Na guerra cada dia mais acirrada para manter e conquistar clientes, o Itaú Unibanco (ITUB4) está adotando mais uma arma. Em parceria com a ConectCar, empresa da qual detém metade do capital, o banco anunciou o lançamento da Tag Itaú.

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O adesivo, que permite passagem automática por todos os pedágios e mais de mil estacionamentos do País, será oferecido sem mensalidade a seus cerca de 60 milhões de clientes - e também para quem quiser vir a ter relacionamento com o banco.

A oferta vai começar pelos clientes de cartão de crédito da instituição e, até o fim do ano, estará disponível a todos, inclusive os da operação digital Iti.

A isenção em serviços do gênero, para parte ou a totalidade dos clientes, já vinha sendo uma estratégia usada pelo Itaú, assim como por alguns de seus concorrentes, como o Bradesco (BBDC4), o C6 Bank e o Inter (BIDI11), que trabalham ao lado de outros parceiros de tecnologia, como a Veloe e a Greenpass.

Para o sócio-diretor da área industrial da consultoria Roland Berger Brasil, Marcus Ayres, trata-se de uma área que o setor financeiro deverá disputar com cada vez mais afinco, uma vez que pedágios e estacionamentos são apenas a "ponta do iceberg" em relação ao que é possível cobrar por meio de uma tag.

Ayres lembra que a Sem Parar, líder do segmento, já firmou até parcerias com o McDonald's para uso de seu serviço em drive-thru. 

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Modelo de Negócio 

Para o Itaú, é uma mudança na forma de encarar o próprio serviço ConectCar, que passa a ser menos independente e mais uma ferramenta para agradar ao cliente do banco.

"É uma forma diferente de encarar esse investimento que fizemos há anos na ConectCar", admitiu ontem o diretor e membro do comitê executivo do Itaú Unibanco, Alexandre Zancani.

Agora, em vez de trazer faturamento com a venda dos adesivos magnéticos que permitem o pagamento automático de pedágios e de estacionamentos, o Tag Itaú vai contribuir com a retenção de clientes e com a geração de mais engajamento.

"É uma mudança no modelo de negócios para o Itaú", afirmou Zancani, que espera ver o banco passar a ganhar "com a maior vinculação e venda de outros produtos".

Com isso, a maior parte da remuneração do serviço de "tag" passará a vir do banco, e não mais dos clientes finais.

"A ConectCar passa a ter custo de aquisição de clientes praticamente zerado, e é remunerado pelo Itaú", disse o presidente da empresa, Felix Cardamone.

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Segundo ele, os investimentos que capacitavam a companhia a ganhar escala já foram feitos, e o novo modelo, que vai expandir sua base exponencialmente, só acelerará o retorno.

Segundo Ayres, da Roland Berger, à medida que o serviço de tags de pagamento se popularizou, a "barreira de entrada" de novos concorrentes no setor diminuiu.

Desta forma, hoje há desde serviços que têm os pedágios e estacionamentos como negócio central (como a Sem Parar), empresas que têm bancos como sócios (caso da Veloe e da ConectCar) e também startups prontas para oferecer toda a operação tecnológica da oferta para terceiros (Greenpass). 

Mudança Societária 

A Conect Car seguirá oferecendo seus pacotes de serviços àqueles que não têm relacionamento com o Itaú Unibanco, mas, antes de rever seu modelo de negócios com o sócio e lançar a Tag Itaú, fez um rearranjo societário.

No lugar do grupo Ultra (UGPA3), que detinha a outra metade do capital, entrou a Porto Seguro (PSSA3).

A operação ainda aguarda a aprovação de autoridades e, segundo Cardamone, uma vez aprovada a substituição no capital, espera-se que a Porto, que é líder no segmento de seguro auto, lance também facilidades para seus clientes com a tag.

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Resultado da Itaú Unibanco no Segundo Trimestre de 2021

O resultado do Itaú Unibanco (ITUB4) no segundo trimestre de 2020 (2t21), divulgado no dia 02 de agosto, registrou um lucro líquido recorrente de R$ 6,5 bilhões no 2T21, apresentando crescimento de 55,6% na comparação com o 2T20.

O retorno recorrente sobre o patrimônio líquido médio totalizou 18,9% no 2T21, apresentando crescimento de 5,4 pontos percentuais na comparação com o 2T20. 

O Índice de Basiléia é um importante indicador utilizado para medir a solvência das instituições financeiras, que na prática indica o risco de você investir no banco.

As ações do Itaú (ITUB4) acumulam alta de 0,26% na bolsa de valores nos últimos 7 dias e alta de 29,26% nos últimos 12 meses.

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Fonte: Estadâo Conteúdo.