ETF iShares MSCI Brazil (EWZ) Desaba 7,84% na bolsa americana e mercado prevê forte queda nesta sexta-feira (12) no Ibovespa.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Com o feriado de Corpus Christi, a bolsa de valores brasileira (B3) não abriu nesta quinta-feira (11), porém houve forte queda das ações brasileiras no mercado americano, prevendo uma sexta-feira negra no Brasil.

O índice de ADRs (American Depositary Receipts) Brazil Titans 20, que engloba os principais ativos brasileiros negociados em Wall Street, fechou em queda de 8,71%, a 14.384 pontos.

As ações com maior participação no índice (mais de 40% da carteira) tiveram quedas superiores a 7%:

Outro fator que deve empurrar para baixo as cotações da Petrobras (PETR4), Enauta (ENAT3) e Petrorio (PRIO3) é a queda dos preços do petróleo.

O barril tipo WTI da commodity fechou em queda -8,69% a US$ 36,16.

ETF iShares MSCI Brasil (EWZ) Fecha em Queda de -7,84%

Já o ETF EWZ iShares MSCI Brazil (EWZ), que replica o Ibovespa em dólar, também apresentou forte queda, fechando com oscilação de -7,84%,

O EWZ – iShares MSCI Brazil é o ETF (Exchange-Traded Fund) mais líquido do mundo que representa as ações brasileiras negociado no mercado americano, por isso é conhecido como “Ibovespa Dolarizado”.

Este fundo investe nas ADRs (American Depositary Receipt) das empresas de maior peso no Ibovespa, com o objetivo de replicar o desempenho do principal índice da bolsa de valores brasileira (B3).

Pode-se dizer que, quando o Ibovespa sobe, o EWZ tende a valorizar com a mesma intensidade, e quando o Ibovespa cai, o EWZ se desvaloriza na mesma proporção.

Como o EWZ representa o Ibovespa em dólar, a variação da moeda americana influencia na cotação do ETF.

Se o dólar fecha em alta acaba pressionando a cotação do EWZ para baixo.

Agora se o dólar fechar em queda pressiona a cotação do EWZ para cima.

Na prática a variação percentual do EWZ nem sempre é a mesma do Ibovespa, já que a cotação se ajusta à variação do dólar.

“Considerando que o dólar fechou em alta de 1,04%, provavelmente não teremos Circuit Breaker na sexta, mas tudo indica que o mercado abrirá em forte queda na sexta.“

Analisar o desempenho do ETF EWZ é interessante quando a B3 está fechada com os feriados na bolsa de valores, já que revela indícios da abertura do Ibovespa no pregão seguinte.

Viver de Renda do Mercado Financeiro? Veja a Melhor Ação para Receber Dividendos.

Índice do Medo (VIX) Salta 47,95% com Sell-Off Global

O Índice VIX, que mede a tensão no mercado acionário dos EUA disparou 47,95% com o aumento à aversão a risco por parte dos investidores.

Gráfico do índice VIX nos últimos 12 meses.

A volatilidade é um dos principais aspectos analisados pelos investidores antes de comprar ou vender ativos na bolsa de valores, afinal está ligado diretamente ao risco.

O índice VIX é uma das formas de avaliar como estão os ânimos dos investidores e ajuda na hora de decidir sobre um investimento.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.