O que é ISE - Índice de Sustentabilidade Empresarial

ISE - Índice de Sustentabilidade Empresarial é uma ferramenta para análise comparativa da performance das empresas listadas na B3 que leva em conta a sustentabilidade corporativa, baseada em eficiência econômica, equilíbrio ambiental, justiça social e governança corporativa.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

O ISE - Índice de Sustentabilidade Empresarial teve início em 2005 e foi considerado uma iniciativa pioneira, principalmente por aliar o desenvolvimento econômico e produtivo com questões sociais e também ambientais.

Todo ano é lançada uma carteira com diversas empresas que compõem o ISE - Índice de Sustentabilidade Empresarial. Todas essas empresas entendem que a melhor forma para se desenvolver e passar por momentos de crise é ter um modelo de empreendimento sustentável.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Benefícios do ISE - Índice de Sustentabilidade Empresarial

Existem diversas vantagens e benefícios que as empresas conquistam ao integrar o ISE - Índice de Sustentabilidade Empresarial. A cada ano, mais empresas adotam esse modelo de gestão que inclui mais responsabilidade socioambiental. 

Entre os benefícios, está o fato de que empresas ligadas ao ISE - Índice de Sustentabilidade Empresarial atrai a atenção de grandes investidores institucionais. Os Fundos de Investimento por exemplo se sentem mais seguros ao adquirir ações dessas empresas.

Isso ocorre pois estar na carteira ISE significa que aquela empresa tem uma boa gestão, evitando muitos problemas administrativos. Uma vez que a B3 se esforça para selecionar as melhores empresas para compor essa carteira.

Além disso, empresas que integram o índice de sustentabilidade empresarial tem uma performance superior a outras empresas listadas na bolsa de valores. Isso é fruto do seu comprometimento com o desenvolvimento e sustentabilidade da empresa.

Entre as empresas que já fizeram parte do ISE - Índice de Sustentabilidade Empresarial, é possível citar:

  • Banco do Brasil
  • Suzano
  • Engie 
  • Fleury
  • CPFL 
  • Cosan

Essas são apenas algumas das empresas que foram consideradas aptas a integrar esse índice, desde o lançamento desta carteira, ela obteve um retorno de +294,73%. Ou seja, ela obteve um resultado superior ao índice Ibovespa que no mesmo período performou cerca de 245,06%.

Isso mostra que é possível unir bons rendimentos no mercado financeiro e responsabilidade perante o meio ambiente e a sociedade.

Além disso, com o passar dos anos, os consumidores e até mesmo os investidores passaram a ser mais críticos quando o assunto é meio ambiente e impactos sociais causados por empresas. Dessa forma, empresas que se mostram preocupadas com essas questões tem muita vantagem.

Ou seja, ao integrar o índice ISE - Índice de Sustentabilidade Empresarial, tanto os investidores quanto os consumidores dessa empresa vão ter certeza que aquela empresa se preocupa com questões que vão além do lucro e receita.

Isso acaba sendo muito positivo para a empresa, pois além de atrair e melhorar sua relação com investidores, também se destaca perante seus concorrentes. Dessa forma, os consumidores passam a ter preferência por produtos e serviços dessas empresas, impactando em seu lucro.

ISE - Índice de Sustentabilidade Empresarial e Investimentos

O investidor pode tirar muito proveito do índice ISE, impactando diretamente no sucesso dos seus investimentos e em sua rentabilidade. Portanto, esse investidor pode estar sempre atento a quais empresas fazem parte desse índice.

Como apontado anteriormente, empresas com um modelo de negócio mais sustentável e com mais responsabilidade social, acabam se sobressaindo perante suas concorrentes. Dessa forma o investidor pode analisar se é interessante investir em algumas empresas que compõem o ISE.

Isso garante que além de obter bons rendimentos, o investidor opta por se tornar sócio de empresas que se preocupam com o meio ambiente, uma pauta importantíssima nos dias de hoje. 

E também passa a investir em empresas que não focam apenas em ter altos lucros, mas sim em empresas que sabem da sua responsabilidade social em relação à população.