GLOSSARIO
IRPJ - Imposto de Renda para Pessoas Jurídicas
O que é IRPJ - Imposto de Renda para Pessoas Jurídicas. Entenda melhor o conceito de IRPJ e descubra sua importância!
O que é IRPJ - Imposto de Renda para Pessoas Jurídicas
IRPJ - Imposto de Renda para Pessoas Jurídicas é um imposto cobrado de todas as empresas com CNPJ ativos no país. Portanto, é uma importante fonte de arrecadação para o governo, portanto, contribui para a saúde fiscal da União.
→ Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.
Esse imposto está previsto no Art. 153 da Constituição Federal, que determina que o governo pode instituir tributos sobre “renda e proventos de qualquer natureza”. E possui algumas diferenças em relação ao imposto de renda cobrado de pessoa física.
É muito importante que as empresas se atentem ao pagamento e declaração de seus impostos, pois em caso de irregularidade, a empresa pode sofrer diversas medidas administrativas. Portanto, ao se atentar a esses pontos, a empresa evita qualquer problema de natureza fiscal.
→ Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.
Características do IRPJ - Imposto de Renda para Pessoas Jurídicas
O IRPJ - Imposto de Renda para Pessoas Jurídicas, se diferencia do imposto que é cobrado de pessoa física. Uma das diferenças está no na data de entrega e apuração deste imposto, uma vez que para pessoa física, o recolhimento é feito normalmente até o final de abril anualmente.
Já no caso da pessoa jurídica, existem diversos modelos de apuração e consequentemente diversas datas de entrega possíveis. Portanto, é necessário se atentar a quais modelos e datas a pessoa jurídica deve seguir.
É necessário pontuar que são obrigados a pagar o IRPJ - Imposto de Renda para Pessoas Jurídicas aquelas::
- Pessoas jurídicas de direito privado domiciliadas no Brasil, sejam quais forem seus fins, nacionalidade ou participantes no capital
- Filiais, sucursais, agências ou representações no País das pessoas jurídicas com sede no exterior
- Comitentes domiciliados no exterior, quanto aos resultados das operações realizadas por seus mandatários ou comissários no Brasil.
- Empresários individuais constituídos pelo Código Civil
- Pessoas físicas que, em nome individual, explorem, habitual e profissionalmente, qualquer atividade econômica de natureza civil ou comercial com o fim especulativo de lucro, mediante venda a terceiros de bens ou serviços
- Pessoas físicas que promovem a incorporação de prédios em condomínio ou loteamento de terrenos.
Em relação ao valor que é cobrado, existe uma alíquota fixa de 15% sobre o lucro apurado, com adicional de 10% sobre a parcela do lucro que exceder R$20 mil ao mês. Portanto, o IRPJ é um imposto que impacta consideravelmente a receita final dessas empresas ou pessoa jurídica.
Porém existem algumas categorias ou tipos de empresas que são isentas do pagamento do IRPJ - Imposto de Renda para Pessoas Jurídicas. Sendo elas:
- Médico, engenheiro, advogado, dentista, veterinário, professor, economista, contador, jornalista, pintor, escritor e escultor
- Profissão, ocupação e prestação de serviços não comerciais
- Agente, representante e outras pessoas sem vínculo empregatício que, tomando parte em atos de comércio, não os pratiquem, todavia, por conta própria;
- Serventuário da justiça, como tabelião, notário, oficial público e outros
- Corretor, leiloeiro e despachante, seus prepostos ou adjuntos
Portanto é fundamental que toda pessoa jurídica ou empresa tenha conhecimento sobre esse imposto. Também é possível contratar um profissional, que vai acompanhar todos esses processos, facilitando a parte de pagamento e declaração de impostos.
Imposto de Renda e Investimentos
O imposto de renda também é presente na vida da pessoa física. Sendo que é necessário realizar a declaração anualmente, para aferir os ganhos e também os tributos pagos.
No caso do investidor ele deve declarar todas as Ações e outros investimentos, além de pagar o imposto via DARF que incide sobre o seu lucro. Isso garante que ele não vai ter problemas com a Receita Federal.
Portanto, o investidor deve sempre seguir rigorosamente os processos que envolvem o pagamento e declaração de impostos. Caso necessário, ele pode procurar a ajuda de um profissional para auxiliar nesse momento.
O QUE LER AGORA...
- Renda Variável
Fundos Imobiliários (FIIS) Mais Baratos da Bolsa em Novembro 2023
- Notícias
CSN (CSNA3) Realiza Pagamento de R$ 985 Milhões em Dividendos Hoje
- Notícias
IGP-M Registra Aceleração de 0,59% em Novembro, Ficando Abaixo das Expectativas
- Notícias
O Que a Morte de Charlie Munger Significa a Berkshire Hathaway