalizou 14,5%, permanecendo estável na comparação com dezembro de 2020.

As ações do Itaú (ITUB4) acumulam alta de 2,49% na bolsa de valores nos últimos 7 dias e alta de 13,51% nos últimos 12 meses.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Fonte: Agência Brasil.